Qual o tamanho dos furos do Voal em microns/mesh?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

NOxREMORSE

Active Member
Joined
Mar 23, 2016
Messages
39
Reaction score
5
Alguém sabe qual a medida em microns/mesh dos furos do voal?

Quero fazer um cesto em malha de inox e gostaria de saber o tamanho dos furos do voal para comparação.

Obrigado.
 
Eu tenho algumas sacolas que o tecido não é voal, e o mesh varia de 80 a 200. Comparando essas sacolas com um pedaço de voal que tenho, eu diria que o voal tem mesh próximo de 200.
 
Tenho impressão de que uma malha fina assim e rígida poderia dificultar um pouco a limpeza, talvez uma malha mais aberta seja mais adequada pro inox.
 
Concordo com o que o colega disse acima sobre a limpeza de malha fina de metal. Eu usaria uma malha de metal no máximo, de mesh 50 (furo de uns 0,3 mm) ou até mesh 30(furo de uns 0,6 mm). Mas aí, talvez não tenha a finalidade de filtragem que está querendo. Já pensou em usar um cesto metálico com furos grandes, é uma sacola de voal dentro do cesto?
 
Porque não usar o mais indicado pelas bibliografias (algo em torno de furos de 2,5mm a cada 4mm) e deixar o malte realizar a filtração?
 
Essa chapa furada é bem mais cara que a malha, que já não é nada barata. Imagina o custo de um cesto feito dessa chapa. Ou ao menos o fundo e alguns centímetros acima dele. E sobre a malha, recentemente fui numa empresa que trabalha com inox e vi uns cestos com essa bem fina - vou perguntar qual medida - que foram até descartadas, tamanha a dificuldade de limpá-las, só não sei depois de quanto tempo/brassagens.
 
Concordo com o que o colega disse acima sobre a limpeza de malha fina de metal. Eu usaria uma malha de metal no máximo, de mesh 50 (furo de uns 0,3 mm) ou até mesh 30(furo de uns 0,6 mm). Mas aí, talvez não tenha a finalidade de filtragem que está querendo. Já pensou em usar um cesto metálico com furos grandes, é uma sacola de voal dentro do cesto?

É o que uso atualmente.

Usei uma bag mesh 200, e ela filtrou muito bem, mas ficou um pouco dificil de trabalhar, pq devido a minha moagem bem fina, deixa filytragem extremamente lenta e não dá pra deixar a bombinh aligada o tempo todo que transborda.

No voal, sem o cesto funciona, mas com o cesto atrapalha a recirculação o suficiente pra transbordar.

Anexo o cesto antigo.

Fiz uma modificação nele e vou testa-lo nesse fds.
 

Attachments

  • IMG-20180214-WA0001.jpg
    IMG-20180214-WA0001.jpg
    176 KB · Views: 23
Porque não usar o mais indicado pelas bibliografias (algo em torno de furos de 2,5mm a cada 4mm) e deixar o malte realizar a filtração?

Porque esse são parametros de moagem tradicional e a mesm ausada em fundo falso.

Gosto do resultado de moagem mais fina, o que inviabiliza nesse caso.

Um cesto mai sfino tb te dá um melhor resultado de na clarificação e menor trub na panela, que pra quem usa cotovelo na torneira, é bem importante um trub menor para um maior aproveitamento da quantidade de mosto na panela.
 
Essa é a foto do cesto depois da modigicação e vou testa-lo nesse fds com voal.

Como faço BIAB Single Vessel e tenho rendimento de 75% sem lavagem, quero manter isso no cesto de inox.

Mesh 200 acho que seria um pouco inviavel no cesto de inox pq vai ser um parto limpar o cesto.

Eu acredito que furos de 1mm pode ser bom, mas ai eu teria que adotar moagem no rolo para poder filtrar tudo, mas estou sem parametro pra comparar com o voal devidoa falta de informação sobre suas medidas.

Pensei em ir atras de empresas qu efabricam o voal, mas não dei muita sorte em achar, só achei revendedores que não sabem me informar.
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2018-04-04 at 09.59.40.jpeg
    WhatsApp Image 2018-04-04 at 09.59.40.jpeg
    134.2 KB · Views: 36
Back
Top