[receita] american pale ale - apa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gabrielcalo

Well-Known Member
Joined
Jun 25, 2014
Messages
631
Reaction score
128
Fala pessoal,

Minha próxima brassagem vai ser uma APA, e devido a algumas limitações de insumos, adaptei à seguinte receita e gostaria de saber opiniões.

Leva de 20L

Maltes

4,5 Kg – malte pilsen (90%)
250g – Carared (5%)
250g – Melanoidina. (5%)

Lúpulos

60 min – 30g Hallertau Magnum;
55 min – 10g Hallertau Magnum;
0 min – 60g Hallertau Tradition;

Dry Hop escolhido:
13 dias - 40g Hallertau Tradition


Mash de 60 min a 68˚C. Mash out a 76˚C.


Pacote de Levedura Nottigham Ale - seca.

Fermentação primária a 19°C, aumentar para 22°C na secundária, e durante o dry-hop tentar manter uma temperatura de 18°C.

O que acham?
 
A receita está ótima, mas já que não vai utilizar lúpulos americanos, porque não chama simplesmente de Pale Ale?

Eu também dividiria esses lúpulos. Coloca o de amargor aos 60' e depois dividiria o de aroma/sabor aos 20' e aos 5'.
 
A receita tá bem legal, só não entendi o porque de adicionar lúpulo as 55 minutos e depois só com o fogo desligado.

Como o alemonez sugeriu, eu colocaria mais pro final da fervura, com adições aos 60, 20, 7 e 0, ou qualquer coisa parecida com isso.

Será que 13 dias de Dry Hopping não é tempo demais? E acho que tu pode manter a temperatura em 22 graus pro dry hopping, não faz muito sentido voltar pra 18.

Quanto ao nome, ao invés de APA, eu chamaria de HaPA: Hallertau Pale Ale, hahaha, até porque de americana não tem nada essa receita, mas tenho certeza que ficará muito boa.

Ainda sobre adições de lúpulo, na próxima IPA que eu fizer, eu vou pular a adição de amargor aos 60 minutos. Ao invés disso, vou adicionar uma quantidade maior aos 30 minutos, dessa forma, terei um amargor legal e mais sabor e aroma do lúpulo. Li uns relatos legais sobre essa técnica. Dependendo como for, tu poderia tentar.

Abraços!
 
Então,

Como informei, estou sem opções de insumos, só tenho esses lúpulos. Mas procurei fazer uma receita semelhante a uma APA, com essas quantidades de lúpulos focando mais no aroma.

Fiz algumas alterações, principalmente partindo para um late hopping, pois como voce disse dryfon, também li sobre essa técnica e os seus resultados:

Ingredientes Fervura
Qtd Nome Tipo # %/IBU
30,00 g Magnum [14,00 %] - Fervura 35,0 min Lúpulo 4 35,1 IBUs
10,00 g Magnum [14,00 %] - Fervura 25,0 min Lúpulo 5 9,8 IBUs
60,00 g Tradition [6,00 %] - Fervura 0,0 min Lúpulo 6 0,0 IBUs

Sobre o dry-hop, pensei em colocá-lo na fase de maturação, e a maturação não deveria ser em uma temperatura mais amena? Sou iniciante, caso esteja pensando errado por favor me corrijam.

E obrigado pelas dicas.
 
Então,

Como informei, estou sem opções de insumos, só tenho esses lúpulos. Mas procurei fazer uma receita semelhante a uma APA, com essas quantidades de lúpulos focando mais no aroma.

Fiz algumas alterações, principalmente partindo para um late hopping, pois como voce disse dryfon, também li sobre essa técnica e os seus resultados:

Ingredientes Fervura
Qtd Nome Tipo # %/IBU
30,00 g Magnum [14,00 %] - Fervura 35,0 min Lúpulo 4 35,1 IBUs
10,00 g Magnum [14,00 %] - Fervura 25,0 min Lúpulo 5 9,8 IBUs
60,00 g Tradition [6,00 %] - Fervura 0,0 min Lúpulo 6 0,0 IBUs

Sobre o dry-hop, pensei em colocá-lo na fase de maturação, e a maturação não deveria ser em uma temperatura mais amena? Sou iniciante, caso esteja pensando errado por favor me corrijam.

E obrigado pelas dicas.

já que vai fazer dry hoping, não seria melhor colocar esses 60g de tradition aos 5' ou 10' e não aos 0'?
 
já que vai fazer dry hoping, não seria melhor colocar esses 60g de tradition aos 5' ou 10' e não aos 0'?

Pois é... como nunca fiz dry hopping, e quero deixar ela bem aromática, não sei exatamente se o dry hop vai me trazer esse resultado, por isto pensei nos 60g a 0. Pelas suas experiências, o que me diz?
 
Pois é... como nunca fiz dry hopping, e quero deixar ela bem aromática, não sei exatamente se o dry hop vai me trazer esse resultado, por isto pensei nos 60g a 0. Pelas suas experiências, o que me diz?

pela minha experiência pessoal (que não é muita - tenho só 10 brassagens), pela experiência que vejo de outros cervejeiros e pelo que leio por aí, a finalidade do late hopping e do dry hopping é basicamente a mesma - gerar um aroma marcante e notável na cerveja.

até acredito que utilizar os dois métodos destacaria mais o aroma, mas talvez pelo custo x benefício seja melhor pegar essa quantidade que tu vai usar no late hopping e colocar aos 15 ou 10 minutos - dando uma incrementada no sabor e ao mesmo tempo no aroma.

vou colocar aqui alguns artigos que já li que falam de lupulagem:

http://goronah.blog.br/2014/artesanato/be-a-ba-da-lupulagem-tecnicas-de-lupulagem

http://henrikboden.blogspot.com.br/2012/02/lupulagem-avancada-i-introducao-e-dry.html

http://henrikboden.blogspot.com.br/2012/02/lupulagem-avancada-ii-hop-burst-extreme.html

http://henrikboden.blogspot.com.br/2012/03/lupulagem-avancada-iii-single-hop-fwh-e.html

abraço
 
Obrigado alemonez!

Farei uns testes aqui e depois coloco o resultado.

Abraço!
 
Essa adição a 0 minutos, se não tiver resfriado o mosto ainda, vai acrescentar IBUs.
Pelo que sei, ideal para amargor = 60min, sabor 20 = min e aroma a 0. O dry auxilia no aroma fresco.

Outro ponto, com tanto lúpulo, será que não vai ficar parecida com uma session IPA?
 
Então,

Como informei, estou sem opções de insumos, só tenho esses lúpulos. Mas procurei fazer uma receita semelhante a uma APA, com essas quantidades de lúpulos focando mais no aroma.

Fiz algumas alterações, principalmente partindo para um late hopping, pois como voce disse dryfon, também li sobre essa técnica e os seus resultados:

Ingredientes Fervura
Qtd Nome Tipo # %/IBU
30,00 g Magnum [14,00 %] - Fervura 35,0 min Lúpulo 4 35,1 IBUs
10,00 g Magnum [14,00 %] - Fervura 25,0 min Lúpulo 5 9,8 IBUs
60,00 g Tradition [6,00 %] - Fervura 0,0 min Lúpulo 6 0,0 IBUs

Sobre o dry-hop, pensei em colocá-lo na fase de maturação, e a maturação não deveria ser em uma temperatura mais amena? Sou iniciante, caso esteja pensando errado por favor me corrijam.

E obrigado pelas dicas.

Cara, eu manteria essas adições que vc falou e nem faria o Dry Hop... Se fosse uma IPA seria necessário, mas para uma APA, e com esse tanto de lúpulo que vc está colocando ao fim da fervura, acho que ja está bom até demais!
Fiz uma APA (20L tb) e coloquei apenas 20g de columbus aos 60' e 20g de cascade aos 5'... ela ficou bem aromática e com um sabor massa tb!!
Foque mais em fazer uma boa fermentação, faria uma fermentação secundaria por uns 3 dias e já partiria para clarificação, sem deixar ela envelhecer e sem usar gelatina (leva embora boa parte do aroma, na minha opinião).

Posta ae depois como vc fez e dps como ficou a cerva!

Abraço
 
Back
Top