Qual o Volume ocupado de 1kg de Malte hidratado?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodrigoslr

Well-Known Member
Joined
Sep 8, 2015
Messages
125
Reaction score
22
Pessoal,

Estou fazendo alguns cálculos para montagem de um sistema e gostaria de saber o volume que 1kg de malte hidratado ocupa na panela.

Já consegui alguns valores em sites estrangeiros, mas gostaria de outras opiniões, talvez alguém já fez esse cálculo na prática.

Obrigado
 
Isso irá depender da quantidade de água que pretende usar na brassagem, ou seja, quantos litros de água para cada kilograma de malte.

Se tiveres uma balança e uma proveta, sugiro que faça um teste em pequena escala. Depois é só arrumar as proporções (para 1 kg de malte) e terás uma resposta.

Se fizer este experimento, compartilha o resultado com nós. Se precisar de alguma ajuda nos cálculos, é só chamar.

Abraço.
 
Isso irá depender da quantidade de água que pretende usar na brassagem, ou seja, quantos litros de água para cada kilograma de malte.

Se tiveres uma balança e uma proveta, sugiro que faça um teste em pequena escala. Depois é só arrumar as proporções (para 1 kg de malte) e terás uma resposta.

Se fizer este experimento, compartilha o resultado com nós. Se precisar de alguma ajuda nos cálculos, é só chamar.

Abraço.

Coelho,

Eu não estou brassando pois estou sem equipamento. Então não consigo fazer esse experimento, mas minha dúvida é justamente essa, se alguém já fez essa medição.

E discordo de vc, pois não depende da quantidade de água que usarei na brassagem, pois os grãos possuem uma saturação em relação à absorção de água, Em média é 1litro de água para cada kg, logo, contando que eu coloquei mais de um litro de água para kg de malte( o que todos fazemos de qualquer forma), o malt estará saturado.
 
@rodrigoslr

De modo geral, cada 1kg de malte seco ocupa o volume de aproximadamente 0,8l.
Cada 1kg de malte absorve em torno de 1l de mosto.
Ou seja, depois de encharcado, cada 1kg dele estará ocupando aproximadamente 1,8l de volume.
São valores aproximados.
Era mais ou menos isso?

Abraço!
 
E discordo de vc, pois não depende da quantidade de água que usarei na brassagem, pois os grãos possuem uma saturação em relação à absorção de água.

Perfeito!

De modo geral, cada 1kg de malte seco ocupa o volume de aproximadamente 0,8l.

Tu considera este malte moído ou com o grão inteiro?

Ou seja, depois de encharcado, cada 1kg dele estará ocupando aproximadamente 1,8l de volume.

Esse cálculo é teórico ou prático? Pegunto isso, pensando que caso seja um cálculo teórico (considerando os volumes que tu citou), acho que deve ser levado em consideração a solubilização de certas substâncias do malte, bem como a posterior transformação do amido em açúcares.
 
A noite eu faço o experimento e posto os resultados aqui :D
 
Como eu havia comentado anteriormente, realizei os experimentos. Tudo foi feito em escala pequena para economia de material.

O procedimento que foi realizado seguiu de pesar uma massa de malte e obter o seu respectivo volume. Após isso, o malte foi moído e o seu volume foi medido novamente. Em seguida, foi feita uma mini brassagem utilizando 2,5x a massa de malte em água. A temperatura de brassagem foi de 65 ºC e durou cerca de 1h30 (não fiz teste de iodo nem nada, apenas observei a mudança de aspecto). Finalmente, os grãos foram filtrados e o seu volume medido após a brassagem, bem como a quantidade de mosto obtido e, consequentemente, a quantidade de água que os grãos absorveram.

Vou demonstrar primeiro os resultados que foram obtidos e no final as imagens do processo com os dados utilizados. Para um melhor entendimento eu passei tudo para unidades maiores (litro e kilograma), que são mais usuais.

Volume do malte:
Grão inteiro: 1 kg teve 1,9 L de volume
Grão moído: 1 kg teve 3,0 L de volume
(ao moer o malte aumentou 60% o seu volume)

Após a brassagem...
Volume dos grãos (hidratado e sem o mosto):
1 kg ocupou 1,7 L de volume

Absorção de água pelo malte:
1 kg de malte absorveu 1,2 L de água

Embora não tenha feito o experimento em triplicata ou duplicata para tirar uma média e um desvio padrão, foi tudo feito com todo o cuidado possível.
Espero ter ajudado um pouco com estes resultados. Qualquer dúvida, crítica, sugestão ou comentário são todos bem-vindos.

Seguem abaixo os dados utilizados e as imagens do experimento:

Malte: Pilsen
Massa de malte: 26,5 g
Volume de malte (grão inteiro): 50 mL
Volume de malte (grão moído): 80 mL
Volume de água: 66 mL
Volume de água + malte: 82 mL
Temperatura de sacarificação: 65 ºC
Volume dos grãos após brassagem: 45 mL
Volume de mosto: 32 mL
 

Attachments

  • EXPERIMENTO DE MASSAS E VOLUMES DE BRASSAGEM - GILBERTO COELHO.jpg
    EXPERIMENTO DE MASSAS E VOLUMES DE BRASSAGEM - GILBERTO COELHO.jpg
    247.5 KB · Views: 163
Como eu havia comentado anteriormente, realizei os experimentos. Tudo foi feito em escala pequena para economia de material.

O procedimento que foi realizado seguiu de pesar uma massa de malte e obter o seu respectivo volume. Após isso, o malte foi moído e o seu volume foi medido novamente. Em seguida, foi feita uma mini brassagem utilizando 2,5x a massa de malte em água. A temperatura de brassagem foi de 65 ºC e durou cerca de 1h30 (não fiz teste de iodo nem nada, apenas observei a mudança de aspecto). Finalmente, os grãos foram filtrados e o seu volume medido após a brassagem, bem como a quantidade de mosto obtido e, consequentemente, a quantidade de água que os grãos absorveram.

Vou demonstrar primeiro os resultados que foram obtidos e no final as imagens do processo com os dados utilizados. Para um melhor entendimento eu passei tudo para unidades maiores (litro e kilograma), que são mais usuais.

Volume do malte:
Grão inteiro: 1 kg teve 1,9 L de volume
Grão moído: 1 kg teve 3,0 L de volume
(ao moer o malte aumentou 60% o seu volume)

Após a brassagem...
Volume dos grãos (hidratado e sem o mosto):
1 kg ocupou 1,7 L de volume

Absorção de água pelo malte:
1 kg de malte absorveu 1,2 L de água

Embora não tenha feito o experimento em triplicata ou duplicata para tirar uma média e um desvio padrão, foi tudo feito com todo o cuidado possível.
Espero ter ajudado um pouco com estes resultados. Qualquer dúvida, crítica, sugestão ou comentário são todos bem-vindos.

Seguem abaixo os dados utilizados e as imagens do experimento:

Malte: Pilsen
Massa de malte: 26,5 g
Volume de malte (grão inteiro): 50 mL
Volume de malte (grão moído): 80 mL
Volume de água: 66 mL
Volume de água + malte: 82 mL
Temperatura de sacarificação: 65 ºC
Volume dos grãos após brassagem: 45 mL
Volume de mosto: 32 mL

Legal o experimento.. É mais ou menos isso que relatam em outros experimentos parecidos? acho que o método de moagem também vai influenciar essa absorção

abraço
 
Acho que a informação importante é quanto o malte ocupa de espaço na panela na hora da brassagem, né?

Por exemplo, se eu tenho 10L de água em uma panela, adiciono 4kg de malte, com qual volume ficará. Não é isso?

Fiz esses testes para dimensionar meu equipamento.. faz uns anos.. Cheguei na conclusão que o malte ocupa 0,75L/kg... Ou seja, se em 10L de água adicionares 1kg de malte, terás 10,75L de volume ocupado na panela..

No final das contas, como uma pequena segurança, sugiro fazer essa conta com 0,8L/kg..

Abraço.
 
Legal o experimento.. É mais ou menos isso que relatam em outros experimentos parecidos? acho que o método de moagem também vai influenciar essa absorção

Não vi esse experimento em outro lugar. A única coisa que eu vi é que a absorção pelos grãos é de mais ou menos 1 L a cada 1 kg de malte, enquanto que neste experimento foi obtido 1,2 L/kg.

A moagem que eu fiz não foi muito fina, apenas foi quebrado o grão deixando as cascas inteiras. Ela deve influenciar sim, mas acho que nem tanto assim.

Acho que a informação importante é quanto o malte ocupa de espaço na panela na hora da brassagem, né?

Concordo contigo que é uma informação importante. Porém, o que eu entendi da pergunta inicial do @rodrigoslr, era o quanto que ocupa de volume o malte apenas hidratado, ou seja, sem o mosto.
Mas se a pergunta for em relação a hora da brassagem, com as informações que eu coloquei no fim do post, dá para ver o quando aumenta. Nesse caso, tendo em vista que aumentou 16 mL o volume após colocar 26,5 g de malte na água, isto resulta que cada 1 kg de malte ocupa 0,6 L quando misturado na água.

Acho que agora sim ficou mais completa as informações. Obrigado pela dica @rafaelrick.
 
É, quem não tem cão, caça com gato. Tive que fazer todos os experimentos kkkkk

Resultados do livro são bem parecidos com os que eu obtive.

Deslocamento de volume pelos grãos:
Livro: 0,66 L por kg de grãos
Experimento: 0,6 L por kg de grãos

Absorção de água:
Livro: 1,6 L por kg de grãos
Experimento: 1,2 L por kg de grãos
 
É, quem não tem cão, caça com gato. Tive que fazer todos os experimentos kkkkk

Resultados do livro são bem parecidos com os que eu obtive.

Deslocamento de volume pelos grãos:
Livro: 0,66 L por kg de grãos
Experimento: 0,6 L por kg de grãos

Absorção de água:
Livro: 1,6 L por kg de grãos
Experimento: 1,2 L por kg de grãos

Gilberto,

Estou impressionado com a sua proatividade, esse experimento confirmou os valores que tinha conseguido que são iguais esses da literatura.

Esse tópico ficou completo, literatura e experimento.

Obrigado a todos pelas contribuições.
 
Back
Top