Qual melhor opção de fermentador caseiro com cotrole de temperatura entre 0 - 20 ºc?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

bbhv

Member
Joined
Jul 5, 2016
Messages
22
Reaction score
6
Estou no inicio da minha vida de produção de cerveja artesanal. Estou me inteirando do assunto e já li bastante a respeito.
Pois bem, pelo o que me informei, a principal parte da produção é a fermentação.
Vi que o ideal é fazer um poço no fermentador para medir a temperatura do mosto fermentando e não do ambiente.
Estou na seguinte dúvida e peço gentilmente a ajuda dos colegas do fórum: Qual a melhor maneira de fazer um fermentador com temperatura controlada?
Pensei em comprar um frigobar usado e por um termostato TIC-17 com objetivo de fazer IPA ( fermentação 20 C e maturação a 10C). Acho que ele atinge tais temperaturas. Todavia, um problema surge: quando quiser criar uma lager ( fermentação 10 C e maturaçao abaixo de 5C) a estrutura montada seria também utilizada? esses frigobares chegam a 2-5 C)?
 
Estou no inicio da minha vida de produção de cerveja artesanal. Estou me inteirando do assunto e já li bastante a respeito.
Pois bem, pelo o que me informei, a principal parte da produção é a fermentação.
Vi que o ideal é fazer um poço no fermentador para medir a temperatura do mosto fermentando e não do ambiente.
Estou na seguinte dúvida e peço gentilmente a ajuda dos colegas do fórum: Qual a melhor maneira de fazer um fermentador com temperatura controlada?
Pensei em comprar um frigobar usado e por um termostato TIC-17 com objetivo de fazer IPA ( fermentação 20 C e maturação a 10C). Acho que ele atinge tais temperaturas. Todavia, um problema surge: quando quiser criar uma lager ( fermentação 10 C e maturaçao abaixo de 5C) a estrutura montada seria também utilizada? esses frigobares chegam a 2-5 C)?
Sim, a maioria chega.

Maturação não é "a 10".... maturação é na temperatura que vc quiser.

Normalmente o que se faz logo após a Fermentação Primária e Secundária é deixá-la no frio para que ocorra uma clarificação maior.

Sobre poço termométrico, não é obrigatório. Dá pra usar tranquilamente o sensor colado no fermentador com um isolante térmico em cima.

Abraço,
 
Obrigado pela resposta.
A minha dúvida é a seguinte: Uma geladeira ou frigobar com termostato é a melhor opção para controlar a temperatura na fermentação?
 
Estava vendo uma entrevista com o Chris White, dono da Whitelabs, e ele disse que a geladeira é muito "bruta" no controle de temperatura quando usada isoladamente, disse que, por experiência, o melhor é manter a geladeira em uma temperatura abaixo da temperatura desejada e montar uma manta aquecedora com o controlador para aquecer até a temperatura desejada.
 
Eu uso um freezer horizontal.
Deixo na função refrigerador no máximo e controlo no TIC

Enviado de meu LG-D410 usando Tapatalk
 
Eu uso um freezer horizontal.
Deixo na função refrigerador no máximo e controlo no TIC

Enviado de meu LG-D410 usando Tapatalk
Eu uso frigobar, geladeira, e freezer.... todos funcionam. O segredo é medir a temperatura do líquido direito.. não do ar.

Abraço,
 
Eu uso frigobar, geladeira, e freezer.... todos funcionam. O segredo é medir a temperatura do líquido direito.. não do ar.

Abraço,
O sensor do Tic fica colado no balde.

Enviado de meu LG-D410 usando Tapatalk
 
O sensor do Tic fica colado no balde.

Enviado de meu LG-D410 usando Tapatalk
 
O sensor do Tic fica colado no balde.

Enviado de meu LG-D410 usando Tapatalk
Tem que ficar colado, e COM um isolante térmico espesso por cima, pelo menos uns 2cm de grossura, como um isopor, espuma elastomérica, etc.

Deixar colado e mais nada não adianta.

Abraço,
 
Tem que ficar colado, e COM um isolante térmico espesso por cima, pelo menos uns 2cm de grossura, como um isopor, espuma elastomérica, etc.

Deixar colado e mais nada não adianta.

Abraço,
Eita. Eu só prendo com fita isolante.

Enviado de meu LG-D410 usando Tapatalk
 
Eita. Eu só prendo com fita isolante.

Enviado de meu LG-D410 usando Tapatalk
 
Back
Top