Projeto iniciante

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Feb 17, 2018
Messages
9
Reaction score
0
Boas...
Antes de mais depois de 2 meses de leitura e muitos videos achei que este forum o melhor. (PARABENS)
Projeto tudo novo... (tudo artesanal)

(Depois de dois meses de leitura e centenas de videos)

Só começo a fazer depois de tudo TUDO montado

3 panelas (3 barris cerveja inox)
3 resistencias 5500w
1 ou 2 fermentadores (20 ou 40)
1 bomba recirculacao 220v
1 chiler 15mts 15mm
1 congelador

Abri este topico com intenção de relatar todo o processo e espero que ajude outros e que me ajudem os mais experientes.

Dito isto tenho a primeira duvida..

Os barris não é problema,mas aqui em portugal existem barris nus e revestidos, dado que vou usar resistencia electrica gostava que me dessem a opinião de qual seria melhor????
 
Não há necessidade de usar 3 resistências de 5k, apenas na de fervura as outras duas pode ser menos pq não vai necessitar ferver.
Os barris são revestidos de que?

André Wenderosck
 
Boa tarde Wenderosck...
Obrigado pela dica das resistencias...

Os barris são revestidos com um plastico borrachoso.
 
Então sem saber exatamente que tipo de material e esse revestimento, Vai com os barril comum. Se quiser depois vc reveste os de água quente e de mostura com manta térmica.

André Wenderosck
 
Desculpem, mas nesta fase das compras as duvidas são mais que muitas...

Nao procuro nada muito automatizado, mas o control de temperatura preocupa-me...
Sem ter de comprar arduuno não posso comprar um botao de aumentar e baixar a temperatura das resistencias semter de recorrer ao arduino???
 
Desculpem, mas nesta fase das compras as duvidas são mais que muitas...

Nao procuro nada muito automatizado, mas o control de temperatura preocupa-me...
Sem ter de comprar arduuno não posso comprar um botao de aumentar e baixar a temperatura das resistencias semter de recorrer ao arduino???

Talvez o que você queira dizer é a respeito de um dimmer. Dimmer é um aparelho que regula a potência da resistência. Com ele você pode deixá-la mais ou menos potente, entretanto sem conseguir regular automaticamente a temperatura.

Caso precise de um aparelho que você configure uma temperatura e ele mantenha essa temperatura pra você, use um controlador PID, como o amigo ali em cima falou, ou um arduíno.

O arduíno ainda tem a vantagem de poder configurar a receita e ele faz toda a parte de temperaturas automaticamente.
 
Pergunta de idiota...
com um controlador pid, controla a resistencia on/off ou vai dando mais/menos potencia à resistencia??
 
Pergunta de idiota...
com um controlador pid, controla a resistencia on/off ou vai dando mais/menos potencia à resistencia??

Bom dia Luis!
Seja bem vindo ao forum.

O PID vai dando pulsos regulando a temperatura a medida que vai chegando próximo da temperatura "alvo". Ele não chega e desligar a resistência complemente.

Sobre os barris, eu optaria pelos sem revestimento, por ser mais fácil para limpar.

Casado
 
Obrigado a todos pela ajuda inicial quie me estão a dar (que é muita)... espero e peço paciencia pois nunca estive envolvido neste tipo de projecto...
disto isto cá vai mais uma pergunta...
sobre o purificador de agua o que é mais aconsselhavel a comprar???
 
Obrigado a todos pela ajuda inicial quie me estão a dar (que é muita)... espero e peço paciencia pois nunca estive envolvido neste tipo de projecto...
disto isto cá vai mais uma pergunta...
sobre o purificador de agua o que é mais aconsselhavel a comprar???

Luis,
Seria interessante ter uma ideia de como é água que você deve usar, talvez a água dai seja um tanto diferente das nossas.
O principal problema que nos temos aqui é com o cloro, para resolver isso usamos filtros com carvão ativado, mas dependendo da fonte da sua água não precisa se preocupar com isso.
 
Vou ver as quatidades que tenho... e o PH???
Quantidades de minerais e ph da água só é relevante quando e "se" vc for fazer manipulação dela.
A única coisa que NÃO pode ter na água e cloro pq é percursor de clorofenol, que é um offlavor.
Na verdade até pode ter mais em quantidades muito muito pequenas.
O mais seguro e remover todo o cloro.

André Wenderosck
 
O que possua o maior índice de remoção de cloro, de preferência 100%

André Wenderosck
 
Pensando somente no cloro e algumas impurezas, esse aki resolve tranquilo.


Filtro 3M Aqualar AP200

BlobServlet


INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
Cores disponíveis: Branco e transparente
Aprovado pelo INMETRO: De acordo com a Norma 16098 da ABNT
Retenção de particulado (classificação INMETRO): Retém, em pelo menos 85%, as partículas presentes na água com diâmetro entre 15 e 30 micra (Classe D)
Retenção de Cloro (classificação INMETRO): Aprovado, reduz em pelo menos 75% a concentração de cloro livre disponível
Controle microbiológico: Sim
Vida útil nominal: 2500 L (troca de refil recomendada a cada 6 meses)
Vazão máxima: 680 litros/hora
Faixa de temperatura de trabalho: 4°C a 38°C
Pressão máxima suportada: 700 kPa (70 m.c.a= metro por coluna d'água).
Perda de carga do filtro: 200 kPa (20 m.c.a= metro por coluna d'água).
Dimensões aprox. do produto (L x A x P): 11,5 x 19,0 x 20,0 cm.
Dimensões aprox. com embalagem (L x A x P): 23 x 29 x 12,3 cm.
Peso aprox. do produto: 985 gramas
MATERIAL:
Componentes do elemento filtrante (refil): Celulose/ Carvão Ativado com Prata Coloidal
Corpo do filtro: Polipropileno e SAN (para o modelo transparente)

*INMETRO é o órgão regulador de produtos industriais no Brasil.
 
Back
Top