Projeto de chiller usando um gelágua/bebedouro?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RodrigoCampos

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
159
Reaction score
110
Alguém já viu algum projeto de chiller usando um compressor e ventilador de gelágua junto com um chiller de cobre para fazer o resfriamento da cerveja? Usaria meu chiller de cobre dentro do mosto quente e ligaria o aparelho na eletricidade. O gás refrigerante dentro do chiller faria o resfriamento. Vi alguns comentários de que não seria boa idéia colocar o chiller com gás refrigerante dentro do mosto muito quente!

Gostaria de tentar fazer algo parecido mas estou com dúvida se realmente consegue funcionar melhor que um chiller de placas, se vale a pena o custo considerando a velocidade que ele iria resfriar o mosto.

Agradeço a ajuda de alguém que já tenha tentado algo parecido.

Só lembrando que minhas levas são de 20 litros. Tenho que construir algo que caiba na minha panela de 30 litros. O chiller de cobre eu já tenho, bastaria comprar o compresor e ventilador para montar o equipamento.
 
Olá amigo. Cara, eu sempre fui incomodado com a história de ter que jogar fora um monte de água. Até que vi e conversei com o Alexandre Guimarães (carioca que mora em Brasília) e fez uma "engenhoca" com as características que vc quer. Funcionou! A que eu fiz foi aproveitando a ideia dele: seguinte : 2 cadeirões (número 50 e 45) um dentro do outro. Enrolei 30 metros de serpentina de cobre por fora do caldeirão MENOR, fizemos os furos bem embaixo na lateral do caldeirão MAIOR e coloquei o menor dentro do maior. Completei com espuma de expansiva (poliuretano). E chamei levei p uma oficina de Refrigeraçao p fazer as conexões com o compressor de geladeira, cooler etc e carga de gás. Ficou bom, mas Ainda passível de melhoras. O que fiz: consegui outro conjunto refrigenrante só que agora de freezer e montei uma serpentina Tb de cobre dentro do caldeirão menor com gás e tudo. É como se tivesse 2 geladeira nestes caldeirões. Pois bem, costumo tirar o mosto quente a 78- 80 graus e passar direto pra o caldeirão (previamente ligado) a -10*C , e não tive problemas pq o mosto tá quente em contato com o cobre muito gelado. Tem que mexer um pouco pr q não se forme cristais de gelo Entre as curvas da serpentina, em pouco tempo tenho um mosto a 15 graus. No ponto de passar pro fermentador e ser inoculado a levedura. Adaptei uma válvula tipo as de pia de inox no fundo do caldeirões (que atravessa os 2) a uma torneira.
 
Eu estou montando um sistema com bebedouro de água, mas para o processo de fermentação e maturação. Acho que não dá certo utilizar esse tipo de sistema para resfriar o mosto diretamente, pois a potência de um sistema de refrigeração de bebedouro, ou mesmo de uma geladeira de pequeno porte, é pequena.
Por exemplo, para resfriar 20 litros de cerveja de 100 ºC até 20 ºC em 30 minutos, o seu equipamento tem que ter uma potência de resfriamento de uns 3,7 kW. Isso é um pouco mais que a capacidade de um split de 12.000 BTU/h.
Para utilizar um sistema de refrigeração de pequeno porte, do jeito que você pretende, você teria que acumular "frio", isto é, primeiramente produzir uma quantidade de água ou outro fluido mais frio, e depois usar esse fluido mais frio para resfriar sua cerveja. Com cerca de 110 L de água a 1ºC, você consegue resfriar cerca de 20 L de cerveja entre 100 ºC e 20 ºC (o tempo que isso vai levar, depederá das características do seu trocador de calor). Para obter 110 L de água a 1ºC, partindo de água a 25 ºC, e usando um sistema com uns 400 W de potência (geladeira de pequeno porte, bebedouro provavelmente, tem potência menor que isso), você precisaria de umas 8 horas, no mínimo.
 
Eu estou montando um sistema com bebedouro de água, mas para o processo de fermentação e maturação. Acho que não dá certo utilizar esse tipo de sistema para resfriar o mosto diretamente, pois a potência de um sistema de refrigeração de bebedouro, ou mesmo de uma geladeira de pequeno porte, é pequena.
Por exemplo, para resfriar 20 litros de cerveja de 100 ºC até 20 ºC em 30 minutos, o seu equipamento tem que ter uma potência de resfriamento de uns 3,7 kW. Isso é um pouco mais que a capacidade de um split de 12.000 BTU/h.
Para utilizar um sistema de refrigeração de pequeno porte, do jeito que você pretende, você teria que acumular "frio", isto é, primeiramente produzir uma quantidade de água ou outro fluido mais frio, e depois usar esse fluido mais frio para resfriar sua cerveja. Com cerca de 110 L de água a 1ºC, você consegue resfriar cerca de 20 L de cerveja entre 100 ºC e 20 ºC (o tempo que isso vai levar, depederá das características do seu trocador de calor). Para obter 110 L de água a 1ºC, partindo de água a 25 ºC, e usando um sistema com uns 400 W de potência (geladeira de pequeno porte, bebedouro provavelmente, tem potência menor que isso), você precisaria de umas 8 horas, no mínimo.
Boa noite NH3, não tinha visto seu post antes e acabei fazendo algo muito parecido. Usando um Gelágua de banco de glicol (+ ou - 3 litros). O que eu montei circula o líquido refrigerante por uma serpentina de alumínio dentro da cerveja que está fermentando. achei a eficiência muito boa, consigo controlar a temperatura com décimos de grau. Meu fermentador é um botijão térmico de 12 litros (minhas levas são bem pequenas). Mas percebi que ele tem capacidade par mais de um desses fermentadores (acredito que até uns 3 seja possível).

Também criei um sistema controlador pela internet, onde consigo controlar as temperaturas de qualquer lugar por um app no celular. Ainda estou fazendo os ajustes finos no código, mas est´´a funcionando muito bem.

Você criou algum sistema para aquecimento? Como o meu fermentador tem um isolamento térmico muito eficiente, após o fim da fermentação ele tem mais dificuldade de atingir as temperaturas para o descanso de diacetil. Estou pensando em usar um bloco de alumínio com uma célula peltier para o aquecimento, assim consigo um ajuste fino da temperatura.

Qual a capacidade do seu sistema? Como seu post é bem antigo, imagino que já tenha enfrentado alguns problemas. Alguma dica para um iniciante?

Obrigado!

PS: concordo com você, pela minha experiência seeria muito difícil utilizar uma unidade dessas para resfriar o mosto quente. Mesmo com o mosto em 20º ele demora a chegar em 7º para uma Lager (por exemplo)...
 

Latest posts

Back
Top