Reaproveitamento de levedura - help!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Sep 3, 2019
Messages
8
Reaction score
5
Location
São José dos Campos
Saudações, meus caros! Estou com um problema que não consegui achar por aqui, apesar de procurar, além de vídeos também (caso seja repetido, peço desculpas!)

Estou indo para a minha quarta brassagem e, como pretendo fazer todas as escolas de cerveja, resolvi reaproveitar as leveduras que envolvem cada estilo para economizar uma grana. Fiz a lavagem de uma S-04 para batches de bitters inglesas e, mais recentemente, uma Irish red ale. Ou seja 3 reaproveitamentos. O que acontece é, eu lavei novamente a levedura no envase da Irish, e apesar de ter lido aqui que em até 5 levas dá pra reaproveitar com segurança, fiquei com dúvida em relação a aparência da lama. Não sei se é por ser uma levedura de alta floculação ou não, mas ela não separa muito bem o trube da levedura em suspensão (eu misturei a agua no fermentador, esperei uns 15 minutos para o trube mais pesado sedimentar, e então realizei a lavagem como o jamal explica em vídeo no yt). Ela não fica, tambem, completamente compactada, e sim com algumas manchas mais escuras. Vou anexar foto!

Além disso, minha maior preocupação é: a segunda Bitter que eu fiz, por algum motivo, em algumas garrafas, me deu uma dor de barriga danada... Em outras, não. Acredito ser problema de envase, mas achei importante relatar aqui. (Essa bitter em questão não apresenta off flavor algum, no entanto... Sabor e aroma normais. A única coisa que percebi é a pouca retenção de espuma e, talvez, uma carbonatacao excessiva (muuuita espuma ao servir no copo).

Resumindo: será que o problema pode ser a lama? Estou para fazer uma Irish stout e a ideia era utilizar novamente!

Desculpem o texto longo!
 

Attachments

  • 20191025_113243.jpg
    20191025_113243.jpg
    77.4 KB · Views: 75
Simplificando:

Na dúvida, joga fora e compra um pacotinho novo.

Obrigado pela resposta! Cara, concordo completamente, mas com isso como a gente aprende a dominar os processos que envolvem a produção caseira de cerveja? Não é questão de 20 pila do pacote, e sim tentar identificar o erro para, além de melhorar a compreensão do que ocorre quando agente utiliza metodo x, y e z, não repeti-lo!
 
Sendo franco. Procure primeiro entender o máximo do processo. Os custos nesse inicio de produção se pagaram no futuro. Eu penso que antes de reaproveitar a lama, tenha um processo bem feito, principalmente a fermentação. Sem uma fermentação redondinha, reaproveitar levedura será sempre um risco. Mais essa é a minha opinião. Fermentar vai, vai sair cerveja, vai. Contudo eu não arriscaria.
 
Qualquer coisa, se por acaso render mais cerveja que o planejado, usa nessa "sobra", apenas para fazer teste.
 
Olá Felipe, eu acredito que tu tenhas utilizado pouca água no processo de lavagem, dificultando que o trub decantasse primeiro e pudesse ter sido completamente removido. Se tu utilizas água de lavagem suficiente, em 10min tu já possuis uma estratificação em 3 níveis, da qual apenas o 2 nível tu recolherás. A minha impressão é que na foto que tu enviaste estamos observando o 2o. e o 3o. nível da estratificação decantados conjuntamente, ou seja, sujeiras e a levedura.
 
Pessoal, vou pegar carona no tópico do amigo Felipe. Estou com uma dúvida parecida com a dele. Ontem envasei uma Porter fermentada com S-04. Ao final do envase adicionei água no fermentador e transferi o fermento para um Erlenmeyer. Após umas 2 horas de repouso o resultado foi o da imagem abaixo. Da para perceber 3 níveis. Achei estranho a coloração do "nível 2", que seriam as leveduras a serem coletadas. Na imagem da para perceber que o nível 2 está bem escuro, diferente de outras lavagens que já fiz. Pode ser devido a coloração da cerveja fermentada (Porter)? Posso descartar o nível 1 e coletar o nível 2 norlmanente? O nível3 são realmente as leveduras mortas e com baixa viabilidade e trub?
 

Attachments

  • IMG_20200429_082049680.jpg
    IMG_20200429_082049680.jpg
    38.9 KB · Views: 34
  • IMG_20200429_082044011.jpg
    IMG_20200429_082044011.jpg
    33.3 KB · Views: 32
Pessoal, vou pegar carona no tópico do amigo Felipe. Estou com uma dúvida parecida com a dele. Ontem envasei uma Porter fermentada com S-04. Ao final do envase adicionei água no fermentador e transferi o fermento para um Erlenmeyer. Após umas 2 horas de repouso o resultado foi o da imagem abaixo. Da para perceber 3 níveis. Achei estranho a coloração do "nível 2", que seriam as leveduras a serem coletadas. Na imagem da para perceber que o nível 2 está bem escuro, diferente de outras lavagens que já fiz. Pode ser devido a coloração da cerveja fermentada (Porter)? Posso descartar o nível 1 e coletar o nível 2 norlmanente? O nível3 são realmente as leveduras mortas e com baixa viabilidade e trub?
Também achei a coloração estranha, acredito que tenha decantado demais (nível 2 quase um nível 1). Na minha opinião, 2h de decantação é um tempo longo demais também. Cada etapa do processo de lavagem (se for necessária mais de uma), na minha opinião, não deve demorar mais do que 15-30min. Se para estratificar demorou 2h, acredito que tu tenhas diluído pouco o trub.
 
Também achei a coloração estranha, acredito que tenha decantado demais (nível 2 quase um nível 1). Na minha opinião, 2h de decantação é um tempo longo demais também. Cada etapa do processo de lavagem (se for necessária mais de uma), na minha opinião, não deve demorar mais do que 15-30min. Se para estratificar demorou 2h, acredito que tu tenhas diluído pouco o trub.

Roger, deixei 2 horas porque a separação dos níveis estava demorando muito para acontecer. Os níveis começaram a aparecer depois de mais de 1 hora da coleta do fermento. Já fiz coleta/lavagem de fermento diversas vezes e isso nunca aconteceu. Pela minha experiência, no erlenmeyer parece não ter trub. Os níveis 1 e 2, na verdade parecem ser uma divisão de células mais e menos viáveis/ativas.
 
Pessoal, vou pegar carona no tópico do amigo Felipe. Estou com uma dúvida parecida com a dele. Ontem envasei uma Porter fermentada com S-04. Ao final do envase adicionei água no fermentador e transferi o fermento para um Erlenmeyer. Após umas 2 horas de repouso o resultado foi o da imagem abaixo. Da para perceber 3 níveis. Achei estranho a coloração do "nível 2", que seriam as leveduras a serem coletadas. Na imagem da para perceber que o nível 2 está bem escuro, diferente de outras lavagens que já fiz. Pode ser devido a coloração da cerveja fermentada (Porter)? Posso descartar o nível 1 e coletar o nível 2 norlmanente? O nível3 são realmente as leveduras mortas e com baixa viabilidade e trub?
Isso parece tudo levedura, tenta olhar o fundo do Erlenmeyer, pra ver se tem algum resíduo mais solido no meio, e lembra que a S-04 compacta bem a lama da fermentação. Talvez você não tenha coletado trub.
 
Isso parece tudo levedura, tenta olhar o fundo do Erlenmeyer, pra ver se tem algum resíduo mais solido no meio, e lembra que a S-04 compacta bem a lama da fermentação. Talvez você não tenha coletado trub.
Já havia aferido o fundo do erlenmeyer. Constatei uma quantidade ínfima de trub. Troquei o fermento de recipiente a mais ou menos 30 minutos e está acontecendo a mesma coisa de quando coletei a lama do fermentador: demora para separação dos "níveis". Tendo a concluir que coletei apenas fermento!
 

Attachments

  • IMG_20200429_115135332.jpg
    IMG_20200429_115135332.jpg
    28 KB · Views: 33
Roger, deixei 2 horas porque a separação dos níveis estava demorando muito para acontecer. Os níveis começaram a aparecer depois de mais de 1 hora da coleta do fermento. Já fiz coleta/lavagem de fermento diversas vezes e isso nunca aconteceu. Pela minha experiência, no erlenmeyer parece não ter trub. Os níveis 1 e 2, na verdade parecem ser uma divisão de células mais e menos viáveis/ativas.
Demorou porque houve pouca diluição. Sempre deve aparecer as 3 fases, mesmo que a primeira seja bem pequena, pois sempre há leveduras mortas após a fermentação. Assim, sempre há o trub frio (mesmo que o processo quente, a brassagem, quase não tenha gerado resíduo).
 
Uma duvida que me surgiu, quando se faz a clarificação com gelatina consegue-se extrair a levedura também? Tenho tentado fazer sem sucesso. Estava achando que era por causa da gelatina, mas agora neste topico me veio na cabeça que pode ser mais pela pouca quantidade da agua de lavagem da levedura do que pelo uso da gelatina, estou correto?
 
Uma duvida que me surgiu, quando se faz a clarificação com gelatina consegue-se extrair a levedura também? Tenho tentado fazer sem sucesso. Estava achando que era por causa da gelatina, mas agora neste topico me veio na cabeça que pode ser mais pela pouca quantidade da agua de lavagem da levedura do que pelo uso da gelatina, estou correto?

nos videos que eu ja vi, falam que se for reaproveitar levedura nao usar gelatina ou outro agente clarificante, porem nao sei exatamente o pq
 
Quanto tempo a lama dura na geladeira?
Para fazer uma Weiss, eu reaproveitei uma levedura pela terceira vez e ela ficou guardada na geladeira durante 4 meses. O motivo não foi econômico, mas sim pela dificuldade de conseguir. Pelo Brewer's Friends não precisava nem propagar, mas fiquei com receio e preferi fazer. O resultado foi que as leveduras parece que enlouqueceram e produziram tanto krause que apesar de estar um bom head space, vazou muito pelo air lock. Estavam muito bem de saúde.
 
Back
Top