Quantidade x Fermento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

guilhermefighera

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
54
Reaction score
12
Pessoal,
Tenho feito brassagens que giram em média em torno de 55L. No meu exemplo, falando de weiss, utilizo 2 pacotes de WB06.
Pretendo melhor um pouco minha eficiência e fazer com que chege na litragem final em torno de 65L para que possa completas 2 kegs de 30.
Minha dúvida é:
Considerando minha OG em torno de 1048~1055, acham que precisaria add um terceiro pacote de fermento?
 
Paulo,
Nas instruções do pacote sugere 11,5g para cada 30L. Considerando tua orientação acho que posso tocar ficha, né?
 
Paulo,
Nas instruções do pacote sugere 11,5g para cada 30L. Considerando tua orientação acho que posso tocar ficha, né?
Guilherme, procure não usar menos de 0,5g por litro. O pacotinho pode dizer que serve pra 30 litros, mas a grande maioria dos estudos fala em 0,5 a 0,8g por litro.

Abraço!
 
Aproveitando esse tópico, no pacote do meu US-05 diz pra usar 11,5g pra fermentar de 20 a 30 litros de cerveja mas pretendo fazer apenas 10 litros. Teria algum problema eu usar um sache inteiro para fermentar apenas 10 litros ou o ideal seria utilizar metade mesmo?

Segundo essa calculadora http://www.mrmalty.com/calc/calc.html, para 10 litros de uma cerveja com OG 1.070 (densidade que o Brewtoad calculou para a receita que eu fiz), é necessário o uso de 7g.

Quais problemas o uso excessivo de fermento poderia trazer para a cerveja?

Desde já, muito obrigado.
Abraços!
 
Problema nenhum, pode tocar ficha. Primeiro porque a quantidade de overpitching (fermento demais) é muito maior que isso para começar a ter problemas, segundo que a viabilidade do fermento nunca é 100%, podendo ser bem menos em certos casos, como 60-70% dependendo do transporte, modo de estoque, etc.

Eu procuro fazer minhas ales normalmente com quase 1g de fermento por litro.

Abraço,
 
Pretendo fazer uma Lager, 50 litros, só tenho 2 pacotes de w34/70. Posso fazer essa quantidade com apenas dois pacotes? ou tem outra forma, além de comprar mais fermento, que na minha cidade não tem, tem que vir de POA. Como quero fazer neste findi, não chega a tempo.
 
Pretendo fazer uma Lager, 50 litros, só tenho 2 pacotes de w34/70. Posso fazer essa quantidade com apenas dois pacotes? ou tem outra forma, além de comprar mais fermento, que na minha cidade não tem, tem que vir de POA. Como quero fazer neste findi, não chega a tempo.

Nesse caso, a única saída é produzir um volume menor.
 
isso aí... nesse volume menor tu pode fazer uma "cerveja starter", tipo uns 20L de lager, depois tu terá slurry suficiente pra fazer 50L e de sobra vai ter 20l de cerveja para apreciar....
 
Lendo esse tópico me surgiu uma dúvida. Sempre achei que para um perfil mais neutro na cerveja, deveria usar menos fermento (na minha lógica menos fermento geraria menos sabor do fermento). Então se pretendo fazer uma cerveja bem neutra, devo usar mais fermento? Ex: Se tenho 80 de uma amber, na dúvida entre 3 ou 4 pacotes de nottingham devo utilizar os 4 pacotes, ou até 5?
 
Lendo esse tópico me surgiu uma dúvida. Sempre achei que para um perfil mais neutro na cerveja, deveria usar menos fermento (na minha lógica menos fermento geraria menos sabor do fermento). Então se pretendo fazer uma cerveja bem neutra, devo usar mais fermento? Ex: Se tenho 80 de uma amber, na dúvida entre 3 ou 4 pacotes de nottingham devo utilizar os 4 pacotes, ou até 5?

A lógica é que quanto menor a quantidade de células, maior o estresse ao qual elas serão submetidas. Por sua vez, quanto maior o estresse, maior a produção de ésteres e outros compostos.

Se você for seguir a recomendação de 0,75 milhões de células/ml/°P, seriam necessários 7 pacotes de Nottingham para fermentar 80 litros de uma cerveja de 1,050 (considerando os 5 bilhões de células por grama que a Lallemand garante para essa levedura).

Edit:
Na verdade esse cálculo é baseado em 10 bilhões de células por grama (a ficha técnica do Nottingham sugere que existam de 5 a 10 bilhões de células viáveis por grama).
 
Em relação a fazer starters com fermento seco eu só conheço contra-indicações de todos lugares q li ou ouvi... A principal justificatica é que ele vem preparado com quantidade de celulas e reservas e nutrientes pra começar a fermenração num mosto menos oxigenado q o necessario pras leveduras liquidas.

Eu ja fiz essa experiencia de starter e realmente não tive a fermentação q gostaria de ter...

Na minha opinião é melhor e mais facil comprar a quantidade certa de ferm. seco, não é tao caro comparando com todos os outros gastos da cerva e tendo em mente q é o ingrediente + importante...

Abraço
 
Em qualquer starter é boa prática utilizar nutrientes.

A grande questão do fermento seco é que ele já vem "gordo", ou seja, basta comprar a quantidade necessária, e ficar despreocupado com oxigenação para a grande maioria dos casos.

Se o cara fizer um starter normal, sem nutrientes e sem oxigenação constante (via stir plate), o que vai ocorrer é que o fermento vai consumir o açúcar, se reproduzir, e gastar suas reservas.

Isso quer dizer que em vez de você ter X bilhões de células gordas, você vai ter 2X células mais magras. Como elas estão mais magras, a oxigenação do mosto onde serão inoculadas terá um papel MUITO mais importante, e como a maioria dos cervejeiros não consegue oxigenar seu mosto nem perto do ideal, isso pode ser uma situação muito pior.

Agora, se você fizer um starter decente, com nutrientes, oxigenação, e ainda por cima inocular num mosto razoavelmente oxigenado (pois com o uso de stir-plate o próprio mosto do starter já vai contribuir bastante), provavelmente terá um resultado tão bom ou melhor que simplesmente usar fermento seco.

Abraço,
 
Blz.
A ideia era utilizar o starter com o stir-plate mesmo.
Mas de qualquer maneira, vejo que o starter para fermento seco acaba aumentando a quantidade de variáveis para o "fracasso". Melhor utilizar ele apenas com a reidratação, que é melhor custo/beneficio

Valeu Tiago e Guenther.
 
a Dr Yeast está produzindo um material para starter que segundo eles não é dme somente, vem enriquecido com "Ácido p-aminobenzóico, Sulfato de amônio, Biotina, Cloreto de cálcio, Pantotenato de
cálcio, Sulfato de cobre, Cloreto férrico, Ácido fólico, Histidina, Sulfato de magnésio, Sulfato de manganês, Metionina, Niacina,
Fosfato de potássio, Piridoxina, Riboflavina, Molibdato de sódio, Triptofano, Maltose, Sulfato de zinco".
Segundo eles graças a essa composição as quantias necessárias de starter são menores, pois nesse meio há todos os nutrientes necessários.
Alguém já utilizou esse produto?
 
Back
Top