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1- ds18b20
2- depende do seu sistema, em sinlgle vessel com recirculação ascendente é ao lado de onde retorno o mosto por baixo do cesto de grãos, já a descendente é no retorno do mosto o mais próximo da cama de grãos.




Pode ser falha em alguma solda ou trilha, tem que revisar mesmo como o Sidney comentou. No Arduino Uno você nem precisaria diminuir o tamanho do código pois tem espaço suficiente para o código original, um problema do código do Ardbir é que ele não recebe mais atualizações, não que realmente isso seja um problema, funciona muito bem do jeito que está. Mas por ser um código antigo deve-se usar uma versão mais antiga da IDE do Arduino para carregar o código, a ideal da época é a 1.6.9, as mais novas diminuem o tamanho do código enviado, mas gera erros no uso do Ardbir já que seu código teria que ter recebido atualizações.


Revisei a placa e as soldas estavam ok, porém econtrei um resistor danificado, substitui o mesmo e voltou a funcionar, em meio a este tempo eu adquiri a placa do Gu_MAZZA que por sinal é muito bem feita e acabada, ela usa Arduino Nano e ja vem com rele para a bomba, e montei outro ArdBir. Para a placa do Gu-MAZZA é necessário realizar alguns ajustes, para Display, botões e buzzer, pra facilitar ele acabou inserindo uma biblioteca pra placa dele, e tudo funciona filé. Primeiramente gostaria de agradecer aos sidney_ro e o dumpa pela ajuda, e disposição em sempre ajudar, e na sequencia gostaria de relatar o que pra mim parece ser um defeito ou do software ou alguma configuração que estou fazendo errado.

Nos dois ardbir(s) que tenho, um placa DanielXan e outro placa MAZZA acontoce a mesmo coisa: Ao escolher o modo manual, ligo o rele e a bomba, e a temperatura começa a subir para alcançar a tempuratuva alvo, porém bemmmmm antes de chegar a temperatura alvo o display pisca, emite o sinal sonoro de como se a temperatura tivesse sido atingida, some a primeira linha do DIsplay, onde fica escrito open ardbir e o contador de tempo que deveria começar somente quando a temperatura alvo fosse atingida, começa a contar o tempo.

Alguém passou por isso? Sabe como resolver?

Outra coisa, alguem sabe mexer nos parametros de PID do arbir? Poderia ser este o problema talvez? Alguém já mexeu ou sabe mexer para dar umas dicas?

At

Evandro
 
Olá pessoal! Estou tendo problemas com meu ARDBIR na leitura de temperatura. Tenho vários sensores DS18B20,, porém alguns estão apresentando uma certa instabilidade de amostragem, como se ficasse pulando rapidamente de um grau para outro durante a leitura, por outro lado, tenho sensores que funcionam perfeitamente sendo idênticos aos defeituosos. Alguém está tendo o mesmo problema? O duro que possuo uns 15 sensores, e pelo menos 12 estão com defeito...

Por favor, me ajudem!
 
Olá pessoal! Estou tendo problemas com meu ARDBIR na leitura de temperatura. Tenho vários sensores DS18B20,, porém alguns estão apresentando uma certa instabilidade de amostragem, como se ficasse pulando rapidamente de um grau para outro durante a leitura, por outro lado, tenho sensores que funcionam perfeitamente sendo idênticos aos defeituosos. Alguém está tendo o mesmo problema? O duro que possuo uns 15 sensores, e pelo menos 12 estão com defeito...

Por favor, me ajudem!

Tenho alguns aqui que ficavam oscilando também, um deles abri o encapsulamento e aparentemente é isolamento ruim nas pernas do DS18B20, acredito que uma delas estava em contato com o encapsulamento. Peguei um DS18B20 e montei com cabo e resolveu na hora.
 
Tenho alguns aqui que ficavam oscilando também, um deles abri o encapsulamento e aparentemente é isolamento ruim nas pernas do DS18B20, acredito que uma delas estava em contato com o encapsulamento. Peguei um DS18B20 e montei com cabo e resolveu na hora.

Tendi, o duro é que também abri dois deles, porém mesmo abrindo e separando qualquer contato entre terminais e partes metálicas o mesmo continua oscilando... Não sei oque fazer, pq meu medo é comprar outros sensores e novamente vir com esse defeito e não conseguir justificar para o vendedor a falha e levar mais prejuizo
 
Diego Garcia, montei recentemente o ARDBIR e enfrentei o mesmo problema, ele fica oscilando muito rápido entre temperaturas, por exemplo 30,75 - 30,5 - 30,75... por acaso não comprou da loja baú da eletrônica? acredito que seja o sensor. não comprei outro para testar ainda pelo mesmo medo teu. já teve alguma solução? vou acompanhar a discussão.
 
Diego Garcia, montei recentemente o ARDBIR e enfrentei o mesmo problema, ele fica oscilando muito rápido entre temperaturas, por exemplo 30,75 - 30,5 - 30,75... por acaso não comprou da loja baú da eletrônica? acredito que seja o sensor. não comprei outro para testar ainda pelo mesmo medo teu. já teve alguma solução? vou acompanhar a discussão.

Então, Jonas, por conhecidência 2 deles defeituosos são do Baú da eletronica, mas alguns também são da china comprados no Aliexpress.
Como disse, tenho outros que não apresentam essa falha, e tendo outras pessoas como vc com o mesmo problema evidencia ainda mais que existem sensores no mercado que realmente apresentam problemas. Porém, ainda não consegui desvendar essa história, assim que tiver novidades compartilharei com vocês as experiências, e espero que também consigam descobrir.
 
Revisei a placa e as soldas estavam ok, porém econtrei um resistor danificado, substitui o mesmo e voltou a funcionar, em meio a este tempo eu adquiri a placa do Gu_MAZZA que por sinal é muito bem feita e acabada, ela usa Arduino Nano e ja vem com rele para a bomba, e montei outro ArdBir. Para a placa do Gu-MAZZA é necessário realizar alguns ajustes, para Display, botões e buzzer, pra facilitar ele acabou inserindo uma biblioteca pra placa dele, e tudo funciona filé. Primeiramente gostaria de agradecer aos sidney_ro e o dumpa pela ajuda, e disposição em sempre ajudar, e na sequencia gostaria de relatar o que pra mim parece ser um defeito ou do software ou alguma configuração que estou fazendo errado.

Nos dois ardbir(s) que tenho, um placa DanielXan e outro placa MAZZA acontoce a mesmo coisa: Ao escolher o modo manual, ligo o rele e a bomba, e a temperatura começa a subir para alcançar a tempuratuva alvo, porém bemmmmm antes de chegar a temperatura alvo o display pisca, emite o sinal sonoro de como se a temperatura tivesse sido atingida, some a primeira linha do DIsplay, onde fica escrito open ardbir e o contador de tempo que deveria começar somente quando a temperatura alvo fosse atingida, começa a contar o tempo.

Alguém passou por isso? Sabe como resolver?

Outra coisa, alguem sabe mexer nos parametros de PID do arbir? Poderia ser este o problema talvez? Alguém já mexeu ou sabe mexer para dar umas dicas?

At

Evandro

Tudo bem,, Evandro? Realmente não sei oque está acontecendo com seu controlador, mas sobre o ajuste P.I.D funciona assim: Tente iniciar com o P, e deixe o I e D sem valor. Se deixar o P muito baixo não vai atingir o valor de setpoit, se for muito alto vai passar do setpoit. Com o P ideal a temperatura tende a chegar ao valor, porém ficará oscilando. a constante I serve para diminuir essa oscilação. O ponto chave é ir aumentando I e diminuindo P. No geral, I costuma ser menor que P.
A constante D não altero.

Tenho meu projeto Brew Master (baseado no ardbir com algumas alterações) que deixo assim: P= 85 / I=100 / D=50
Esses parâmetros é baseado em uma panela de 36 litros que utilizo para fazer 20 litros de cerveja, com uma resistência de 3500W. Com esses valores meu sistema funciona muito bem sem oscilação e praticamente mantem exatamente a temperatura desejada.
Caso interesse, estou vendendo a placa "Brew Master" prontinha, com sensor, teclado, fonte de alimentação integrada e relé para bomba. A placa é profissional e já vem prontinha pra vc montar em um painel. Espero que tenha ajudado!
 

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Cervejeiro, td bem?

estou pesquisando um bocado sobre ARDBIR e automação de brassagens via arduino. estou montando um Single vessel ja a algum tempo e esses controladores são muito uteis para projetos single e similares.

gostaria de saber se há mais pessoas com projetos parecidos ou com ardbir ja sendo utilizado em suas brassagens?


Abraços,

Alan

Boa noite
Ja usei todos muitos problemas de temperatura errada entre outros
NAO PERCA TEMPO USE CRAFTBERRY
Praticamente nao tem spam ou offsets para corrigir
Meu unico trabalho abrir uma valvula e fechar a outra se tiver uma grana para colocar eletrovalvulas e um agitador vc fica assistendo de camarote
 

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Tudo bem,, Evandro? Realmente não sei oque está acontecendo com seu controlador, mas sobre o ajuste P.I.D funciona assim: Tente iniciar com o P, e deixe o I e D sem valor. Se deixar o P muito baixo não vai atingir o valor de setpoit, se for muito alto vai passar do setpoit. Com o P ideal a temperatura tende a chegar ao valor, porém ficará oscilando. a constante I serve para diminuir essa oscilação. O ponto chave é ir aumentando I e diminuindo P. No geral, I costuma ser menor que P.
A constante D não altero.

Tenho meu projeto Brew Master (baseado no ardbir com algumas alterações) que deixo assim: P= 85 / I=100 / D=50
Esses parâmetros é baseado em uma panela de 36 litros que utilizo para fazer 20 litros de cerveja, com uma resistência de 3500W. Com esses valores meu sistema funciona muito bem sem oscilação e praticamente mantem exatamente a temperatura desejada.
Caso interesse, estou vendendo a placa "Brew Master" prontinha, com sensor, teclado, fonte de alimentação integrada e relé para bomba. A placa é profissional e já vem prontinha pra vc montar em um painel. Espero que tenha ajudado!

Diego, se geralmente o I costuma ser menor que P, pq no seu caso ficou maior?
Se vai aumentando I e diminuindo P, então seria mais conveniente que P será menor que I se considerarmos começar com eles igual. Certo?
 
Diego, se geralmente o I costuma ser menor que P, pq no seu caso ficou maior?
Se vai aumentando I e diminuindo P, então seria mais conveniente que P será menor que I se considerarmos começar com eles igual. Certo?
Realmente no meu caso ocorreu isso,, mas na maioria das vezes, até de conhecidos meus é I menor que P, mas de qualquer forma são ajustes finos, com certeza irá funcionar mesmo com valores um pouco diferentes.
 
Bom dia, vi alguns relatos aqui no fórum sobre lcd aparecer só quadros com a placa Daniel xan, então comigo esta acontecendo a mesma coisa, já revisei soldas, troquei lcd e ate arduino substitui mas não encontro o problema o pior de tudo que ele chegou a funcionar mas no primeiro teste que fui fazer na pratica os quadros apareceram e não saíram mais, por isso peço alguém tem uma luz no fim do túnel para isso?
 
Bom dia, vi alguns relatos aqui no fórum sobre lcd aparecer só quadros com a placa Daniel xan, então comigo esta acontecendo a mesma coisa, já revisei soldas, troquei lcd e ate arduino substitui mas não encontro o problema o pior de tudo que ele chegou a funcionar mas no primeiro teste que fui fazer na pratica os quadros apareceram e não saíram mais, por isso peço alguém tem uma luz no fim do túnel para isso?

Bom dia Diego!
Cara, o erro mais comum desse tipo de problema é o ajuste do contraste que é feito por um potenciômetro (trimpot) nos três primeiros terminais do LCD. Quando não, pode ser ligações incorretas entres os terminas de dados do LCD, pois já montei com a placa do Daniel xan e funcionou normalmente...
Na verdade pode ser inúmeras coisas, mas é assim mesmo, as vezes o erro é mais simples do que parece, porém não conseguimos identifica-lo. Espero ter ajudado.
 
Bom dia Diego!
Cara, o erro mais comum desse tipo de problema é o ajuste do contraste que é feito por um potenciômetro (trimpot) nos três primeiros terminais do LCD. Quando não, pode ser ligações incorretas entres os terminas de dados do LCD, pois já montei com a placa do Daniel xan e funcionou normalmente...
Na verdade pode ser inúmeras coisas, mas é assim mesmo, as vezes o erro é mais simples do que parece, porém não conseguimos identifica-lo. Espero ter ajudado.
Boa tarde Diego! Obrigado pelas dicas , este do potenciômetro já fiz e não resultou em nada, agora esté dos terminais de dados não tinha me ligado nisso, pois como funcionou em um primeiro momento não achei que pudesse ser, mas vale a pena dar uma atenção nisso.
 
Boa tarde Diego! Obrigado pelas dicas , este do potenciômetro já fiz e não resultou em nada, agora esté dos terminais de dados não tinha me ligado nisso, pois como funcionou em um primeiro momento não achei que pudesse ser, mas vale a pena dar uma atenção nisso.

Entendi, é que tem tantas coisas que podem estarem divergentes que fica um pouco dificil te ajudar rsrsrs.
 
Pessoal,

Possuo 2 Ardbir montados usando a ultima versão, e em ambos tenho o seguinte problema para fazer cerveja sour.
No modo manual, após ele ligado para manter a temperatura, após 8hs mais ou menos, o contador de tempo pula para 8Ohs. Gostaria de saber se alguém sabe revisar isso na programação.
 
Pessoal,

Possuo 2 Ardbir montados usando a ultima versão, e em ambos tenho o seguinte problema para fazer cerveja sour.
No modo manual, após ele ligado para manter a temperatura, após 8hs mais ou menos, o contador de tempo pula para 8Ohs. Gostaria de saber se alguém sabe revisar isso na programação.

Vou ligar o meu aqui e ver o que acontece e dou um retorno
Está ligado sem contagem regressiva né?
 
Last edited:
Vou ligar o meu aqui e ver o que acontece e dou um retorno
Está ligado sem contagem regressiva né?

Não. Contagem de tempo normal. Não regressiva. Vai ter que deixar ligado por mais de 8hs. Deve ser alguma programação. Creio que precise fazer uma correção, mas não manjo de programação de arduino.
 
Não. Contagem de tempo normal. Não regressiva. Vai ter que deixar ligado por mais de 8hs. Deve ser alguma programação. Creio que precise fazer uma correção, mas não manjo de programação de arduino.

Eu deixei, vi que acima desse tempo ocorre isso mesmo. O Ardbir tem algumas limitações com tempo, até no tempo de atraso para início tem isso mas algumas páginas atrás tem como alterar. Mas neste caso da contagem ainda não descobri onde é. O limite na contagem regressiva são 9 horas, o que é insuficiente para sour. Apesar do erro no LCD o controle continua funcionando, então como paliativo teria que ter um outro modo de medir o tempo que não seja o do painel. O ideal seria ter o limite máximo do painel 99h99m. Dou um retorno.
 
Eu deixei, vi que acima desse tempo ocorre isso mesmo. O Ardbir tem algumas limitações com tempo, até no tempo de atraso para início tem isso mas algumas páginas atrás tem como alterar. Mas neste caso da contagem ainda não descobri onde é. O limite na contagem regressiva são 9 horas, o que é insuficiente para sour. Apesar do erro no LCD o controle continua funcionando, então como paliativo teria que ter um outro modo de medir o tempo que não seja o do painel. O ideal seria ter o limite máximo do painel 99h99m. Dou um retorno.

Exato Dumpa. Apesar da contagem de tempo bugar, o processo continua normalmente. Apenas não dá para se basear pelo tempo do display. Vou continuar fazendo as sourls não me baseando pelo tempo do ardbir, até que alguém que manje da programação consiga corrigir. Valeu!
 
Outro problema que tenho com os 2 ardbirs que tenho montados, é:

Na Bomba, eu tenho uma chave interruptora de 3 posições. Desligado / Automático / Ligado
Desligado: Desliga a bomba
Automático: O ardbir quem controla o liga e desliga da bomba
Ligado: liga a bomba diretamente constantemente. (sem o ardbir controloar o liga e desliga)

No modo automático funciona tudo normalmente, sem problemas.
Quando coloco no Ligado, que é um modo manual, quase sempre a tela do ardbir apaga (a cor do display verde fica acesa, mas os caracteres somem). Para volta preciso desligar e ligar para voltar o processo. Dá a impressão que ao ligar a bomba a tensão cai um pouco e o ardbir acaba dando erro. Porém quando o liga e desliga da bomba é controlado pelo relé não acontece esse problema.
Achei que pudesse ser a fonte, mas eu tenho fontes diferentes de 2A nos 2 ardibirs que tenho.

Alguém tem um interruptor na bomba e tem esse problema?
 
Pessoal,

Gostaria de saber são alguém já usou um outro relé sem ser o SSR. Estava pensando naquelese reles automotivos para altas correntes.
A panela que estou hoje o rele fica em baixo dela. Ali a temperatura é muito alta e na última brassagem ele começou a derreter. Será que o automotivo aguenta o pau?
 
Pessoal,

Gostaria de saber são alguém já usou um outro relé sem ser o SSR. Estava pensando naquelese reles automotivos para altas correntes.
A panela que estou hoje o rele fica em baixo dela. Ali a temperatura é muito alta e na última brassagem ele começou a derreter. Será que o automotivo aguenta o pau?

SSR é utilizado com lógica PID e resistência elétrica de aquecimento justamente porque essa lógica fará vários acionamentos consecutivos da resistência, e um SSR suporta milhões de acionamentos, rápidos ou lentos.
Relé mecânico tem uma tolerância a quantidades de acionamento, alem de que dependendo da frequência de acionamentos o relé vai ficar armado, eles são suportam acionamentos em custos tempos.

Sobre o problema da sua chave, pode ser ela que está criando ruido na alimentação do microcontrolador e dando esse erro.
Mostre fotos da sua instalação, assim fica mais fácil entender.
 
SSR é utilizado com lógica PID e resistência elétrica de aquecimento justamente porque essa lógica fará vários acionamentos consecutivos da resistência, e um SSR suporta milhões de acionamentos, rápidos ou lentos.
Relé mecânico tem uma tolerância a quantidades de acionamento, alem de que dependendo da frequência de acionamentos o relé vai ficar armado, eles são suportam acionamentos em custos tempos.

Sobre o problema da sua chave, pode ser ela que está criando ruido na alimentação do microcontrolador e dando esse erro.
Mostre fotos da sua instalação, assim fica mais fácil entender.

A bomba está com uma chave como essa da imagem anexa. Acredito que seja isso mesmo que falou, ruido na alimentação. Só não tenho ideia de como corrigir isso.
 

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Se vc nos envias fotos da sua instalação, facilita pra gente te ajudar.
 
Pessoal, boa noite!
Comprei um display 16x2 keyboard shield.
Meu arduino é um mega 2680 carreguei o ardbir 2.8.3RC e não apareci nada no display fica os quadrados brancos.
O ardbir só inicia se estiver montado completo com a placa de DanielXan?
Alguém pode me ajudar?
 
Pessoal, boa noite!
Comprei um display 16x2 keyboard shield.
Meu arduino é um mega 2680 carreguei o ardbir 2.8.3RC e não apareci nada no display fica os quadrados brancos.
O ardbir só inicia se estiver montado completo com a placa de DanielXan?
Alguém pode me ajudar?

Ardbir funciona com qualquer placa, normalmente utiliza os Arduinos com o microcontrolador Atmega328.
Oq deve estar ocorrendo no seu é configuração de pinos ou incompatibilidade com o microcontrolador Atmega2560 (o do Mega)
Um outra coisa que pode ser é o contraste do LCD, deve estar alto e vc deve regular.
 
Bom dia!
Estou com o mesmo problema. Uso arduino UNO, com a placa DanielXan, com trimpot de 10K, display 20x4, e fica com os quadrados no display também. Já tentei com display 16x2, e não funciona também. Já troquei o resistor R1, tentanto varios valores e nada. Tentei com todas as versões do ardbir também, e nada. Vou tentar encontrar um outro display 20x4 de outra marca para testar. Só falta este teste.....
 
Amigos, consegui resolver o problema do meu display. Tive que modificar o seguinte arquivo : #include "Pcb_ArdBir_DanielXan.h"
ANTES
LiquidCrystal lcd(A4, A5, 2, 3, 4, 5);
DEPOIS
LiquidCrystal lcd(8, 9, 4, 5, 6, 7);

Agora vou partir para fazer funcionar os botões do meu display.
 
Você configurou no código para ser o 16x2? Não precisa ser completa para ver o display, mas tem que ligar
Bom dia!
Estou com o mesmo problema. Uso arduino UNO, com a placa DanielXan, com trimpot de 10K, display 20x4, e fica com os quadrados no display também. Já tentei com display 16x2, e não funciona também. Já troquei o resistor R1, tentanto varios valores e nada. Tentei com todas as versões do ardbir também, e nada. Vou tentar encontrar um outro display 20x4 de outra marca para testar. Só falta este teste.....

Não é o display, você mesmo fez a placa? Pode ser algum problema nas trilhas, os valores dos resistores e trimpot estão corretos, não precisa ficar trocando por outros.

Quando forem carregar o o código pela IDE do Arduino, usem a IDE 1.6.9, qualquer versão mais nova vai trazer problemas pois o código não teve mais atualização e a IDE sim.


Amigos, consegui resolver o problema do meu display. Tive que modificar o seguinte arquivo : #include "Pcb_ArdBir_DanielXan.h"
ANTES
LiquidCrystal lcd(A4, A5, 2, 3, 4, 5);
DEPOIS
LiquidCrystal lcd(8, 9, 4, 5, 6, 7);

Agora vou partir para fazer funcionar os botões do meu display.

Para os botões é nesse mesmo arquivo, ou você usa as portas originais ou altera elas para o seu projeto.

// push buttons
const char Button_dn = A3;
const char Button_up = A2;
const char Button_enter = A1;
const char Button_start = A0;
 
Você configurou no código para ser o 16x2? Não precisa ser completa para ver o display, mas tem que ligar


Não é o display, você mesmo fez a placa? Pode ser algum problema nas trilhas, os valores dos resistores e trimpot estão corretos, não precisa ficar trocando por outros.

Quando forem carregar o o código pela IDE do Arduino, usem a IDE 1.6.9, qualquer versão mais nova vai trazer problemas pois o código não teve mais atualização e a IDE sim.




Para os botões é nesse mesmo arquivo, ou você usa as portas originais ou altera elas para o seu projeto.

// push buttons
const char Button_dn = A3;
const char Button_up = A2;
const char Button_enter = A1;
const char Button_start = A0;

Não sei como fazer pois o display por ser um keyboard ele usa a porta A0 para todos os botões, ficando assim uma leitura por resistor quando pressionado. Não tenho este nivel. Comprei 4 botões e já apliquei as alterações neste arquivo.
 
Bom dia!
Estou com o mesmo problema. Uso arduino UNO, com a placa DanielXan, com trimpot de 10K, display 20x4, e fica com os quadrados no display também. Já tentei com display 16x2, e não funciona também. Já troquei o resistor R1, tentanto varios valores e nada. Tentei com todas as versões do ardbir também, e nada. Vou tentar encontrar um outro display 20x4 de outra marca para testar. Só falta este teste.....
Pessoal, muito grato pela dica anterior..... O problema com o display foi resolvido, porém agora estou com outro problema. Quando alimento a placa com 12Volts, o regulador de tensão da placa do arduino "frita"..... Já substitui o regulador de 5Volts do UNO uma vez, e queimou novamente com uma fonte menor... Ligando pela USB, ele funciona, porém quando ligo o sensor de temperatura, ele apaga, o que eu acredito ser pela limitação de corrente da USB do PC. Minha fonte está com 12,6 Volts....Pode ser por isso? Alguém recomenda alimentar pelo conector de entrada direto da placa do arduino? Pode ser porque é um arduino chinês....e não um original?
Obrigado!!
 
Pessoal, muito grato pela dica anterior..... O problema com o display foi resolvido, porém agora estou com outro problema. Quando alimento a placa com 12Volts, o regulador de tensão da placa do arduino "frita"..... Já substitui o regulador de 5Volts do UNO uma vez, e queimou novamente com uma fonte menor... Ligando pela USB, ele funciona, porém quando ligo o sensor de temperatura, ele apaga, o que eu acredito ser pela limitação de corrente da USB do PC. Minha fonte está com 12,6 Volts....Pode ser por isso? Alguém recomenda alimentar pelo conector de entrada direto da placa do arduino? Pode ser porque é um arduino chinês....e não um original?
Obrigado!!

O Arduino UNO trabalha entre 7-12V como recomendação, mas suporta entre 6-20V, é que não é recomendado usar por muito tempo acima dos 12V. 12,6V não é o problema, tem alguma coisa a mais aí e também não é por ser "chinês".
 
Pessoal, muito grato pela dica anterior..... O problema com o display foi resolvido, porém agora estou com outro problema. Quando alimento a placa com 12Volts, o regulador de tensão da placa do arduino "frita"..... Já substitui o regulador de 5Volts do UNO uma vez, e queimou novamente com uma fonte menor... Ligando pela USB, ele funciona, porém quando ligo o sensor de temperatura, ele apaga, o que eu acredito ser pela limitação de corrente da USB do PC. Minha fonte está com 12,6 Volts....Pode ser por isso? Alguém recomenda alimentar pelo conector de entrada direto da placa do arduino? Pode ser porque é um arduino chinês....e não um original?
Obrigado!!
Boa tarde, isso aconteceu comigo quando liguei invertido + e - mas aí troquei o regulador e está funcionando até hoje.
 
SSR é utilizado com lógica PID e resistência elétrica de aquecimento justamente porque essa lógica fará vários acionamentos consecutivos da resistência, e um SSR suporta milhões de acionamentos, rápidos ou lentos.
Relé mecânico tem uma tolerância a quantidades de acionamento, alem de que dependendo da frequência de acionamentos o relé vai ficar armado, eles são suportam acionamentos em custos tempos.

Sobre o problema da sua chave, pode ser ela que está criando ruido na alimentação do microcontrolador e dando esse erro.
Mostre fotos da sua instalação, assim fica mais fácil entender.

Guto,

Desculpe a demora.
Fiz um croqui bem básico a mão de como está ligado.
Já troquei a fonte por uma de 5A achando que era a fonte que eu tinha colocado anteriormente de 1A que era fraca, mas nada. Mesmo problema. Já testei outras chaves de 3 posições e nada também.
Não sei mais o que fazer. A maioria das vezes dá problema quando aciona a chave para o manual. mas as vezes dá problema também quando a chave está no modo automático, assim que o relé aciona.
A tela lcd fica cheia de caracteres estranhos ou simplesmente fica com a cor verde acessa mas apaga todos os caracteres. Outro detalhe é que apesar de apagar os caracteres, ele parece estar trabalhando normal, mantendo a temperatura e contando o tempo.
Acredito que possa realmente ser um ruido como falou, mas não tenho ideia de como resolver isso.

Pesquisando encontrei que instalar um capacitor de 10uF retira esse ruido conforme instalado na foto anexa. Confere?
 

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Boa Noite a Todos!
Leandro acho que vc. resolve este problema colocando um capacitor de 4 microFarad 250V na entrada da alimentação da bomba ( entre Fase Neutro 127vac ou entre fase e fase 220va.

Saudações
Carlos Barros

Carlos,

Tenho o mesmo problema e 2 ardbirs que tenho.
Coloquei uma chave de liga e desliga na bomba e toda vez que aciono essa chave os caracteres de tela apagam. O guto informou que pode ser algum ruido na rede que dá a falha no microcontrolador, porém não tenho idéia de como corrigir. Conseguiu resolver seu problema?
 
Podem colocar um filtro supressor que irá resolver na maioria dos casos, podem comprar um já pronto da full gauge ou icos, algo entre 15 e 18 reais.
 
Podem colocar um filtro supressor que irá resolver na maioria dos casos, podem comprar um já pronto da full gauge ou icos, algo entre 15 e 18 reais.

Tenho em casa um capacitor de 10uF 250V. Acha que eu colocando ele em paralelo com a chave ele irá atuar como um filtro de ruído? Me indicaram fazer isso. O que acha? se não der certo ai vou comprar um filtro supressor da full gauge.
 
Tenho em casa um capacitor de 10uF 250V. Acha que eu colocando ele em paralelo com a chave ele irá atuar como um filtro de ruído? Me indicaram fazer isso. O que acha? se não der certo ai vou comprar um filtro supressor da full gauge.

Esqueci de um detalhe. O capacitor que tenho para teste é eletrolítico. Teria que ser de poliéster por ser corrente alternada correto?
 
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