Química no post-mix, realmente necessário?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Scaranello

Well-Known Member
Joined
Sep 18, 2013
Messages
230
Reaction score
95
Amigos!

Sei que é um procedimento usual utilizar produtos a base de percabonato pra limpeza pesada de post mix.

Mas e se conseguir uma boa limpeza apenas com água e sabão e muito enxágue? Der uma boa inspecionada no interior, se tiver tudo certo, sanitizar com ácido peracético e mandar a cerva.

Se quiser tirar algum odor de dentro do post mix, dá pra deixar de molho com solução de vinagre? ou vai impregnar o cheiro de vinagre?

O que vcs dizem?
 
Amigos!

Sei que é um procedimento usual utilizar produtos a base de percabonato pra limpeza pesada de post mix.

Mas e se conseguir uma boa limpeza apenas com água e sabão e muito enxágue? Der uma boa inspecionada no interior, se tiver tudo certo, sanitizar com ácido peracético e mandar a cerva.

Se quiser tirar algum odor de dentro do post mix, dá pra deixar de molho com solução de vinagre? ou vai impregnar o cheiro de vinagre?

O que vcs dizem?

Pode usar muita coisa no postmix, menos cloro, porque é inox. Igual Keg normal. Uma vantagem do postmix é que dá pra colocar o braço e fazer limpeza mecânica. Vc não precisa, necessariamente, utilizar produtos quimicos pesados.

Abraço
 
Obrigado pela resposta Tiago!

Não sou contra ficar usando produtos químicos. Porém, fico lendo muita coisa nos fóruns nacionais e norte americanos e me parece que o pessoal é fissurado por Oxiclean. E não só quando "recebem" o post-mix nojento na primeira vez, me parece que a cada 1 ou duas levas... deixam a noite toda de molho com isso, toda a vez. Fico pensando se não é exagero, pelo simples fato que você comentou que é possível enfiar a mão e limpar bem com uma esponja.
 
Cara, na real, podes fazer como tu achar melhor.

Nesses casos, na minha opinião, o importante é tu confiares 100% que está tudo limpo, independente da maneira que tu limpe.

Abraço,
 
Obrigado pela resposta Tiago!

Não sou contra ficar usando produtos químicos. Porém, fico lendo muita coisa nos fóruns nacionais e norte americanos e me parece que o pessoal é fissurado por Oxiclean. E não só quando "recebem" o post-mix nojento na primeira vez, me parece que a cada 1 ou duas levas... deixam a noite toda de molho com isso, toda a vez. Fico pensando se não é exagero, pelo simples fato que você comentou que é possível enfiar a mão e limpar bem com uma esponja.

Cara, também não sou contra, mas necessário não é...

As vantagens do produto químico sobre a limpeza mecânica, é que o químico as vezes pode chegar onde a mão não consegue e quando a sujeira é muito pesada, que precisaria esfregar demais. O produto pode fazer isso sem esforço pra vc...

Exemplo disso é o barril keg, ou mesmo o postmix, se vc deseja limpar o tubo sifão e os conectores por dentro sem removê-los. Ainda assim, é sempre mais seguro remover eles pra realizar a limpeza, já que é mais difícil manter essas partes em contato de forma uniforme e prolongada.

Já a desvantagem do uso de produto químico é que vc acaba gastando, obviamente, o produto mas também mais água, pra realizar os enxagues necessários.

Pra limpeza química uso soda caustica com água quente, fazendo enxague quente também. O oxiclean não conheço.

Abraço
 
No Ehow tem a receita, pra economizar na compra do produto.:

-bicarbonato de sódio + peróxido de hidrogênio.
Utilize duas colheres de sopa de carbonato de sódio para uma xícara de peróxido.
-Coloque num borrifador e espere um dia pra usar. Ai é só agitar antes.

Pelo que entendi ele tem uma função bem parecida do Vanish (percarbonato de sódio) e é usado pra tirar manchas de roupas.
 
Back
Top