Qual melhor resultado, priming ou carbonatação forçada?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alexprime

Member
Joined
Aug 5, 2015
Messages
19
Reaction score
2
Fiz 3x carbonatação com CO2, sendo 2x pra tomar no outro dia (10l cada) e outra ficou 5x dias (20l).
Minhas levas são de 20 litros e faço metade priming e CO2.
O resultado do priming sempre a ceva fica melhor.

Minha pergunta é; se fizer uma ceva metade priming e metade CO2 em 7 dias elas podem ficar muito parecidas?

Um cervejeiro experimente consegue distinguir uma ceva feita com priming ou CO2?

Grande abraço
 
Fiz 3x carbonatação com CO2, sendo 2x pra tomar no outro dia (10l cada) e outra ficou 5x dias (20l).
Minhas levas são de 20 litros e faço metade priming e CO2.
O resultado do priming sempre a ceva fica melhor.

Minha pergunta é; se fizer uma ceva metade priming e metade CO2 em 7 dias elas podem ficar muito parecidas?

Um cervejeiro experimente consegue distinguir uma ceva feita com priming ou CO2?

Grande abraço

Fala conterrâneo!

@alexprime na minha percepção quando se realiza primming o gás fica melhor incorporado na cerveja ao contrário da carbonatação forçada que dá uma sensação maior de frescor e corpo mais leve (eu costumo dizer que via primming é "cerveja artesanal" e via cilindro de CO2 é "chopp artesanal").

Eu conseguiria distinguir facilmente um processo do outro caso rolasse um teste cego e olha que nem sou tão experiente assim. Como disse, para mim as diferenças no produto final são bem grandes.

Abraço!
 
Fala

Minha opinião é que vocês não estão carbonatando a cerveja adequadamente com o sistema de CO2.

Alguns estilos se beneficiam do priming a longo prazo, mas dizer que o geral a cerveja com priming é melhor que a com carbonatação forçada pode indicar algum erro no processo de vocês.

Pelo contrário, o priming quando fica com muito fermento em suspensão pode mascarar muito aroma e sabor da breja.
 
Podes crer. Fazia priming e hoje so faço carbonatação. O segredo é o tempo.
O pessoal quer carbonatar com co2 em 3 dias com o velho metodo do "chacoalho", claro que nao vai ficar bom.
Pesquisem sobre ácido carbônico, e tempo de carbonatação com CO2 e vc vai ver pq pra vc o primming parece melhor. O segredo é TEMPO.
Numa cerveja com co2, deixe ela por 2 semana com co2 e vc nao vai notar diferença dela para o priming.
 
Bem isso que o Rins falou: tempo.

Com primming vc deixa a cerveja 15 dias pra carbonatar. Com CO2 vc deixa 3.

A cerveja muda com o tempo, todos nós sabemos.

Uma das grandes vantagens que vejo no CO2 é que consegue-se uma cerveja mais clara: pode-se usar gelatina pra clarificar e, o que sobrar, a pressão, o tempo e a temperatura decantam e não vem para o copo. (não quer dizer que com primming não pode usar gelatina e todas as outras técnicas de clarificação).

Abcs
 
Concordo com as opiniões acima, acho que não estão carbonatando direito com CO2, precisa de tempo principalmente para formação do ácido carbônico.
Além do fato carbonatação que é o evidente, também é possível que vocês não tenham acabado de fermentar bem a cerveja, ou ainda merecia uma arredondada. Digo isso porque certamente a de primming vocês mantém próximo de 20 graus, nessa temperatura a levedura atua muito mais e arredonda sua cerveja durante o tempo de primming que geralmente é um mínimo de duas semanas. Já no CO2 vocês provavelmente mantém refrigerado, então próximo de 0 graus a levedura atua muito pouco e a cerveja de vocês acaba ficando meio "verde".

Então sugiro estudar melhor a carbonatação fordada com co2 e observar essas diferenças no processo.
 
Fala conterrâneo!

@alexprime na minha percepção quando se realiza primming o gás fica melhor incorporado na cerveja ao contrário da carbonatação forçada que dá uma sensação maior de frescor e corpo mais leve (eu costumo dizer que via primming é "cerveja artesanal" e via cilindro de CO2 é "chopp artesanal").

Eu conseguiria distinguir facilmente um processo do outro caso rolasse um teste cego e olha que nem sou tão experiente assim. Como disse, para mim as diferenças no produto final são bem grandes.

Abraço!

Você diz que conseguiria, mas já testou em teste cego com 3 amostras(2 iguais) com uma cerveja que você não conhece ainda? Pessoalmente eu não confio tanto assim na minha habilidade sensorial específica até testar mesmo. Como disseram talvez você esteja usando o CO2 errado, tomando muito cedo... a diferença final não seria o CO2 porque CO2 é CO2, se tiver diferença vem do processo de refermentação.

Você pode chamar... Mas a definição de chopp é cerveja não pasteurizada. E antes disso era uma unidade de medida que se popularizou como um tipo de cerveja. Lá fora é simplesmente "cerveja na torneira" ou até só "cerveja".
 
Eu fiz minha primeira carbonatação forçada e fiz priming numa parte da leva também.

Uma coisa é fato, a diferença no resultado final é bastante notável. Na minha opinião, a maior parte da diferença vem do fermento que ficou na garrafa e se multiplicou através do priming.

A cerveja do post mix é bem mais limpa em sabor. Pelo menos nessa amostra que fiz, gostei bem mais da cerveja com PM.
 
Qualidade da espuma, tem diferença?

Só se fizer algo errado, que na maioria dos casos, é o que acontece. Ou não sabe fazer priming direito, ou não sabe carbonatar forçado direito.

Em relação a gosto, sim, pode (ou não) dar diferença. É preciso lembrar que ha mais coisas envolvidas nisso tudo. Um pequeno exemplo, que é gigante: oxigênio. Priming deixe oxigênio no head-space, que em parte é absorvido pelas leveduras, e outra parte não, que causa uma certa oxidação, a qual tem resultados completamente diferentes dependendo da cerveja.

Já carbonatação forçada, se bem feita, fique com oxigênio residual tendendo a zero dentro do barril por efeito de purga prévia, etc.

Abraço,
 
Meu processo de carbonatação forçada ainda não é 100%, por falta de experiência mesmo.
À vontade de tomar é maior que fazer, então acabo tentando acelerar.
Certeza chegarei um dia próximo do ideal.
As respostas foram excelentes e obrigado a todos
Grande abraço
 
E em relação ao envelhecimento da cerveja depois de envasa em garrafa, acham que tem diferença em relação ao priming?

Pergunto, pois, um amigo me falou que após fazer carbonatação forçada e envasar em garrafas, ele obrigatoriamente tem que manter as garrafas em geladeira, caso contrário em poucos dias elas começam a ficar com gosto estranho.

Eu até hoje só faço priming, e como não tenho espaço sobrando em geladeiras, mantenho as garrafas num quarto escuro, a temperatura ambiente. Já abri garrafas que ficaram mais de 1 ano ali, e estavam ótimas.

Enfim... Existe tal problema da validade ser bem menor quando a carbonatação é forçada????

Obrigado
 
Olá amigo!

Pra mim tem cara que seu amigo está contaminado a cerveja. Após alguns dias de carbonatada, minha cerveja costuma ficar melhor (maturação?). Só percebo mudanças após meses.

Agora, se ele está com um princípio de contaminação e leva a cerveja pra geladeira logo que termina de carbonatar, possivelmente os fungos e bactérias cessam sua atuação.

Abraços!
 
Back
Top