Projeto ardbir

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Novas placas para o Adbir.
O primeiro protótipo tinha alguns erros, desmontei ele e resolvi fazer tudo modular pois fica mais fácil colocar em vários tipos de gabinete. Há o fato tbm de agora praticamente o circuito ser aplicável em outros tipos de controle, que já estão sendo trabalhados, tipo o da geladeira. :D



Caraca!!!! Top demais


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Moutinho, você sabe onde eu encontraria o arquivo GERBER dessa placa? Quero eu mesmo confeccionar essa placa para fabricar o meu Ardbir, mas para confecção me informaram que precisaria desse tipo de arquivo para que a máquina consiga fazer a compatibilização das duas faces da placa.
 
Olá pessoal,

Sou novo aqui no fórum, estou procurando informações sobre a parte do projeto de potência, alguém pode me indicar?
 
Pessoal, quando o ardbir aciona minha resistência, a rotação da bomba diminui.

Isso é normal? Pode prejudicar a bomba? É possível corrigir?

Minha resistência é de 5.000w e minha bomba é uma Chugger classic. Tudo 220v.
 
Pessoal, estou com um problema interessante na montagem do sistema...
Quando ligo a bomba e a resistencia em conjunto,
A bomba diminui sua forca (reducao da potencia). Alguem tem alguma sugestao? Sistema 220V / dois reles fotek ssr.
A amperagem total eata dimensionada para o djuntor

Estou exatamente com o mesmo problema. Sistema parecido com seu e com todos os fios e disjuntor dimensionados corretamente. 220v tb.

Você conseguiu resolver? Ou seguiu utilizando assim mesmo sem problemas?
 
Boa noite galera, sou meu novo no ramo do arduino, tive uma matéria sobre isso semestre passado e me interessei pelo projeto do Ardbir, mas como sou leigo estou com bastante dificuldades de achar as informações precisas sobre como montar, gostaria de montar eu mesmo, mas vi que precisa de uma pcb, ai essa eu compraria, de resto eu pretendia comprar no aliexpress e montar eu mesmo. Se alguém poder me dar uma luz.

Abraços
 
Boa noite galera, sou meu novo no ramo do arduino, tive uma matéria sobre isso semestre passado e me interessei pelo projeto do Ardbir, mas como sou leigo estou com bastante dificuldades de achar as informações precisas sobre como montar, gostaria de montar eu mesmo, mas vi que precisa de uma pcb, ai essa eu compraria, de resto eu pretendia comprar no aliexpress e montar eu mesmo. Se alguém poder me dar uma luz.

Abraços

Olá luiskoschnik!

Antes de iniciar o projeto de uma olhada no projeto do BrewmanicEx. Eu fix upgrade do meu Ardbir para este que utiliza todas as características do Ardbir mas com mais recursos; acesso WiFi, Interface Web, log das brassagens é bem interessante!

https://github.com/vitotai/BrewManiacEsp8266

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=410196

Para o Open Ardbir tem bastante informação desde o começo deste forum e antes discutimos neste:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403150&page=30

Os links estão desatualizados!

Saudações
 
Pessoal se me permitem gostaria de aproveitar o tópico para pedir uma ajuda! Meu ardbir resolver dar problema no meio de uma brassagem, quando ligo na energia a resistencia liga e não desliga mais. A tela ficou quadriculada e a bomba parou.
Pra resolver o problema da resistência sei que tenho que trocar um componente da placa, mas não sei como resolver a questão da bomba e nem do lcd! O fusivel da bomba não queimou! Alguém que tenha experiencia pra dar uma luz?
 
Imagem de como ficou a tela.
 

Attachments

  • WP_20170924_001[1].jpg
    WP_20170924_001[1].jpg
    117 KB · Views: 94
Em geral quando a resistência liga e não desliga mais o problema é no relé de estado sólido que queimou e fica ligado interruptamente. Isso acontece principalmente com aqueles Fotek falsificados.

Para o problema do LCD pode ser simplesmente um mau contato. Cheque todos os cabos novamente (com ele desligado) e ligue novamente. Ou talvez a sua placa ardbir é que pode estar com problema também.
 
Pessoal,
alguém já alterou o código para suportar um sensor de nível?
Estou alterando e fazendo testes, mas gostaria de saber se alguém já o fez....
 
Amigos tem um componente da placa que nao consigo achar potenciômetro CA9V 10k
alguém sabe onde acho pra comprar ou algum pra substituir
 
Amigos tem um componente da placa que nao consigo achar potenciômetro CA9V 10k
alguém sabe onde acho pra comprar ou algum pra substituir



Pode comprar qualquer trimpot horizontal de 10k, entorta as pernas dele pra encaixar na placa ou corrige a placa pro encapsulamento certo antes de corroer.
Esse potenciômetro é para ajustar o contraste do LCD.

Link de um exemplo:
http://loja.multcomercial.com.br/trimpot-horizontal-1-volta-3386f-10k.html


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Vamos lá novamente.

3ª Tentativa. :)

Devido a um errinho besta no projeto que me custou um longo tempo de desanimo e abandono do projeto, mas resolvi pega-lo de novo e assim finaliza-lo, com uma ideia um pouco diferente dessa vez.
Resolvi fazer modular, o SSR vai ficar numa caixa separada.
Vou preparar essa placa, montá-la e passar na mão de uma amigo programador parceiro de brasagens, e espero que logo estejamos utilizando. srsrsrs
 
Pessoal, estou montando um novo set single vessel.
Vou usar o ardbir, mas tenho, a principio 2 dúvidas:
1 - Qual seriam os sensores de temperatura compatíveis?
2 - Onde/como vocês fazem/compram/instalam o poço termométrico?
Grande abraço!
 
Bom dia mestres cervejeiros e mestres em eletronica. Montei meu ArdBir utilizando uma PCB DanielXan, utilizo um SSR de 75A para Resistencia de 5000W e outro SSR de 45a para acionamento da bomba. Tive problemas em carregar o programa no arduino e com as dicas aqui do fórum para diminuir o tamanho do mesmo acabou dando certo, até ai tudo bem. Porém fui utiliza-lo essa semana para minha brassagem, e ele da um apito e fica dando apitos duplos em sequencia como se estive aguardando para dar um proxímo passo, o menu UP DOWN OK SETUP somem do LCD, a temperatura continua mostrando e onde deveria ficar a Temperatura alvo aparece um valor aleatório, digo aleatório pois reiniciei alguma vezes e ele muda 1006, 1036 e etc. Alguém passou por isso? Sabe o que pode ser?

As fotos foi logo que acabei de montar, falta um SSR
 

Attachments

  • IMG_2249.jpeg
    IMG_2249.jpeg
    72.6 KB · Views: 111
  • IMG_2250.jpeg
    IMG_2250.jpeg
    41.1 KB · Views: 102
  • IMG_2251.jpeg
    IMG_2251.jpeg
    77 KB · Views: 112
  • IMG_2252.jpeg
    IMG_2252.jpeg
    59.5 KB · Views: 120
  • IMG_2253.jpeg
    IMG_2253.jpeg
    58.4 KB · Views: 98
De uma revisada na solda da placa que você montou, pode ter ficado alguma solda fria, ou com falha. Ou tenta instalar novamente o código na placa.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pessoal, estou montando um novo set single vessel.
Vou usar o ardbir, mas tenho, a principio 2 dúvidas:
1 - Qual seriam os sensores de temperatura compatíveis?
2 - Onde/como vocês fazem/compram/instalam o poço termométrico?
Grande abraço!

1- ds18b20
2- depende do seu sistema, em sinlgle vessel com recirculação ascendente é ao lado de onde retorno o mosto por baixo do cesto de grãos, já a descendente é no retorno do mosto o mais próximo da cama de grãos.


Bom dia mestres cervejeiros e mestres em eletronica. Montei meu ArdBir utilizando uma PCB DanielXan, utilizo um SSR de 75A para Resistencia de 5000W e outro SSR de 45a para acionamento da bomba. Tive problemas em carregar o programa no arduino e com as dicas aqui do fórum para diminuir o tamanho do mesmo acabou dando certo, até ai tudo bem. Porém fui utiliza-lo essa semana para minha brassagem, e ele da um apito e fica dando apitos duplos em sequencia como se estive aguardando para dar um proxímo passo, o menu UP DOWN OK SETUP somem do LCD, a temperatura continua mostrando e onde deveria ficar a Temperatura alvo aparece um valor aleatório, digo aleatório pois reiniciei alguma vezes e ele muda 1006, 1036 e etc. Alguém passou por isso? Sabe o que pode ser?

As fotos foi logo que acabei de montar, falta um SSR

Pode ser falha em alguma solda ou trilha, tem que revisar mesmo como o Sidney comentou. No Arduino Uno você nem precisaria diminuir o tamanho do código pois tem espaço suficiente para o código original, um problema do código do Ardbir é que ele não recebe mais atualizações, não que realmente isso seja um problema, funciona muito bem do jeito que está. Mas por ser um código antigo deve-se usar uma versão mais antiga da IDE do Arduino para carregar o código, a ideal da época é a 1.6.9, as mais novas diminuem o tamanho do código enviado, mas gera erros no uso do Ardbir já que seu código teria que ter recebido atualizações.
 
Pessoal se me permitem gostaria de aproveitar o tópico para pedir uma ajuda! Meu ardbir resolver dar problema no meio de uma brassagem, quando ligo na energia a resistencia liga e não desliga mais. A tela ficou quadriculada e a bomba parou.
Pra resolver o problema da resistência sei que tenho que trocar um componente da placa, mas não sei como resolver a questão da bomba e nem do lcd! O fusivel da bomba não queimou! Alguém que tenha experiencia pra dar uma luz?

Já tive esse problema o primeiro ardbir que montei. Quando eu desligava a bomba manualmente ele travava e ficava assim. Tinha que desconectar da tomada e continuar de onde parou. Troquei a bomba por uma mais fraca e parou. Agora montei um novo. Uso a bomba mais fraca. Quando vai passar para o mash out faz isso. Eu estava suspeitando da fonte ser de 1A do primeiro que montei. Montei o segundo com uma de 2A e está acontecendo isso. Ainda não descobri.
 
Pessoal boa noite.
Estou querendo montar meu primeiro ardbier, alguém teria como me passar o projeto atual, com todas as placa e as configurações, ou o projeto é o mesmo do início do post, apenas o software eh mais atual?
Dumpa se puder passar para mim também o que pesou para os colegas acima, eu agradeço.
Mais uma pergunta, alguém sabe mais ou menos quanto fica para montar um? As peças vocês compraram aqui no Brasil mesmo ou em algum site estrangeiro como o Alixpress?
Desde já agradeço
 
Back
Top