Reaproveitar fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

PAULOBELO

Member
Joined
Sep 15, 2017
Messages
11
Reaction score
1
Queria saber de algum relato sobre fermentar uma nova leva usando o fermentador com a lama (US-05).
Retirar uma e já colocar outra.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Boa noite amigo!
Existem vários relatos aqui no fórum. Muita gente faz isso. Considere que a quantidade de levedura ali é muito maior que o necessário para nova leva. E imagine também que existe muita levedura morta e resíduos do lúpulo antigo. Não adote isso como rotina. Vale mesmo é retirar a lama e usar somente a parte ativa e na quantidade programada. Lavar muito bem seu fermentador, desmontando torneiras e tudo mais. Sanitização padrão.
Agora, se quiser só ir jogando mosto ali no fermentador, vai fermentar. Mas se vai ficar boa ou não é questão do acaso...
 
Queria saber de algum relato sobre fermentar uma nova leva usando o fermentador com a lama (US-05).
Retirar uma e já colocar outra.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
Obrigado. É uma leva que preciso num prazo de 18 dias, com prime na garrafa.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Se você "precisa da leva", talvez seria melhor deixar o experimento para outra leva e jogar com o que é garantindo: descartar a lama, limpar o fermentador, sanitizar e inocular um fermento novo.
 
Paulo,

o que o Thiago sugere é que, caso você queira mesmo reaproveitar, faça o processo de lavagem da levedura. Não é isso Thiago? Não é nada complicado e bem mais garantido o controle do que simplesmente jogar a nova leva no fermentador da anterior.

Pesquise por "lavagem de levedura", ou "lavagem do fermento de cerveja", ou algo do tipo.
 
Se você "precisa da leva", talvez seria melhor deixar o experimento para outra leva e jogar com o que é garantindo: descartar a lama, limpar o fermentador, sanitizar e inocular um fermento novo.
É que pelo que tenho lido, essa seria uma forma de usar uma levedura em ponto de bala, acelerando o processo.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Pelo que tenho lido, essa seria uma forma de pegar uma levedura em ponto de bala, acelerando o processo de fermentação. Ou estou errado?
Quanto a lavagem, fiz uma vez e não consegui, não apareceu as camadas separadas, ficou tipo meio misturado. E tambem nunca fiz starter, pra usar uma levedura seca.
 
O que quiz dizer na verdade é que se você realmente "precisa desta leva em 18 dias", talvez devesse reduzir riscos e efetivamente comprar um novo fermento.

Sempre corremos um risco de não dar certo quando fazemos as coisas pelas primeira vez.
 
Pelo que tenho lido, essa seria uma forma de pegar uma levedura em ponto de bala, acelerando o processo de fermentação. Ou estou errado?
Quanto a lavagem, fiz uma vez e não consegui, não apareceu as camadas separadas, ficou tipo meio misturado. E tambem nunca fiz starter, pra usar uma levedura seca.

Acelera. Isso ocorre porque a quantidade de levedura é muito maior do que a necessária. Como qualquer outro fator/técnica que se aplique pra que a fermentação seja mais rápida do que seria naturalmente (em condições ideais), a qualidade da cerveja vai sofrer.
 
Back
Top