Proteína Coagulada no Fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Cipriani

Well-Known Member
Joined
Nov 27, 2014
Messages
190
Reaction score
40
Usei meia pastilha de whirfloc numa leva de 15 litros no fermentador. Minha intenção era levar para fermentar um mosto bem limpo.

Joguei a pastilha faltando cinco minutos. Desliguei o fog0. Whirpool a quente. Chiller para resfriar. Cerca de 15/20 minutos t=30 C.

Após o resfriamento apareceram muitos coágulos de proteína, como se fossem "carne de soja". Com o tempo foram sedimentando. O problema é que da metade do mosto para baixo estava cheio desses coágulos. Com a trasfega para o balde esses coágulos desmancharam e eram sugados pelo sifão.

Agora tenho vários desses coágulos boiando no fermentador. Será que quando baixar a temperatura para clarificação esses coágulos vão sedimentar?

Outra pergunta vale a pena usar whirfloc?
 
Acredito que decantaram mais com a temperatura menor.
E quanto ao uso do Whirfloc, ainda não usei.
 
Usei meia pastilha de whirfloc numa leva de 15 litros no fermentador. Minha intenção era levar para fermentar um mosto bem limpo.

Joguei a pastilha faltando cinco minutos. Desliguei o fog0. Whirpool a quente. Chiller para resfriar. Cerca de 15/20 minutos t=30 C.

Após o resfriamento apareceram muitos coágulos de proteína, como se fossem "carne de soja". Com o tempo foram sedimentando. O problema é que da metade do mosto para baixo estava cheio desses coágulos. Com a trasfega para o balde esses coágulos desmancharam e eram sugados pelo sifão.

Agora tenho vários desses coágulos boiando no fermentador. Será que quando baixar a temperatura para clarificação esses coágulos vão sedimentar?

Outra pergunta vale a pena usar whirfloc?

Boiando? Posso estar bem enganado, e que alguem me corrija, mas o brak material (cold break e hot break) que possam eventualmente ir pro fermentador decantam sempre, da mesma forma como decantam na panela.

Talvez vc esteja confundindo com flocos de levedura.

Abraço
 
Olá Tiago.

Dá uma olhada nessa discussão no homebrew americano. Veja a foto no primeiro post:

http://www.homebrewtalk.com/showthread.php?t=275198

Acho que é proteína, pois possui a mesma aparência que os coágulos formados depois de ter baixado a temperatura do mosto. Inicialmente eles começaram a decantar na panela, mas aqueles que passaram para o balde ficaram boiando, principalmente depois que começou a fermentação e aumentou a pressão interna.
 
@Cipriani, uma vez tive que interromper o resfriamento e acelerar a transfega do mosto para o fermentador, que botei na geladeira até chegar na temperatura de inoculação do fermento.

Nem tive tempo de deixar os 20 minutos de repouso após o whirpool e botei o fermentador na geladeira com o mosto com mais de 40 graus. Eu também havia usado whirfloc e quando abri a tampa do fermentador horas depois pra despejar o fermento, fiquei impressionado com essa coagulação de proteína. A maioria era pra ter ficado na panela.

Mesmo assim despejei o fermento. Tirei algumas dúvidas com amigos que confirmaram que decantaria e realmente tudo decantou. Mas por segurança, após a fermentação terminar, comecei o processo de clarificação e deixei uma semana a 0,5 grau, clarifiquei com gelatina e deixei mais uma semana nessa mesma temperatura. Era uma Wit e nem era a ideia deixá-la cristalina mas fiz o processo justamente por causa desse excesso de proteína que mandei pro fermentador. Eu mandei muita mesmo.

No final das contas não mandei nada disso pra garrafa e "foi tranquilo".
 
É pois é, minha dúvida é se a gelatina seria capaz de mandar toda essa proteína para o fundo.
 
Vai mandar sim, fica tranquilo.

Só se atente ao fato de que se for fazer primming o tempo de carbonatação será mais longo.
 
Cipriani, no meu caso era muita proteína e foi tudo pro fundo, ainda mais com a ajuda da gelatina. Como já disse, era uma wit, que nem era pra ser cristalina, mas acabou ficando, a clarificação a frio + gelatina funcionou totalmente.

E pra garantir, não usei a torneira do fermentador pra transferir para o balde com primming, usei auto sifão. aconteceu como o Ipera falou, demorou mais pra carbonatar, mas no final a cerveja foi bem aproveitada, rs.
 
Valeu pessoal.

Na minha próxima leva acho que não vou usar o whirfloc. Para ser sincero estou meio preocupado com tanta coagulação e a possível ausência de proteína de cadeias menores para auxiliar na retenção da espuma. Tem fundamento essa minha preocupação?
 
Valeu pessoal.

Na minha próxima leva acho que não vou usar o whirfloc. Para ser sincero estou meio preocupado com tanta coagulação e a possível ausência de proteína de cadeias menores para auxiliar na retenção da espuma. Tem fundamento essa minha preocupação?
Não.

Sempre vai ter proteína suficiente utilizando maltes totalmente modificados (99% do que usamos), independente se usar ou não whirlfloc. Retenção de espuma tem mais a ver com tipo de proteínas geradas.

Abraço,
 
Back
Top