Qual fermento pra saison?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

andrecelarino

Active Member
Joined
May 23, 2014
Messages
40
Reaction score
0
Como vai galera?

Estou bolando uma receita de saison e gostaria de saber se rola usar o fermento s-33 ou se tenho que partir pros líquidos mesmo.

Abraço
 
Cara na minha opinião por mais criatividade que tu tenhas na elaboração da receita esse estilo pede um fermento com certas características, não conheço esse da lallemand mas EU iria num especifico pra saison (independente de seco ou liquido).
Abraço
Bruno
 
Como vai galera?

Estou bolando uma receita de saison e gostaria de saber se rola usar o fermento s-33 ou se tenho que partir pros líquidos mesmo.

Abraço

Só reforçando o que foi dito, escolha um fermento específico. Não sou experiente, Mas uma saison requer um fermento próprio. Em realidade, a receita é bem flexível, Mas o fermento não.
Pode usar o seco que a atenuação é bizarra!
 
O Belle Saison da Lallemand é específico pra saison. Nunca usei mas já vi gente falando que usou e que teve ótimos resultados.



Fiz uma que usei o M27 da Mangrove Jacks, o próprio fabricante anuncia este fermento como adequado para saison.



Obtive excelentes resultados em uma fermentação entre 25 a 29 graus, entre primária e secundária (e sem geração de álcoois superiores e com uma excelente atenuação).
 
O Belle Saison é ótimo para Belgas condimentadas em geral. Sejam Saison, Specialty ou até mesmo Blond Ale. Fermento seco e fácil de encontrar!
 
WYEAST
3724 Belgian Saison (Du Pont): começa rápido, mas precisa de tempo; pode ser utilizado outra levedura ale para auxiliar (neutra), complexo, condimentado e frutado.
21ºC: Condimentado, Bubblegum e levemente acídica
>28ºC: fenólico, frutado, terroso e “funky” (mais interessante)
3726 Farmhouse Ale: Mais banana menos citricidade
3711 French Saison (20ºC e 24ºC): trabalha em temperaturas mais baixas que o 3724, mais vigoroso e atenuante (Bière de Guarde) –Provavelmente o fermento utilizado nas cervejarias americanas por ser menos temperamental. Normalmente vai a 1004/5 e deixa sensação de corpo. “Never quits”!!!
3522 Belgian Ardennes (21ºC a 29ºC)
3725 Biere de Garde (18ºC a 28ºC): Supostamente o Fantôme, fácil de usar e aceita álcool. Terroso em baixas temperaturas.

WHITE LABS
565 Belgian Saison I (DuPont)
566 Belgian Saison II: mais fenólico e frutado
568/570 Belgian Saison Blend: mais “normal”/c/ Bretta
585 Belgian Saison III: acidez e certo frutado, fácil de usar (90% de atenuação)

Bio4 Saison

Lallemand:
Belle Saison (seco): atenua bem e gera cervejas bem secas rapidamente. Menos condimentado e gera bastante enxofre, precisando de tempo de maturação
 
Como funciona o desenvolvimento da temperatura numa fermentação de Saison?

É padrão como na maioria dos outros, começando pelos 18ºC, aumentando no decrescer da atividade, ou aumenta antes, como?

Começar pelos 24ºC não é algo que eu aceite muito bem.
 
Uma abordagem comum é nocular a levedura a 20°C e deixa subir até onde ela quiser.

Interessante. Sem controle mesmo, o controle seria mais pra manter a temperatura assim que ela chega?
 
Valeu galera, tá difícil achar esses fermentos específicos de saison aqui em Campinas.
 
Na Artebrew e no Lamas (ambos em Campinas) está em falta...

Mas tenho 2 pacotinhos em casa e posso vender pela módica quantia de 50,00 cada... BRINCADEIRA!!!:fro:
 
Na Artebrew e no Lamas (ambos em Campinas) está em falta...

Mas tenho 2 pacotinhos em casa e posso vender pela módica quantia de 50,00 cada... BRINCADEIRA!!!:fro:

Aproveita a oportunidade, reproduz eles e vende os frascos. haha
 
Eu ia comprar a receita toda nos Lamas, usando o m27 que o Correa sugeriu, mas assustei quando vi um item 10 reais para retirada na loja, é isso mesmo? Vou lá buscar e ainda pago 10 pila?

Confere?
 
Eh isso mesmo.
Também estranhei. Mas eles tao cobrando essa taxa de retirada. E como se fosse o frete da sede pra loja.

Mais fácil ligar la , perguntar se tem e ir comprar direto. Só encomenda se não tiverem. (Ou vai e monta vc MSM, tem tudo a granel lá).
 
Vou fabricar minha primeira Saison, em homenagem ao aniversário de um ano do meu filho.

Utilizarei o fermento seco BELLE SAISON. Alguém poderia ajudar com dicas do perfil deste fermento?

Pelo site do fabricante (Lallemand), a fermentação primária ocorreria, em média, em 5 (cinco) dias, a temperatura de 17C?!

Não seria mais adequado fazer rampa de temperatura, algo entre 18-24C, mantendo nesta última temperatura, pelo menos, por uma semana?

Quanto à maturação, qual o período médio sugerido para arredondamento? Obs1: na minha receita, as especiarias entrarão apenas na fervura, apenas com um dry hoppping no final da maturação. Obs2: Não tenho pretensão de conseguir caráter azedo na cerveja.

Obrigado!
 
Vou fabricar minha primeira Saison, em homenagem ao aniversário de um ano do meu filho.

Utilizarei o fermento seco BELLE SAISON. Alguém poderia ajudar com dicas do perfil deste fermento?

Pelo site do fabricante (Lallemand), a fermentação primária ocorreria, em média, em 5 (cinco) dias, a temperatura de 17C?!

Não seria mais adequado fazer rampa de temperatura, algo entre 18-24C, mantendo nesta última temperatura, pelo menos, por uma semana?

Quanto à maturação, qual o período médio sugerido para arredondamento? Obs1: na minha receita, as especiarias entrarão apenas na fervura, apenas com um dry hoppping no final da maturação. Obs2: Não tenho pretensão de conseguir caráter azedo na cerveja.

Obrigado!

Oi Erico

Usei este fermento há alguns meses, achei ele extraordinário.

Foi a segunda Saison que fiz, na primeira usei o T-58, mas o resultado do Belle Saison nem se compara, muito melhor.

Cerveja cheirosa e gostosa demais...

Eu não controlei a temperatura, inoculei aí pelos 22ºC e deixei o fermento à vontade. Deixei o balde dentro da geladeira fechada, mas desligada, só para manter a temperatura estável, evitando grandes variações pela queda de temperatura à noite.

O próprio fabricante indica essa abordagem:

• Saison beers are quite unique to brew. During fermentation, cooling is not normally used, allowing temperature of fermentation to increase.

Fiz assim e gostei muito do resultado.
 
Sobraram 5L da brassagem de uma Blonde (OG=1,041).

Como não tinha mais espaço no fermentador principal, coloquei nessa pet de água mineral, taquei 150g de mel fervido com chá de camomila e um pacote de Belle Saison da Danstar que tinha ganhado de brinde num congresso (que misturança, hein?).

Esta semana está um calor de verão em Porto Alegre, perto de 30ºC todos os dias e uns 19ºC à noite (o que, diz o fabricante, não é o ideal, mas está dentro da tolerância do fermento).

Nas primeiras 4h, já estava borbulhando absurdamente... hehehe

Hoje de manhã, pra evitar superaquecimento, deixei o "fermentador" dentro de uma bacia com água e gelo.

Algum palpite, dica? Estou torcendo para o aroma de mel e camomila aparecer discretamente.
abraço a todos!
 

Attachments

  • fermentador 5L.jpg
    fermentador 5L.jpg
    117.6 KB · Views: 141
Tenho uma receita de Saison que fez sucesso por aqui com a galera, com Hibisco na fervura e maturação. O Hibisco é ácido e casa muito bem com o perfil do fermento, ficou com uma ácidez legal, sem exagero, leve e muito cor de rosa, impressiona quem não tá acostumado com as exoeriencias que a gente faz, hahaha. Se quiser eu posto aqui a noite.

Abraço
 
Oi Erico

Usei este fermento há alguns meses, achei ele extraordinário.

Eu não controlei a temperatura, inoculei aí pelos 22ºC e deixei o fermento à vontade. Deixei o balde dentro da geladeira fechada, mas desligada, só para manter a temperatura estável, evitando grandes variações pela queda de temperatura à noite.

O próprio fabricante indica essa abordagem:

• Saison beers are quite unique to brew. During fermentation, cooling is not normally used, allowing temperature of fermentation to increase.

Fiz assim e gostei muito do resultado.

Temperatura ambiente de verão em Nova Friburgo deve ser a de inverno à noite em Volta Redonda :)

Chegou a medir até quanto chegou a temperatura ?
 
Temperatura ambiente de verão em Nova Friburgo deve ser a de inverno à noite em Volta Redonda :)

Chegou a medir até quanto chegou a temperatura ?

Cara, não medi não...

Mas durante o dia no verão aqui é bem quente também, claro que não igual a Volta Redonda.

Acho que o balde dentro da geladeira fechada deve ter chegado a uns 28ºC ou 30ºC fácil.
 
Tenho uma receita de Saison que fez sucesso por aqui com a galera, com Hibisco na fervura e maturação. O Hibisco é ácido e casa muito bem com o perfil do fermento, ficou com uma ácidez legal, sem exagero, leve e muito cor de rosa, impressiona quem não tá acostumado com as exoeriencias que a gente faz, hahaha. Se quiser eu posto aqui a noite.

Abraço

Desenterrando o tópico. Será que daria pra postar a receita se ainda tiver? Quero ter uma ideia de quanto hibisco usar.

Muito obrigado
 
Desenterrando o tópico. Será que daria pra postar a receita se ainda tiver? Quero ter uma ideia de quanto hibisco usar.

Muito obrigado
Procura no canal dele no youtube
Canal Mosturando
Tem um vídeo sobre utilização do hibisco

Não posto aqui porque não estou com acesso ao youtube.
 
Desenterrando o tópico. Será que daria pra postar a receita se ainda tiver? Quero ter uma ideia de quanto hibisco usar.

Muito obrigado
Gobel, fiz uma para 20 litros de cerveja com 50g de hibisco (10 min finais da fervura), adicionei 300g de polpa de maracujá e 300g de polpa de manga (final da primaria). O hibisco encobriu o gosto das polpas (foi muito pouca polpa também), ele ficou presente e a cerveja ficou realmente boa depois de algum tempo de garrafa (usei o belle saison da lallemand), acho que o auge foi uns 3 meses de garrafa.
Se fosse refazer essa receita com hibisco poderia colocar 30g que equivalem à 1,5g de hibisco/litro, adicionei 10 min finais da fervura, recomendo não passar de 2g/litro.
Quanto às polpas, colocaria no minimo 1kg de cada, pois ficaram imperceptíveis.
 
Desenterrando o tópico. Será que daria pra postar a receita se ainda tiver? Quero ter uma ideia de quanto hibisco usar.

Muito obrigado

Eu uso 150g de hibiscos nos últimos 15min de fervura, para 23l. fica bem marcante a presença do hibisco, mas funciona muito bem com uma saison bem seca.
Minha última eu fiz com uma base 60/40 pilsen-trigo, e usei o kveik hornidal. Confesso que o melhor resultado foi o anterior, usando a fermentis be 134.

quanto ao resultado, fica aqui minha página no Instgram
https://www.instagram.com/p/B39vxQYJZjj/
 
Back
Top