Quantidade de levedura para fermentação sob pressão

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

hmteixeira

Active Member
Joined
Jun 6, 2016
Messages
37
Reaction score
29
Pessoal, para os que já se aventuraram na fermentação sob pressão, qual taxa de inoculação é ideal? Como fermentamos em temperaturas mais altas (principalmente lagers), poderíamos usar menos levedura?
 
Pessoal, para os que já se aventuraram na fermentação sob pressão, qual taxa de inoculação é ideal? Como fermentamos em temperaturas mais altas (principalmente lagers), poderíamos usar menos levedura?
Eu uso as mesmas
Se for lager sob pressao e com temperatura elevada, uso igual de ale

Pra ale eu mantenho as mesmas
 
Estou usando a mesma quantidade que usaria sem pressão. Visto que a pressão mais alta teoricamente diminui a reprodução das leveduras. Então acho (apenas acho) que uma coisa (temperatura) compensa a outra (pressão).
 
Sugiro utilizar a faixa de temperatura indicada pelo fabricante da levedura independente do método para não estressar as leveduras.
Ale inicia entre 17 e 18°. E Lagers mais baixas, em torno de 12° (não costumo fazer lager).
Uso 3 pacotinhos de US 05 ou de S04 (dependendo o estilo) para levas de 100 litros.
Já fiz com 2 pacotinhos, mas com 3 tenho uma fermentação mais vigorosa até o final.
Deixo fermentando com airlock até mais ou menos 70% da atenuação total, dai retiro o airlock e fecho o fermentador para daí sim pressurizar
e já ir agregando o CO2 ao líquido. Não tem erro e no final da maturação já está carbonatada.
 
No caso de fermentacao sob pressao usar a temperatura de 12 graus pra lager nao tem o menor sentido, dai é melhor fazer fermentacao normal

Fermentacao sob pressao é uma ferramenta, precisa saber quando e como utilizar
 
Oi Evandro,
Só fiz lager uma vez e foi no balde mesmo.
Você fermenta sob pressão desde o início, faz diferente do que mencionei?
Fala Guaraci

Entendi que voce havia comentado a respeito de lager sobre pressao

Ta completamente correto seu posicionamento sobre a fermentacao, temperatura e pitch rate

É que um dos intuitos de usar a pressão na fermentacao de lager é poder subir a temperatura e obter uma fermentacao limpa tambem, so que bem mais rapida!

Abraço!
 
Guaraci, só para complementar, quando você fermenta sob pressão, bloqueia a saída do gás com uma spunding valve, mantendo o fermentador pressurizado. A válvula controla a pressão dentro do fermentador, evitando que aumente excessivamente (além de risco de explosão do fermentador, acima de 20-25 PSI dizem que as leveduras não aguentam). Isso permite que você aumente temperatura de fermentação (acabei de fazer uma lager a 20ºC que ficou perfeita em duas semanas) sem gerar off-flavors. Mas para isso, lembre-se que você precisa de um fermentador que possa trabalhar pressurizado (post mix, fermentassaurus, Izibeer ou fermentadores em inox pressurizáveis). Não tente fazer no balde que pode dar problema :)
 
Eu tenho feito rampa de pressao e temperatura pra ale e lagger
As minhas de ale tem terminado em 2 bar kkk
 
Sim Teixeira,
Tenho um fermentador de inox que suporta 2 kgf/cm².
Trabalho com pressão de 1 a 1,5 Kgf/cm² no final da fermentação, que no cold crash vai pra faixa esperada dentro da tabela CO2 X Temp.
 
Sim Teixeira,
Tenho um fermentador de inox que suporta 2 kgf/cm².
Trabalho com pressão de 1 a 1,5 Kgf/cm² no final da fermentação, que no cold crash vai pra faixa esperada dentro da tabela CO2 X Temp.

Kkkk porra Guaraci é ninja na fermentacao sob pressao
 
Sim Teixeira,
Tenho um fermentador de inox que suporta 2 kgf/cm².
Trabalho com pressão de 1 a 1,5 Kgf/cm² no final da fermentação, que no cold crash vai pra faixa esperada dentro da tabela CO2 X Temp.
Estamos na mesma então :) Só fiquei preocupado quando vc falou de balde. Vi algumas pessoas tentando fazer fermentação sob pressão em balde com resultados nada agradáveis :)
 
Estamos na mesma então :) Só fiquei preocupado quando vc falou de balde. Vi algumas pessoas tentando fazer fermentação sob pressão em balde com resultados nada agradáveis :)
Pessoal, eu fecho desde o início. Ja fiz com pitch normal e com over pitching. Sempre na temperatura normal de fermentação, as vezes uns 2 graus acima. Particularmente tive resultados melhores com over. Principalmente com Lager.
Se quiserem tem um grupo começando...
Fermentação Pressurizada Homebrew
https://t.me/sobpressaohomebrew
 
Back
Top