Rampa Inicial

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

NizaorJr

Well-Known Member
Joined
Jun 23, 2013
Messages
116
Reaction score
41
Mais uma dúvida que me martela a cabeça há um bom tempo:

Em conversa com um amigo cervejeiro ele comentou que por mais que o malte de cevada de hoje seja bastante modificado e o BeerSmith indique para iniciar sua rampa a uma temperatura mais alta, por exemplo, elevar a temperatura da água a 67º, depois adicionar o Malte e aí sim iniciar sua rampa.

Segundo ele não se deve fazer isso já que dá choque térmico no Malte e pode comprometer o trabalho das enzimas. O ideal é deixar a água na mesma temperatura do Malte (exemplo, 23º) e aí sim iniciar a rampa, numa razão de subida de 1º por minuto e passando por todas as fases enzimáticas (por mais que não pare em nenhuma abaixo dos 65º, por exemplo).

O que me dizem? Qual é o ideal?
 
Nizaor, nunca ouvi essa história de começar com a água na mesma temperatura dos grãos e não conheço ninguém que faça assim.
 
NizaorJr,
Costumo elevar a temperatura direto na rampa na qual eu busco. Por hábito sempre uso a primeira rampa de 45º por 15mins, pois dizem que diminui a viscosidade do malte a ajuda na filtração. Verdade ou não, sempre vou direto na rampa.
 
Pois é, lendo em vários sites, fórum, ou mesmo no curso que fiz na Bodebrown, sempre o pessoal faz o uso da rampa em maior temperatura, como citei no início.
Na minha última brassagem até fiz essa rampa desde a temperatura ambiente, mas foi mais uma hora de trabalho!!!

Vamos ver, estou programando minha próxima brassagem para o dia 10/08...acho que vou seguir a maioria!!!

Valew pessoal!
 
Back
Top