Receita Baden Gold

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
750g pilsen
750g trigo
500g carapils
Rampas: 45 graus por 10min, 52,5 graus por 10min, 67 graus por 75 min e 76 graus por 10 min.
12g lúpulo mittelfrueh 60min
2 palitos canela na fervura 5min
200ml Calda morango e amora 5min
1pk WB 06 10 dias a 18 graus
+200ml calda morango e amora no cold por 10 dias a 0,5 graus

Pretendo engarrafar com uns 4ml de caramelo de açúcar
O que vai ser essa calda? Pegar as frutas frescas e bater no liquidificador e reduzir? Ou vai usar polpa congelada?
 
Pretendo fazer a calda fervendo as frutas na penela por uns 10 ou 15 min até engrossar. Depois coar e jogar na fervura. No caso da segunda calda, vou fazer o mesmo e esfriar até a temperatura da cerveja pra depois jogar.
Minha intenção de fazer isso é pra dar um aroma quando jogar na fervura e dar o sabor quando jogar na fermentação, já que a jogada na fervura deve tirar todo o gosto da frutose por causa das leveduras.
Devo fazer na semana que vem e comprei insumos para 2 receitas de 10L pra ajustar algumas coisas se der off-flavor.
 
Pretendo fazer a calda fervendo as frutas na penela por uns 10 ou 15 min até engrossar. Depois coar e jogar na fervura. No caso da segunda calda, vou fazer o mesmo e esfriar até a temperatura da cerveja pra depois jogar.
Minha intenção de fazer isso é pra dar um aroma quando jogar na fervura e dar o sabor quando jogar na fermentação, já que a jogada na fervura deve tirar todo o gosto da frutose por causa das leveduras.
Devo fazer na semana que vem e comprei insumos para 2 receitas de 10L pra ajustar algumas coisas se der off-flavor.
Bacana! Se quiser postar updates, estarei acompanhando!
 
750g pilsen
750g trigo
500g carapils
Rampas: 45 graus por 10min, 52,5 graus por 10min, 67 graus por 75 min e 76 graus por 10 min.
12g lúpulo mittelfrueh 60min
2 palitos canela na fervura 5min
200ml Calda morango e amora 5min
1pk WB 06 10 dias a 18 graus
+200ml calda morango e amora no cold por 10 dias a 0,5 graus

Pretendo engarrafar com uns 4ml de caramelo de açúcar
Eu eliminaria os patamares de 45 e 52,5, no caso do trigo ser maltado.
 
O trigo é o claro mesmo. Pensei nessas etapas pra liberar o ácido ferúlico e trazer um cravo. Caso não ficar bom, dou uns ajustes na segunda receita.
Valeu mestre!
 
Passando aqui pra atualizar a minha experiência. Ontem medi minha FG e ficou assim:
OG: 1040
FG: 1009
ABV: 4,1%

A Baden fala de 4,5%, então acho que cheguei bem perto pois estou utilizando o Biab para 10L rsrs.
Acham que devo mudar os maltes?
Tipo aumentar o trigo ou acrescentar cevada em flocos?
Outra coisa, a cor do mosto tá numa cor mais ou menos com 13 SRM porque além da calda das frutas, acho que exagerei um pouco no carapills também, pois extrapolei os 20% kkk
Queria algumas sugestões.

Abc
 
Fala pessoal! Beleza?
Hoje abri a primeira garrafa. Não sou muito experiente com degustação, mas vou dar minha ideia: Tem um aroma e sabor frutado (provavelmente foi a levedura), encorpada, leve amargor, boa carbonatação, refrescante, senti pouco (ou quase nada) o sabor e aroma de canela, a coloração passou um pouco do que planejei.
Gostei muito. Mas não era o que eu esperava. Talvez deveria aumentar a calda e canela em pau ou chá, mas queria muito saber as sugestões de vocês! 🙏🏼🙏🏼
 

Attachments

  • 9C6BECE7-8717-41AA-964D-BC50A75FB53B.jpeg
    9C6BECE7-8717-41AA-964D-BC50A75FB53B.jpeg
    28.7 KB · Views: 18
Bom dia, boa tarde, boa noite, nobres companheiros.

Estou pensando em brassar uma cerveja amanhã. Vinte e oito litros apenas, vai ser minha primeira experiência com frutas.

Estou colocando:

1,90 de trigo malteado
4,3 de malte pilsen
25 gramas de cascade a 60 minutos (13 IBU)
10 gramas de canela a 15 minutos (Uso em uma pumpkin ale e gosto do resultado)

Frutas:

Amora 900 gramas
Morango 1350
Framboesa 750 gramas

Provavelmente irei colocar nos cinco últimos dias de fermentação.

Levedura, estava programando usar uma M21. Porém o brewshop me enviou uma M44. Já estou com o malte moído e se pedisse uma nova levedura levaria pelo menos 5 dias para chegar... Estou chateado pela levedura...

Qual a opinião de vocês sobre essa breja ?
 
Bom dia, boa tarde, boa noite, nobres companheiros.

Estou pensando em brassar uma cerveja amanhã. Vinte e oito litros apenas, vai ser minha primeira experiência com frutas.

Estou colocando:

1,90 de trigo malteado
4,3 de malte pilsen
25 gramas de cascade a 60 minutos (13 IBU)
10 gramas de canela a 15 minutos (Uso em uma pumpkin ale e gosto do resultado)

Frutas:

Amora 900 gramas
Morango 1350
Framboesa 750 gramas

Provavelmente irei colocar nos cinco últimos dias de fermentação.

Levedura, estava programando usar uma M21. Porém o brewshop me enviou uma M44. Já estou com o malte moído e se pedisse uma nova levedura levaria pelo menos 5 dias para chegar... Estou chateado pela levedura...

Qual a opinião de vocês sobre essa breja ?
Sinceramente, se vc quer uma cerveja parecida com a Baden Baden, nao use fermento Weiss ou Wit, eles não usam. Uma levedura neutra seria melhor, até para nao mascarar os aromas da canela e das frutas vermelhas...
 
Bom dia, boa tarde, boa noite!

Segue as consequências da 49ª brassagem. Pessoal, a Canela estava bem presente até inocular as frutas. Depois sumiu. Pretendo testar com essência de Canela agora.

A receita ficou algo muito longe da Baden, porém, ficou sensacional. Tá entre as minhas top 5.

Segue a foto:
 

Attachments

  • 20220102_184335-01.jpeg
    20220102_184335-01.jpeg
    33.8 KB · Views: 16
Não é muita fruta não para esse estilo?

Desculpe pela demora. Mas te sendo bem sincero: Para chegar em algo próximo à baden wu não usaria frutas. Procuraria usar extratos de frutas. Com a minha base de grãos eu cheguei muito perto da cor da baden, estava linda! A Canela também estava bem legal. Porém as frutas modificaram a cerveja... ficou sensacional. Mas, acredito que não conseguiremos algo próximo a cerveja original utilizando frutas. Além do mais as frutas encarecem muito o custo da cerveja. Mas valeu a experiência.
 
Bom dia, boa tarde, boa noite, nobres companheiros.

Estou pensando em brassar uma cerveja amanhã. Vinte e oito litros apenas, vai ser minha primeira experiência com frutas.

Estou colocando:

1,90 de trigo malteado
4,3 de malte pilsen
25 gramas de cascade a 60 minutos (13 IBU)
10 gramas de canela a 15 minutos (Uso em uma pumpkin ale e gosto do resultado)

Frutas:

Amora 900 gramas
Morango 1350
Framboesa 750 gramas

Provavelmente irei colocar nos cinco últimos dias de fermentação.

Levedura, estava programando usar uma M21. Porém o brewshop me enviou uma M44. Já estou com o malte moído e se pedisse uma nova levedura levaria pelo menos 5 dias para chegar... Estou chateado pela levedura...

Qual a opinião de vocês sobre essa breja ?
confrade poderia detalhar a receita com as rampas , fermentação e tempo/forma de adição das frutas .....
valeeeeeu
 
Back
Top