Quasimperial Oatmeal Stout

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodrigo Gruppelli

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
251
Reaction score
54
Location
Pelotas, RS, Brazil
Tenho brincado com stouts e queria compartilhar aqui uma receitinha que ficou bem boazinha!

70% Pale Ale
6,9% Chateau Black
5,6% Aveia em flocos
3,5% Chateau Arome
3,5% Chateau Biscuit
3,5% Chateau CaraGold
3,5% Chateau Melano
3,5% Chateau Munich

Hallertauer Magnum só de amargor. 32.5 IBU.
Fermento US-05, mosturação 65ºC

OG 1.073
FG 1.016
ABV: 7,5%

Eu queria chegar numa stout mais alcoólica, encorpada e complexa. Minha fonte de inspiração foi a Stout Açaí da Amazon Beer, que eu gosto muito. A idéia de usar adições de vários maltes especiais foi inspirada na excelente ESB da Caverna dos Ogros, que usa 11 maltes (é isso?).

Tá bem gostosa, mas a próxima eu faria um pouco mais amarga, talvez.
Nas futuras stouts, quero brincar também com cacau, lúpulos cítricos americanos (simcoe!!!!!), e quem sabe até casca de laranja ou bergamota! Outra coisa que eu quero brincar é com uma combinação de 2 ou 3 grãos torrados.

abraços
rodrigo
 
Compartilha mais informações com a gente.

Como foi a mosturação (quanto tempo, rampas)?

Como foi a fermentação / maturação (quanto tempo e temperatura).

Abraços,
Fabiano
 
Mosturação fiz 75min a 65ºC, depois mash out.
Fermentou por 2 semanas a 20ºC e no final eu subi pra 22ºC pra dar uma forcinha. Depois eu baixei a temperatura pra 4ºC e deixei por mais de 2 semanas até achar tempo de engarrafar, ou seja, a cerveja sentou sobre o fermento no primário por mais de 30 dias, o que acredito não haver problema (fermentador com fundo plano, leva pequena etc).
O que fiz errado foi usar só um pacote de fermento pra uma ceva com essa OG. Mas foi, atenuação aparente 78%.. quase 25% de maltes especiais… terminou com 1.016, o BeerSmith previu 1.013…
 
oi grupis,

legal tua iniciativa de postar a receita.
Uma dica que fica é o ingrediente chave de qualquer stout: Cevada Torrada.
Sobre misturar 3 grãos torrados parece interessante, na verdade foi o que eu fiz na minha ultima brassagem, também foi uma oatmeal stout, só que menos OG. Usei cevada torrada, carafa special I e chat. café light, com base pilsen. Nao colequei caramelos. Tá no fermentador ainda, mais umas 2 ou 3 semanas eu faço a primeira prova.

abraço!
 
Back
Top