Rauchweizen

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

kidh0

Well-Known Member
Joined
Mar 31, 2014
Messages
71
Reaction score
19
Quero fazer uma rauchweizen mas nunca usei malte defumado, o que me leva a pergunta:

Existe uma proporção máxima de maltes defumados que possa ser usada?

Pergunto isso porque já tomei duas Rauchweizen que eram completamente diferentes, uma, mais suave e agradável mas ainda sim com sabor defumado, da Alenda Bier (Morro Reuter/RS) e outra que parecia um shake de bacon, da Bierbaun (Treze Tílias/SC).

A minha idéia é puxar mais para o levemente defumado, adicionando o sabor mas não deixando ele dominar.

Quais seriam as boas praticas do malte defumado?
 
A proporção máxima é de 100%.

Para vc ver a quantidade ideal de defumado para vc, teste.

Uma leva com pouco, e se não curtir, repita com mais até chegar no perfil sensorial que vc quer.

Malte defumado não tem segredos.
 
Rodrigo inicialmente depende o malte defumado q vais usar. O "peated" da WE não confere muito sabor característico não. Já o "smoked" é bem bacon mesmo.
Outros dizem que o da Weyermann ser bem forte. De outras marcas nao ouvi relatos.

Inicia com uns 10% no mínimo (eu colocaria mais). Mas não adianta, vai ter q testar p ter o teu parâmetro.

Abraço
 
Rodrigo inicialmente depende o malte defumado q vais usar. O "peated" da WE não confere muito sabor característico não. Já o "smoked" é bem bacon mesmo.
Outros dizem que o da Weyermann ser bem forte. De outras marcas nao ouvi relatos.

Inicia com uns 10% no mínimo (eu colocaria mais). Mas não adianta, vai ter q testar p ter o teu parâmetro.

Abraço

Por isso mesmo que disse para o kidh0 testar e ver o que acha como uma quantidade aceitável.

Mas o limite é de 100%. É possível fazer uma smoked single malt.

Eu faria como vc, começaria com menos e iria aumentando. A proporção ideal para mim é algo em torno de 50%, o que já da um caráter muito defumado. Mas é de pessoa para pessoa, aconselho testar.
 
A receita que eu fiz, vou ir com 15% inicialmente para ver o que vai resultar de defumado.

Resumo da obra:

- 50% malte de trigo
- 30% pilsen
- 15% defumado
- 5% melanoidina para a cor
 
Olha, eu fiz uma Rauch com uns 30% (não me lembro exatamente agora)com defumado da Weyermann e ficou bem equilibrada, posto a receita dela assim que chegar em casa.

Amadeu
 
Opa, segue a receita, foram 43% do defumado

Abs

Amadeu
 

Attachments

  • Rauchbier.pdf
    158.7 KB · Views: 279
Claudio, ficou bem equilibrada, hoje usaria uns 50% do defumado e aumentaria pra 25 ibu´s, testa sem medo
 
Quero fazer uma rauchweizen mas nunca usei malte defumado, o que me leva a pergunta:

Existe uma proporção máxima de maltes defumados que possa ser usada?

Pergunto isso porque já tomei duas Rauchweizen que eram completamente diferentes, uma, mais suave e agradável mas ainda sim com sabor defumado, da Alenda Bier (Morro Reuter/RS) e outra que parecia um shake de bacon, da Bierbaun (Treze Tílias/SC).

A minha idéia é puxar mais para o levemente defumado, adicionando o sabor mas não deixando ele dominar.

Quais seriam as boas praticas do malte defumado?


essa da Alenda me inspirou a fazer minha rauchbier. Fiz com 70% de malte defumado, um exagero mesmo, virou shake de bacon. Acho que o certo seria 50%, no máximo 60% de malte defumado
 
essa da Alenda me inspirou a fazer minha rauchbier. Fiz com 70% de malte defumado, um exagero mesmo, virou shake de bacon. Acho que o certo seria 50%, no máximo 60% de malte defumado

Refiz essa receita recentemente e dessa vez fiz com 15% de malte defumado e 15% de trigo defumado (totalizando 30%). Ficou mais evidente sem perder a drinkability.
 
Refiz essa receita recentemente e dessa vez fiz com 15% de malte defumado e 15% de trigo defumado (totalizando 30%). Ficou mais evidente sem perder a drinkability.

no nível de "defumação" ficou mais ou menos parecida com a da Alenda?
 
fiz recentemente uma weizen assim:

50% pilsen
50% trigo

quero fazer uma rauchweizen e pretendo apenas trocar todo o pilsen por smoked malt.

acho que vai né?
 
Back
Top