Proposta da minha witbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fdamata

Well-Known Member
Joined
Dec 16, 2013
Messages
520
Reaction score
53
Pessoal, depois de muito ler e perguntar, gostaria que vcs criticassem a minha proposta de witbier. A brassagem será amanha.

SDS,

Fabiano da Mata

uploadfromtaptalk1396606263445.jpg
 
Fabiano, o lúpulo Magnum não vai ficar muito destacado, tanto no amargor como no aroma? Não seria melhor trabalhar com algum lúpulo menos "presente" (East Kent Goldings ou Saphir), já que nas wits o lúpulo é tradicionalmente menos acentuado?

Pergunto isso pois também estou querendo brassar uma wit no próximo fds e, tirando o lúpulo, nossas receitas estão muito parecidas.
 
Eu tenho também o Tradiction, sera que seria melhor? No momento tenho apenas esses dois disponíveis.
 
Eu nunca usei o Tradition e não sei das suas características de aroma. Mas, só de olhar a % de aa, eu iria com ele ao invés do Magnum, pra você não ter de comprar outro e poder usar o que já tem em estoque.

Pra você ter uma idéia, eu usei o Magnum em uma IPA uma vez... É um lúpulo delicioso, mas acho que não cairia bem para uma wit.

O aroma da wit virá basicamente da levedura e das especiarias que você vai usar.
 
Cara, o Magnun é um dos lupulos mais neutros que tem, pode usar sem medo. Mas pode tirar essa adição final, Magnun pra aroma não tem efeito nenhum. Eu particularmente gosto de usar o Perle para cervejas de trigo, mas o Magnun serve, assim como o Tradition também deve servir. A grande sacada é usar lupulos sem muito perfil, o mais neutro possivel.

Abraço!
 
Mas André, o Magnum não deixaria a wit muito mais amarga do que deveria, nessa quantidade descrita na receita, sendo adicionado no início da fervura?
 
marcelosartori a quantidade que esta sendo adicionada de lupulo é muito pequena o que importa é o IBU final que no caso é 12,6 IBUS que alias é BEM baixo, uma witbier deve ter de 10 a 20 IBUS.
Witbier não precisa de lupulo pra aroma, nem é indicado.

Texto do BJCP:

"Aroma: Dulçor moderado (frequentemente com leves notas de mel
e/ou baunilha) com suaves aromáticos de grãos e especiarias do trigo,
frequentemente com um pouco de acidez. Moderado perfume de
coentro, muitas vezes com notas complexas de ervas, especiarias ou
apimentadas em segundo plano. Moderado aroma frutado cítrico de
laranja. Suave aroma de especiarias e ervas proveniente dos lúpulos é
opcional, mas nunca deve dominar as outras características. Sem
diacetil. Aromas vegetais similares a aipo, tempero verde ou presunto
são inapropriados. Especiarias devem se misturar aos aromas
frutados, florais e doces, não devendo ser excessivamente fortes."
 
Certo! Como eu não coloquei a receita no BS pra fazer as contas, achei que essa quantidade de Magnum fosse suficiente para amargar demais a wit, por isso sugeri a troca.

Minha experiência com esse lúpulo foi exatamente para conferir amargor a uma leva de IPA de 5L, por isso eu já tinha automaticamente associado uma coisa à outra.
 
Marcelo, na Brew Sheet que o Fabiano mandou tinha marcado os IBU's finais olha lá pra vc ver.

Outra coisa, dica pra você. O Magnun é lupulo de amargor pau pra toda obra, vc não usou errado. Mas em IPA, o aroma é necessário, caracteristica que o Magnun não tem. Experimente usar lupulos de amargor mais impactantes, como Columbus, Galaxy, Fuggles, etc (depende se a IPA será americana ou inglesa).

Abraço!
 
André, você tem razão, não tinha atentado para os IBUs na brew sheet.

E sobre o Magnum, eu usei ele associado ao Fuggles nessa receita de IPA que eu comentei. Exatamente pra ter um aroma mais pronunciado.
 
Back
Top