Que fermentador usar??

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Já estava de olho em uma bombona de 30L, e vendo esse post a decisão foi tomada imediatamente kkkkkk

Tenho a opção de azul e branca... imagino que branca seja melhor para ver a sujeira, mas o pessoal aqui falou da azul porque a outra encarde... realmente encarde tanto assim? Faz alguma diferença?
 
Já estava de olho em uma bombona de 30L, e vendo esse post a decisão foi tomada imediatamente kkkkkk

Tenho a opção de azul e branca... imagino que branca seja melhor para ver a sujeira, mas o pessoal aqui falou da azul porque a outra encarde... realmente encarde tanto assim? Faz alguma diferença?

As duas vão encardir, a diferença é que a branca fica mais fácil de perceber isso.
 
Já estava de olho em uma bombona de 30L, e vendo esse post a decisão foi tomada imediatamente kkkkkk

Tenho a opção de azul e branca... imagino que branca seja melhor para ver a sujeira, mas o pessoal aqui falou da azul porque a outra encarde... realmente encarde tanto assim? Faz alguma diferença?
A
 
Amigo, eu uso o branco e assim posso ver melhor um evental sujeira. Quando encarde eu deixo de molho no Vanish ou agua sanitária e fica novinho. Levando essa minha experiência em conta, eu usaria a branca mesmo!!!
 
Em termos de entrada de luz a azul não seria melhor? Mais opaca?
 
Geralmente esse fator nao entra em jogo visto que a maioria deixa os fermentadores dentro de refrigeradores
A nao ser que voce nao tenha controle de temperatura dai a azul tem vantagem nesse aspecto
 
Minha leva é pequena (15 a 20L) e controlo temperatura de fermentação num frigobar, então por uma questão de aproveitamento de espaço uso bombona retangular pra caber. A capacidade é 20L, mas a capacidade total é 23.

No meu caso nem uso airlock, deixo a tampa semi rosqueada e eventualmente dou uma aliviada. Na hora do cold só aperto e já era e nunca tive problema de contaminação.

Tem dela pra vender no mercadolivre aos montes.
 

Attachments

  • 62456CFA-FFD4-4766-8831-90DCD309B757.jpeg
    62456CFA-FFD4-4766-8831-90DCD309B757.jpeg
    25.5 KB · Views: 38
  • D49C7A18-35BC-41A8-9383-067E194EAA28.jpeg
    D49C7A18-35BC-41A8-9383-067E194EAA28.jpeg
    26.7 KB · Views: 38
  • B4DB10E0-4292-4E42-B276-B1E79AACB0AE.jpeg
    B4DB10E0-4292-4E42-B276-B1E79AACB0AE.jpeg
    25.5 KB · Views: 33
Opa! Descrevi ela aqui nessa thread. Tem o link pra ela tbm no mercadolivre
https://www.homebrewtalk.com.br/thr...temp-retrô-dá-pra-fermentar-20-litros.415472/
Estou querendo migrar para estás bombonas retangulares, por que não consigo adicionar dois baldes ou duas bombonas normais na minha geladeira. Essas retangulares vão caber quatro de 20 litros.
O que me incomoda é a ausência do airlock, e o frete que é um absurdo, mas como não estou encontrando em lojas física vou ter que morrer neste frente.
 
Estou querendo migrar para estás bombonas retangulares, por que não consigo adicionar dois baldes ou duas bombonas normais na minha geladeira. Essas retangulares vão caber quatro de 20 litros.
O que me incomoda é a ausência do airlock, e o frete que é um absurdo, mas como não estou encontrando em lojas física vou ter que morrer neste frente.
Cara, também tem pra vender nesse link aí embaixo, vai que...

Eu nao me importo com Airlock, mas se é importante pra vc, sempre dá pra furar pra colocar um, ou então comprar aquelas tampas de silicone pra galão que tem um furo pra colocar o airlock ou fazer um blow off.

Espero ter ajudado.

https://www.elastobor.com.br/bombona
 
Tópico fênix. Eu uso balde alimentício de 22L mas agora o bicho começou a vazar pelas laterais da tampa. Tem um lote fermentando no momento e tá uma lambança triste dentro do meu frigobar. Estou querendo pegar uma bombona tb e pra levas de 20L teria q ser uma de 30L, correto? Uso um poço termométrico de 20cm na tampa do meu balde. Posso fazer um furo sem problemas na tampa da bombona? Pra quem já usa, 20cm seriam suficientes pra atravessar todo o head space e chegar no líquido? Obrigado.
 
Tópico fênix. Eu uso balde alimentício de 22L mas agora o bicho começou a vazar pelas laterais da tampa. Tem um lote fermentando no momento e tá uma lambança triste dentro do meu frigobar. Estou querendo pegar uma bombona tb e pra levas de 20L teria q ser uma de 30L, correto? Uso um poço termométrico de 20cm na tampa do meu balde. Posso fazer um furo sem problemas na tampa da bombona? Pra quem já usa, 20cm seriam suficientes pra atravessar todo o head space e chegar no líquido? Obrigado.

Fala cara. Uso um poço de 23 cm pela tampa da bombona de 30l e chega tranquilamente no líquido. Talvez se tiver menos de 20l de mosto vc comece a ter dificuldade com o poço de 20cm.
 
Tópico fênix. Eu uso balde alimentício de 22L mas agora o bicho começou a vazar pelas laterais da tampa. Tem um lote fermentando no momento e tá uma lambança triste dentro do meu frigobar. Estou querendo pegar uma bombona tb e pra levas de 20L teria q ser uma de 30L, correto? Uso um poço termométrico de 20cm na tampa do meu balde. Posso fazer um furo sem problemas na tampa da bombona? Pra quem já usa, 20cm seriam suficientes pra atravessar todo o head space e chegar no líquido? Obrigado.
Olá Celso,
Exato. Bombona de 30l é o ideal. Fica um belo headspace ainda, você pode mandar uns 23 litros com bastante segurança, até um pouco mais.
Mas se você mandar 20 litros para uma bombona de 30l, o poço de 20cm pode até chegar no liquido, mas ficará bem na superficie e talvez não te dê muita precisão na medição.
Neste caso, sugiro que faça um furo na lateral da bombona para o poço térmico.
As bombonas realmente evitam este problema na tampa do balde, que vira e mexe vai rachando e começa a ser uma dor de cabeça.
 
Celso, estava com o mesmo objetivo que o seu, ia escrever uma resposta, e vi que seria exatamente a resposta que o Alan deu. Concordo totalmente com ele, e dou só uma complementada.

Pela medida, exclusivamente, daria. Mas você não tem um contato suficiente do poço com o líquido para dar uma segurança na medição. E se for pra encher a bombona num nível suficiente para dar essa segurança, a questão do headspace seguro já vai pro espaço. Comprei e desisti quando coloquei no lugar, antes de furar. Agora estou pensando se vale a pena mesmo colocar o poço no fundo.

Comprei várias medidas de poços, se tiver interesse me dá um alô.

E dou outra vantagem a bombona: ela aguenta uma pressão mínima, que te permite fazer um sistema fechado para evitar oxidação.

Abraço!
 
Agradeço pelas respostas!
Bem, eu geralmente consigo levar 21L para o balde. Conseguirei até mais se colocar um joelho na saída da panela, mas isso é outra história. Então no momento uma solução com 100% de eficiência seria um de 30cm na tampa mesmo ou um menor na lateral. Eu até tenho um outro menorzinho, de 3 ou 4cm que veio de brinde quando comprei meu controlador de temperatura, mas tenho um medo danado de fazer furo nas laterais. 🙄
 
Agradeço pelas respostas!
Bem, eu geralmente consigo levar 21L para o balde. Conseguirei até mais se colocar um joelho na saída da panela, mas isso é outra história. Então no momento uma solução com 100% de eficiência seria um de 30cm na tampa mesmo ou um menor na lateral. Eu até tenho um outro menorzinho, de 3 ou 4cm que veio de brinde quando comprei meu controlador de temperatura, mas tenho um medo danado de fazer furo nas laterais. 🙄
Cheguei atrasado aqui, mas se ainda for útil: a bombona retangular de 20L que eu uso (vende na Elastobor) cabem 23 litros totais, os 20L são úteis.
Se no seu frigobar cabe bombona de 30L, vai de 30 mesmo, mas se tiver problema de espaço como eu, pode usar a de 20L sem medo porque cabe, mesmo contando o krauzen.
No post desse link aqui eu coloquei umas fotos e descrevi ela emmais detalhe: BRA08: Frigobar Brastemp Retrô dá pra fermentar 20 litros
 

Latest posts

Back
Top