Dry Hop no PostMix

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

KgX

Member
Joined
Feb 16, 2022
Messages
7
Reaction score
4
Location
São Paulo
Alguém já fez um dry hop direto no postmix, usando hop bag de voal, inox ou meia calça ?

Fiz uma BR ALE que ficou bem fraquinho o DH, a Lutra comeu tudo, ficou com pouco aroma do CITRA.
Acho que vou colocar mais uns 3 ou 4g/L no barril, mesmo no dia que for tomar ele, ou um dia antes.

Estava pensando em usar uma meia calça para revestir o hop bag de inox, para evitar de entupir tudo.



1654203660022.png
 
oi, bom dia

eu nunca usei um desse de inox, geralmente eu coloco num saquinho de voil
o saco fica solto dentro do postmix e nunca entupiu nada mas eu tenho a impressao de que nao vale muito a pena nao.. pelo menos pra mim.. o resultado foi mais satisfatorio jogando direto no fermentador

mas vale o teste

so acho que a meia no bagulho ai de inox é demais.. usa um ou outro
 
Eu sempre uso (ensacado pra evitar entupimento, com espaço livre pra maximizar contato) e acho que faz uma baita diferença, deixa o aroma do lúpulo marcante e fresco.
Mas não faria no dia ou mesmo no dia anterior, acho que 3 dias antes do consumo seria o mais indicado.
Abs
 
Eu tenho um desses de inox e sempre dá problema de entupimento, as partes menores do lúpulo acabam passando pela tela.

Acho que a meia calça melhor, não deixa nada escapar e não entope.

Importante deixar bastante espaço dentro da meia calça, o lúpulo aumenta muito de volume dentro da cerveja, e se ficar muito apertado, pode não aproveitar bem o lúpulo.
 
P

Porque isso, Persevalli? Já fez alguma vez tão em cima da hora e deu errado?
Não necessariamente deu errado, Filipe, mas senti bem menos extração. Faz tempo que não leio artigos técnicos sobre isso, mas acredito que tenha relação com a temperatura, uma vez que a cerveja está a -2 a -4c.
 
Não necessariamente deu errado, Filipe, mas senti bem menos extração. Faz tempo que não leio artigos técnicos sobre isso, mas acredito que tenha relação com a temperatura, uma vez que a cerveja está a -2 a -4c.

Legal, estava vendo algo deste tipo também fazer em baixa não tem muita extração.
Meu post mix esta em temperatura ambiente +- 18°, vou fazer o serviço com uma chopeira a gelo.
Bom já já vamos descobrir se vai dar certo, vou fazer esse esquema agora a noite, a meta é tomar esse postmix todo amanhã deve ficar umas 12h em contato até começar a beber e mais uns 4 ou 5 horas até acabar.
 
Eu fiz recentemente 2 dry hopping no postmix e gostei bastante do resultado.
Na primeira vez usei 2 bags (um dentro do outro) pra garantir, mas percebi que não precisava e na segunda vez usei apenas 1 bag.
Mas eu deixei 5 dias as 2 vezes, estava a 0,5 graus.
 
Bacana, Henrique.
Uma coisa que não comentei neste tópico e que sempre faço e não percebo efeitos adversos é deixar o bag no postmix até consumir totalmente a cerveja (~1 mês na maioria dos casos). A ideia é evitar ingresso de oxigênio na retirada do bag. Na colocação esse ingresso é minimizado pois o barril é purgado na sequencia e ainda vazio.
 
Pra mim é a melhor técnica... e o efeito é quase imediato - 30min já aumenta consideravelmente o aroma e sabor de lúpulo. 1 dia é perfeição... fiz a 3 graus. Não tive problema deixando 2 semanas mas senti uma queda expressiva no aroma. Usei 2 sacos de voile. Como não entra oxigênio fica demais de bom...Já fiz também com barril a temperatura ambiente usando chopeira e ficou excelente também...
 
Acabei de fazer, eu ia usar só o bag de inox mas, quando abri a embalagem do Citra vi que estava com bastante pelet moído quase um pó, o cheiro estava incrível.
Foram 2 pacotes de Citra e meio de El Dorado (sobrou da brasagem e estava bem fechado no freezer).
Coloquei por fora do inox uma meia calça para garantir, prendi na tampa do post mix, espumou bastante quando abri a tampa.
Estava em 18°C, agora coloquei novamente na geladeira e setei para 2ºC, deixei o CO2 conectado a 2kg.

Amanhã eu coloco o resultado muito obrigado a todos pela ajuda, espero poder retribuir em breve.
 
Resultado: Deu muito certo, não entupiu, melhorou 100% o aroma e não deu nada de amargor a mais, se tinha algum tipo de defeito na cerveja ele também cobriu. A cada copo parecia que estava com mais aroma de lúpulo, perfeito o cheiro que quando abre o pacote. Farei mais vezes esse tipo de dry hop.

Muito obrigado a todos que comentaram o post, abraço !!!
 
Resultado: Deu muito certo, não entupiu, melhorou 100% o aroma e não deu nada de amargor a mais, se tinha algum tipo de defeito na cerveja ele também cobriu. A cada copo parecia que estava com mais aroma de lúpulo, perfeito o cheiro que quando abre o pacote. Farei mais vezes esse tipo de dry hop.

Não turvou a cerveja muito não? estou querendo experimentar essa técnica.
 
Motivado por esse tópico, fiz isso nesse final de semana em duas cervejas.
Fiz na sexta a noite, para tomar no sábado, com barril a 5ºC.
Em 1h já dava para sentir a diferença, e no outro dia estava delicioso! Não ficou nada de gramíneo ou harsh.
Gostei DEMAIS!

Não turvou a cerveja muito não?
Turvou pra caraio, na hora! kkkkkkkk
Mas acho que vale a pena mesmo assim.
 
Na produção de uma APA, a mesma não ficou com aroma de lúpulo, assim, acabei testando essa técnica, em um barril de 5 litros, na minha chopeira. Como coloquei num encontro da turma, e tinha as duas opções (com e sem DH), a turma deu um feedback bem legal, onde alguns aprovaram muito o uso do DH e outros sentiram um amargor diferente, em relação a cerveja sem DH.
No meu ponto de vista, acho que é bem válido essa técnica.
 
Alguém já uso ferveu o lúpulo em água pura para extrair o aroma e depois lançou na cerveja? Eu li alguma coisa assim a muito tempo, mas não consegui mais encontrar o artigo.
 
Alguém já uso ferveu o lúpulo em água pura para extrair o aroma e depois lançou na cerveja? Eu li alguma coisa assim a muito tempo, mas não consegui mais encontrar o artigo.
Marcelo, vc está se referindo à "destilação" dos óleos responsáveis pelos aromas do lúpulo. Há algumas coisas sobre isso na Internet mas eu nunca apliquei. Também tenho a curiosidade de saber se alguém já usou essa técnica.
 

Latest posts

Back
Top