Receita - APA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

italobrito

Member
Joined
Aug 31, 2016
Messages
10
Reaction score
1
Boa tarde, Galera!

Estou na minha 5° brassagem. Iniciei com uma receita e aos poucos fui fazendo algumas adaptações. Gostaria de saber a opinião de vocês. Segue a receita:

16 litros brassagem + 18l para lavagem

68° - Rampa unica por 60 minutos
Receita para 20l
2kg de malte Pilsen
2kg de malte Pale ale
750g malte vienna
500g malte carared
250g malte melano

Lúpulo:
12g NUGGET (15%) - FIRST WORT HOPPING
5g NUGGET - 30 MIN
10G CASCADE (7,1) - 10 MIN
10G CASCADE - 0 MIN

LEVEDURA US 05
IBU: 33,7
OG: 1052 FG:1014

Desde já agradeço !!
 
Eu aumentaria as quantidades de lúpulo aos 10 e 0 minutos. Fiz uma leva de APA tbm, onde usei 1g/l aos 15 e aos 0 minutos (cascade tb). Achei legal, mas ficou suave pro meu gosto. pretendo aumentar para as próximas


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
trocaria o cascade ou adicionaria mais outros lúpulos no final, um Citra ou Amarillo (meu preferido até agora). Acredito que mais uns 20 a 30g de lúpulo fariam bem a receita.

Usei a pouco 30g de cascade em uma APA (adições em 15 e 5 min) e tive depois partir para um dry hopping para consegir mais aroma.

Também usaria uma temperatura mais baixa, de 63 a 65% para menos corpo e mais álcool.
 
Segurei mais durante a brassagem pois estou usando bastante lúpulo no Dry Hopping (4g/l). Dois pacotinhos de fermento não é muito ?
 
Tomei uma ipa de um amigo recentemente. Estava com bastante cheiro de maracujá, achei muito interessante. Ele me relatou ter usado citra, vou começar a utilizar agora tbm!
 
Segurei mais durante a brassagem pois estou usando bastante lúpulo no Dry Hopping (4g/l). Dois pacotinhos de fermento não é muito ?

Pelo que os fabricantes dizem, sim é muito.

Pelo que a prática e o que o @Guenther (e toda a sua base de conhecimento preconiza) é o ideal.

Sugestão ? Use os dois pacotes que não tem erro.

Comecei com 1 pacote para 20l e depois de ler muita coisa aqui fórum passei a usar um pitch rate maior (2 pacotes).

As vezes 1 pacote e mais a lama da leva anterior.
 
Pelo que os fabricantes dizem, sim é muito.

Pelo que a prática e o que o @Guenther (e toda a sua base de conhecimento preconiza) é o ideal.

Sugestão ? Use os dois pacotes que não tem erro.

Comecei com 1 pacote para 20l e depois de ler muita coisa aqui fórum passei a usar um pitch rate maior (2 pacotes).

As vezes 1 pacote e mais a lama da leva anterior.
A grande questão é o que a literatura diz.... e a literatura além de recomendar mais, diz que, se for pra errar, erre pra cima, pois usar a mais dificilmente causa problema, e usar menos frequentemente gera problemas.
 
A grande questão é o que a literatura diz.... e a literatura além de recomendar mais, diz que, se for pra errar, erre pra cima, pois usar a mais dificilmente causa problema, e usar menos frequentemente gera problemas.

Tudo isso mesmo hidratando? Tenho estudado muito sobre isso, na minha próxima brassagem quero hidratar a levedura. Muito obrigado pelas observações.
 
Tudo isso mesmo hidratando? Tenho estudado muito sobre isso, na minha próxima brassagem quero hidratar a levedura. Muito obrigado pelas observações.

Sempre hidrato.

Terás mais viabilidade das células. As células das leveduras estão desidratadas no pacote, e para "voltar a vida" precisam se reidratar. A reidratação direto no mosto coloca elas em uma solução mais concentrada o que afeta em muito a parede celular.

há estudos que mostram que a temperatura da água entre 33 e 35ºC alcança uma viabilidade acima de 90 %.
 
Tudo isso mesmo hidratando? Tenho estudado muito sobre isso, na minha próxima brassagem quero hidratar a levedura. Muito obrigado pelas observações.
Hidratar não é pra você ganhar algo a mais....... é pra vc não jogar metade do fermento no lixo. :)

Abraço,
 
Sempre hidrato.

Terás mais viabilidade das células. As células das leveduras estão desidratadas no pacote, e para "voltar a vida" precisam se reidratar. A reidratação direto no mosto coloca elas em uma solução mais concentrada o que afeta em muito a parede celular.

há estudos que mostram que a temperatura da água entre 33 e 35ºC alcança uma viabilidade acima de 90 %.

Muito obrigado pelo retorno !
 
Muito obrigado pelo retorno !

Completando:

Ferva a água, deixe esfriar em um recipiente tampado (papel alumínio é o mais simples) até atingir 35ºC. Coloque o fermento e dê uma leve agitada e deixe descansar por um bom tempo (tampado).

Depois é só inocular no mosto resfriado.
 
Back
Top