Receita Ale - Conseguir aroma e sabor frutado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Julian2

Well-Known Member
Joined
Dec 19, 2015
Messages
63
Reaction score
4
Olá, estou montando uma receita de English Pale Ale - Ordinary Bitter. Gostaria de ter aroma e sabor frutado como o estilo pede. Porém não sei qual fermento usar para conseguir isso. Dei uma olhada numas lojas, mas na descrição dos fermentos não diz nada. Será que consigo com o S-04?
 
Consegue sim.

Começa fermentando em 17 ~ 18 graus e aumenta 0,5ºC/dia quando atingir 50% da atenuação prevista (isso deve acontecer no terceiro ou quarto dia se você aplicar o pitch rate correto.) e vai subindo até chegar na temperatura da fermentação secundária.

Vai ficar com um aroma bem caracteristico do estilo.

Abraços.
 
Nessa minha receita, não tem nada de amargor e nem aroma. Então tinha selecionado o Pilot apenas para atingir o IBU dentro do estilo. Porém no site que fui fazer a compra não tem esse lúpulo, e nenhum outro inglês. Como faço para escolhe outro? Alemão, US, o que devo olhar?
 
Nessa minha receita, não tem nada de amargor e nem aroma. Então tinha selecionado o Pilot apenas para atingir o IBU dentro do estilo. Porém no site que fui fazer a compra não tem esse lúpulo, e nenhum outro inglês. Como faço para escolhe outro? Alemão, US, o que devo olhar?

Magnum funciona bem para um amargor limpo.

Uso em toda receita onde lúpulo não é destaque, mas vai do gosto do cliente.

Sugiro que invista um tempo lendo sobre os ingredientes mais comuns e suas utilizações, quantidades, etc. É um bom exercício para quem gosta de formular receitas.
 
O que você acha do columbus?

Você conhece o Columbus? O qeu acha dele?

E o que acha dele comparado ao Magnum? Ao amarillo? Ao EKG? Ao Saaz? Ao Styrian Goldings?

Será que um Cascade fica bom nessa cerveja? Quantos IBUS?

Se quer realmente aprender algo, escolha um lúpulo que chama sua atenção, pesquise sobre ele, use, faça anotações, depois decida se usaria novamente.

Ninguém aprende a dirigir andando de carona. :p
 
tem razão jalexandre. Só é minha primeira brassagem e não quero errar. No beersmith o columbus foi de boa, ficou dentro do estilo. Vou mandar bala.
 
Bem, procura as características do estilo no BJCP e os lúpulos que combinam com este estilo! Como falaram ai em cima, eu, particularmente, também gosto do magnum para amargor...
 
tem razão jalexandre. Só é minha primeira brassagem e não quero errar. No beersmith o columbus foi de boa, ficou dentro do estilo. Vou mandar bala.

Então é isso! :p

Faça com columbus, depois com magnum ou qualquer outra coisa que chame sua atenção. Experimente e não tenha medo de errar, porque o erro faz parte do aprendizado.

Com o tempo, você acaba conhecendo os ingredientes e o seu estilo pessoal de fazer cerveja, que é o ponto que eu julgo ser o mais importante.

Abraços e boa brassagem.
 
tem razão jalexandre. Só é minha primeira brassagem e não quero errar. No beersmith o columbus foi de boa, ficou dentro do estilo. Vou mandar bala.
Se não quer errar, compre pronta.[emoji1]

Se não quer arriscar muito, faça pouco.

Só se sabe o que não sabemos quando erramos.

Por pior que fique, o que consola, não fica por que uma Itaipava da vida.

Teste, teste, aprenda, aprenda.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Se não quer errar, compre pronta.[emoji1]

Se não quer arriscar muito, faça pouco.

Só se sabe o que não sabemos quando erramos.

Por pior que fique, o que consola, não fica por que uma Itaipava da vida.

Teste, teste, aprenda, aprenda.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk


Isso é verdade! Fica bem melhor que uma Itaipava! Até a minha cerveja que deu muito errada, ficou bem melhor! Pode ter certeza!
 
Caros amigos, relato aqui que minha primeira cerveja contaminou. Hoje fiz primming dela e o cheiro e gosto está muito ruim. Sei que ainda não está completo o processo, mas acredito que esse gosto e cheiro ruim já indica contaminação. Baseado num lista que peguei na internet, os odores acredito ser parecido com vomito de bebe. Percebi também pontos de fundo na parte externa do balde, próximo a tampa. Algum resido no balde deve ter ficado durante minha limpeza.
 
Caros amigos, relato aqui que minha primeira cerveja contaminou. Hoje fiz primming dela e o cheiro e gosto está muito ruim. Sei que ainda não está completo o processo, mas acredito que esse gosto e cheiro ruim já indica contaminação. Baseado num lista que peguei na internet, os odores acredito ser parecido com vomito de bebe. Percebi também pontos de fundo na parte externa do balde, próximo a tampa. Algum resido no balde deve ter ficado durante minha limpeza.

Esse odor de vomito de bebe (ac. butirico) realmente parece realmente indicar uma contaminação.

Fez o primming com quantos dias? Fez fermentação secundária? Muitos odores e sabores desagradáveis somem com algum tempo maturando.

Não jogue fora sua cerveja. Pelo menos, não ainda. A carbonatação muda o gosto e o aroma da cerveja e após algum tempo pode melhorar. Deixe uns 15 dias na garrafa e depois abra uma... se realmente estiver ruim e desagradável jogue fora. Depende do seu paladar e se não vai te causar caganeira homérica a cada garrafa que tomar.

Nem toda cerveja contaminada fica necessariamente ruim. Alias, teve uma vez que fiz uma com uns colega e ficou visivelmente contaminada, até havia uma película qdo abrimos o fermentador no dia do primming. Mas o aroma estava ótimo e ficou uma excelente cerveja.

E não desanime. Parabéns, pois você fez sua primeira leva e superou um monte de problemas para decidir como atuar. :rockin:

Sugiro também fazer uma boa limpeza no seu fermentador. Tirar a torneira, sanitizar e também deixar o proprio fermentador em uma solução sanitizante após a limpeza. Faça sempre uma boa limpeza no fermentador logo após o primming. Também tenha cuidado com as mangueiras que usa na parte fria.

Para fazer boas cervejas é preciso ter bons padrões sanitários.
 
Fiz o primming ontem. Fiz 1 fermentação de 8 dias e a 2 fermentação por 17 dias. Vou repetir essa receita daqui uns dias e dar uma atenção redobrada na sanitização.
 
Back
Top