Quantidade de high maltose a usar

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

neyestevao

Active Member
Joined
Jul 8, 2013
Messages
30
Reaction score
5
Eu ainda estou com algumas dúvidas sobre a quantidade de high maltose a se usar pra gerar 1 volume de CO2. Cada calculadora na internet é diferente, por exemplo:

neste site aqui (http://hbd.org/brewery/library/YPrimerMH.html), pelo que eu entendi, eu deveria usar 15% mais quantidade de high maltose do que eu usaria com açúcar comum. Então se aproximadamente 4g de açúcar gerariam 1 volume de CO2, eu precisaria de 4,6g de high maltose pra gerar a mesma quantidade.

Mas aí usando a calculadora neste site (http://kotmf.com/beer/2012/priming-sugar-calculator/) diz que eu preciso de 4,02g de corn sugar (é high maltose, certo? pelo menos é o que ta no site da WE) pra gerar 1 volume.

Neste aqui (http://www.northernbrewer.com/priming-sugar-calculator/) precisaria de 4,01g.

Neste aqui (http://www.brewersfriend.com/beer-priming-calculator/) precisaria 4,4g.


Ultimamente estou usando 4,6g como base pra garantir, mas seria bom saber qual é o correto. Alguém sabe uma fonte confiável?
 
O que essas calculadoras chamam de "corn sugar" é monohidrato de dextrose. É um pó de dextrose puro, mas cada molécula tem uma de glicose ligada a uma de água. Então precisa de mais uns 10% por peso porque a precisa incluir a porção da água. Mas o açúcar em si é 100% fermentável. Isso também vale pro açúcar comum, mas como é sacarose anidra não precisa dos 10%.

Eu não consegui achar nenhuma especificação dessa high maltose da WE, mas só o nome indica que não é monohidrato de dextrose, e também que não é 100% maltose. Então precisa saber a porcentagem de carbohidratos fermentáveis por peso, e calcular daí com a referência de 100% sendo a de sacarose.
 
Recebi a ficha técnica da high maltose pela WE, a composição apontada é a seguinte:

Composição aproximada em açúcares (% B.Seca):
Dextrose mín: - máx: 12
Maltose mín: 42 máx: -
Maltotriose mín: 10 máx: -
Outros açúcares mín: 23 máx: 28


Com isso é possível saber a fermentabilidade?
Obrigado.
 
Acho que vai ser por volta de 65%. Na calculadora da Northern Brewer, o valor para DME (all varieties) parece estar usando um valor por ai.
 
Eu ia abrir um novo tópico sobre isso, mas lembrei que já havia feito essa questão antes, vou tentar reescrever ela com o método do cálculo que utilizo pra ver se está correto.

Parece que minhas cervejas não param de criar gás (já considerando depois de fermentar tudo o que tinha, fermentação secundária, etc). Normalmente ali por umas 3 ou 4 semanas elas estão no ponto ideal e depois de um certo tempo elas estão muito mais carbonatadas do que eu gostaria. Utilizo high maltose da WE pra isso. Vou mostrar como eu faço o cálculo pro priming. Usei como referência as informações deste link: http://hbd.org/brewery/library/YPrimerMH.html

Neste link diz que para cada 4g/L de açúcar vai gerar 1 volume de CO2. Então vamos supor que eu queira 2,5 volumes na minha cerveja, eu desconto o CO2 residual (vamos supor que no final da maturação estava a 22ºC só para exemplo), que seria 0,83 vol. Então 2,5 - 0,83 = 1,67 volumes necessários. Multiplicando isso por 4g/L daria 6,68g/L de açúcar para atingir meu objetivo.

Como eu uso high maltose, pelo que eu entendi desta fonte, devo utilizar 15% a mais do que eu usaria com açúcar. Deste modo eu teria que utilizar 7,68 g/L para ter o mesmo resultado. Está certo isso?

Este é o cálculo que eu faço, está correto? Porque depois de um tempo elas ficam muito mais carbonatadas do que eu gostaria/planejei. Eu imaginava que quando acabasse o açúcar iria parar fermentar, ou então fermentar muito lentamente. Ou é assim mesmo que funciona e a cerveja vai carbonatando infinitamente?"

Obrigado.
Ney
 
Back
Top