Que bicho é esse?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

paulo1

Moderador
Joined
May 8, 2013
Messages
601
Reaction score
357
Alguém sabe me dizer que bicho asqueroso é esse da foto? Apareceu numa tentativa de capturar leveduras selvagens (mosto lupulado exposto à brisa noturna).
 

Attachments

  • DSC00856.jpg
    DSC00856.jpg
    55.2 KB · Views: 942
Cara, não sei te dizer ao certo. Mas deve ser algum fungo do mais escroto que existe, eu não beberia essa cerveja.
Que bagulho nojento.
 
Isso é miojo? Rsrsrsrs

Sério agora. Isso é uma espuma ou um monte de vermes? Não dá para ver direito na foto.
 
O cheiro até que não é ruim, com um pouco de boa vontade até dá pra dizer que, lá no fundo, tem alguma coisa da Orval.

O gosto eu não sei dizer, mas se o Bode quiser uma provinha está a disposição :drunk:
 
Incrível...

Não sei o que tipo de fungo pode ser mas eu já vi uma foto bem parecida em algum outro forum. Talvez ainda dê pra usar com alguns step-ups com mosto mais forte. Os primeiros passos quase sempre são horrorosos assim.

Edit: me lembrei agora que algumas leveduras Candida ou Pichia podem fazer peles grossas, mas não sei especificamente quais. Se você ver aqui parece um pouco com a sua, mas com outras espécies misturadas.
 
Isso é miojo? Rsrsrsrs

Sério agora. Isso é uma espuma ou um monte de vermes? Não dá para ver direito na foto.

Parece um emaranhado de platelmintos, hehe...
Tem uma coisistência meio farelenta.

Incrível...

Não sei o que tipo de fungo pode ser mas eu já vi uma foto bem parecida em algum outro forum. Talvez ainda dê pra usar com alguns step-ups com mosto mais forte. Os primeiros passos quase sempre são horrorosos assim.

Edit: me lembrei agora que algumas leveduras Candida ou Pichia podem fazer peles grossas, mas não sei especificamente quais. Se você ver aqui parece um pouco com a sua, mas com outras espécies misturadas.

Como você sugere fazer os step-ups? Descarto essa película e pego só o líquido e sedimento do fundo ou simplesmente jogo tudo num mosto mais forte? Que densidade você sugere?

Achei outras fotos semelhantes no HBT norte-americano, mas nenhuma informação conclusiva:

http://www.homebrewtalk.com/f127/pellicle-photo-collection-174033/index64.html#post4501904
http://www.homebrewtalk.com/f127/pellicle-photo-collection-174033/index69.html#post4571608

Edit:

Percebi que a foto do primeiro post foi reduzida pelo fórum. Estou colocando uma imagem mais fechada, mostrando o "miojo do inferno" com maiores detalhes.
 

Attachments

  • DSC00856_close.JPG
    DSC00856_close.JPG
    154.3 KB · Views: 689
Eu acho que eu usei 1.040 quando eu fiz isso (que só foi uma vez), e parece que outros usam tambem: http://bootlegbiology.com/diy/capturing-yeast/. Com menos fica meio difícil ver se está fermentando ou não, e o teor alcoólico (e pH) pode nunca chegar a ser alto (baixo no caso do pH) suficiente para estressar os organismos mais indesejáveis.

Quando eu fiz, as primeiras duas etapas foram com suco de maçã. A densidade dele deve ser ~1.060 e o pH é bem mais baixo do que o de mosto normal, então o processo foi um pouco diferente pra mim. Não vi nada que me assustou, pelo menos. Não foi muito científico o meu processo: só dobrei (mais ou menos) a quantidade de líquido cada vez. Acho que é importante não diluir muito no começo. É importante também esperar um bom tempo (uma semana, ou mais) em cada etapa para dar uma chance aos organismos que crescem mais lentamente e talvez eliminar alguns indesejáveis.

Na época eu não tinha a panela de pressão então tudo foi feito com mosto fervido e vidros sanitizados com Star-San ou Iodophor.

É importante também tomar muito cuidado na hora de adicionar ou trasfegar, porque pode "contaminar" com algo que você já usou. Não seria o fim do mundo, mas já vi nesses foruns gente falando que capturaram leveduras com gosto bem limpo, que não é muito provável.

Edit: talvez vale a pena usar algo (Erlenmeyer, talvez) onde dê pra fechar com airlock, para ter menos chance de mofo ou Acetobacter.

Edit 2: eu não tenho certeza se faz mal jogar com a película e tudo. Imagino que não, mas é outra razão pra usar um airlock.
 
Só pra atualizar: fiz um step-up de 5x, com mosto lupulado (1,041) coloquei em um Erlenmeyer com airlock.

Até agora tudo certo. Apareceu apenas uma película muito fina o aroma está interessante (um misto de frutado e floral). Acho que vai rolar a lambic de apartamento!
 
valeu paulo
ta parecendo bem interessante isso aí, mantenha-nos atualizados...
 
Muito bom... acho que desse ponto deve ficar mais estável. E com certeza vai dar para fazer lambic.

Só por curiosidade, você já usou algum tipo de Brettanomyces?
 
Muito bom... acho que desse ponto deve ficar mais estável. E com certeza vai dar para fazer lambic.

Só por curiosidade, você já usou algum tipo de Brettanomyces?

Sim, mas nunca para fermentação primária. No meu banco tenho Brett. lambicus e bruxellensis da White Labs, fora algumas culturas de garrafa que eu suspeito que sejam Brettanomyces, mas não tenho certeza.
 
Parece que a película está evoluindo para o miojo novamente:
 

Attachments

  • pelicula-1.jpg
    pelicula-1.jpg
    20.4 KB · Views: 406
  • pelicula-2.jpg
    pelicula-2.jpg
    26.7 KB · Views: 405
  • pelicula-3.jpg
    pelicula-3.jpg
    31.2 KB · Views: 407
Mais algumas fotos da evolução (1 ou 2 dias de diferença entre elas):
 

Attachments

  • pelicula-4.jpg
    pelicula-4.jpg
    15.6 KB · Views: 335
  • pelicula-5.jpg
    pelicula-5.jpg
    22.7 KB · Views: 353
  • pelicula-6.jpg
    pelicula-6.jpg
    22.3 KB · Views: 354
  • pelicula-7.jpg
    pelicula-7.jpg
    17.9 KB · Views: 348
  • pelicula-8.jpg
    pelicula-8.jpg
    20.1 KB · Views: 365
E ai Paulão alguma novidade da Lambic de Apartamento ou desistiu do projeto miojo dos infernos?"
Estamos ansiosos.
 
E ai Paulão alguma novidade da Lambic de Apartamento ou desistiu do projeto miojo dos infernos?"
Estamos ansiosos.

Opa, não desisti não. Vou brassar no dia 9. Minha ideia é fazer duas levas de 30 litros, uma com micróbios cultivados de garrafas e outra com culturas selvagens locais (incluindo a do miojo).
 
leva num laboratorio de microbiologia em alguam universidade por aí pra caracterizarem o essa levedura/bactéria.
acredito que não é fungo pela atividade de água do teu mosto, pq eles se desenvolvem preferencialmente em baixa aw.
 
leva num laboratorio de microbiologia em alguam universidade por aí pra caracterizarem o essa levedura/bactéria.
acredito que não é fungo pela atividade de água do teu mosto, pq eles se desenvolvem preferencialmente em baixa aw.

Olá Sorvetero, bem vindo ao fórum.

Desculpe pela brincadeira, mas sua desenterrada foi sensacional! kkkk
 

Attachments

  • Padeouro.jpg
    Padeouro.jpg
    32.8 KB · Views: 143

Latest posts

Back
Top