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Luiz Gabriel, estou enfrentando o mesmo problema com o meu equipamento. Como vc conseguiu resolver o seu problema?

Obrigado!

Hugo Moreira
Eu ainda no uso o Ardbir, mas estou estudando o bichinho. Me parece que o controle na fervura não é por PID e sim por PWM. Dois parâmetros importantes dá configuração são: a temperatura de fervura informada e o tamanho do PWM. Primeiro, tente dizer para o Ardbir que a temperatura de fervura é 105 graus. Assim o PWM só entra em atuação próximo festa temperatura. Se ainda assim não ferver, aí a questão é a resistência mesmos.

SDS,

Fabiano da Mata

P.S. conte para nós se a elevação da temperatura de fervura na configuração do Ardbir funcionou.

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Luiz Gabriel, estou enfrentando o mesmo problema com o meu equipamento. Como vc conseguiu resolver o seu problema?

Obrigado!

Hugo Moreira

Luiz Gabriel e Hugo,

explicando melhor e corrigindo o que outros disseram antes, PID não está atuando na fervura a malha de controle PID só se encontra ativa nas etapas iniciais... Na fervura o arduino usa apenas a modulação de saida (PWM) para definir a potência máxima que você quer. O que siginifica isso? Bem, no ajuste dos parametros do ArdBir tem um parametro que chama "PMW %" que você pode mudar de 0-100 %, que significa o percentual de potência que será aplicada a sua resistência na hora da fervura, se você manter esse parâmetro em 80%, no exemplo de sua resistência de 1500 W, só terá a ela aplicado 1200W na fervura.

Então primeiro ponto de checagem: Veja no set up inicial qual seu PWM %, eu uso em 100 mesmo.

Outra questão, o parametro "Boiling" ou Fervura, ele tem como padrão de 95-105 ºC, bem normalmente o pessoal usa 102, pois considerando atingido os 102 graus garantidamente já ferveu... acontece que aqui em casa quando chega a 99,5 começa a ferver..e iniciado a fervura, como fisicamente está ocorrendo uma mudança de fase a temperatura não aumenta mais e o controlador não entende que começou a ferver para fazer a contagem do tempo... Ai eu setei o meu como temperatura de fervura em 99 ºC, ai quando se está na iminencia de começar a ferver o tempo já começa a contar. Se o seu problema for que visualmente está fervendo mas o tempo não conta é só baixar o parametro "Boiling".

Por último: isolamento térmico da panela: Sou eng Mecânico e pela minha teoria de estudo eu não achava que o isolamento térmico fosse tão necessário, mas faço cerveja em um AP, numa varanda no 15 andar e venta pra cacete aqui, no verão sim não tem muita diferença... mas quando está mais fresco demora muito pra ferver... comprei então um pedaço de EVA de 6 mm e fiz uma manta que cubro o costado da panela.... melhorou muito!!!

Veja esses pontos e espero ter ajudado.

Grato.
 
Luiz Gabriel e Hugo,

explicando melhor e corrigindo o que outros disseram antes, PID não está atuando na fervura a malha de controle PID só se encontra ativa nas etapas iniciais... Na fervura o arduino usa apenas a modulação de saida (PWM) para definir a potência máxima que você quer. O que siginifica isso? Bem, no ajuste dos parametros do ArdBir tem um parametro que chama "PMW %" que você pode mudar de 0-100 %, que significa o percentual de potência que será aplicada a sua resistência na hora da fervura, se você manter esse parâmetro em 80%, no exemplo de sua resistência de 1500 W, só terá a ela aplicado 1200W na fervura.

Então primeiro ponto de checagem: Veja no set up inicial qual seu PWM %, eu uso em 100 mesmo.

Outra questão, o parametro "Boiling" ou Fervura, ele tem como padrão de 95-105 ºC, bem normalmente o pessoal usa 102, pois considerando atingido os 102 graus garantidamente já ferveu... acontece que aqui em casa quando chega a 99,5 começa a ferver..e iniciado a fervura, como fisicamente está ocorrendo uma mudança de fase a temperatura não aumenta mais e o controlador não entende que começou a ferver para fazer a contagem do tempo... Ai eu setei o meu como temperatura de fervura em 99 ºC, ai quando se está na iminencia de começar a ferver o tempo já começa a contar. Se o seu problema for que visualmente está fervendo mas o tempo não conta é só baixar o parametro "Boiling".

Por último: isolamento térmico da panela: Sou eng Mecânico e pela minha teoria de estudo eu não achava que o isolamento térmico fosse tão necessário, mas faço cerveja em um AP, numa varanda no 15 andar e venta pra cacete aqui, no verão sim não tem muita diferença... mas quando está mais fresco demora muito pra ferver... comprei então um pedaço de EVA de 6 mm e fiz uma manta que cubro o costado da panela.... melhorou muito!!!

Veja esses pontos e espero ter ajudado.

Grato.

Desculpe pelo off topic, mas sabe me dizer se esses EVAs de 6mm aguenta a temperatura de fervura da panela?
 
Desculpe pelo off topic, mas sabe me dizer se esses EVAs de 6mm aguenta a temperatura de fervura da panela?

EVA eu não sei, mas eu uso um isolante branco vagabundo mais barato que EVA, e funciona bem.
 

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Olá amigos cervejeiros, tudo na paz??? Aos colegas que estão tendo problema com a fervura, tive este problema, chegava a no máximo 96° com a panela aberta e a uma leve fervura com a panela tampada, quebrei muito a cabeça achando que era algum erro de configuração do ArdBir ou construção de todo o equipamento, revisei tudo umas 50x, acabei por descobri na pratica como já citado aqui, essa regra de 1000w por 10L é só aproximado mesmo, no meu caso para ferver 30L preciso de 4100w, com essa potencia consigo uma fervura vigorosa com a panela aberta.

Espero que possa ajudar a todos!!!

Vlwww galera e boas brassagens.
 
Luiz Gabriel e Hugo,

explicando melhor e corrigindo o que outros disseram antes, PID não está atuando na fervura a malha de controle PID só se encontra ativa nas etapas iniciais...

Verdade, eu tinha ignorado o fato de que durante a fervura é o PWM que age.
Obrigado pela correção.
No mais, aquilo que eu falei ainda é valido (como o amigo aqui em cima comentou). A regrinha de potência tem que ser testada na prática, pq nem sempre funciona.
Sem contar que mesmo vindo de uma empresa de qualidade, dificilmente vamos conseguir garantir que a resistência está de fato entregando a potência que ela promete, né...

Agora, me tira uma dúvida: O PWM age limitando a potência que a resistência entrega. Mas isto é feito controlando o tempo que ela fica ativa ou ele realmente controla a entrada de energia da resistência?
O SSR consegue fazer este tipo de controle?

Obrigado!
 
PWM significa "pulse with modulation", o que na verdade ele faz é em um gráfico tensão x tempo (perido da senoide da onda), ele altera a quantidade de potencia entregue a resistencia, mantendo a tensão média quase constante!!! em resumo ele vai chaveando em frequencia muito ata de modo que a resistencia receba menos potencia mas a uma tensão "quase" constante. Já o SSR recebe esse sinal de baixa potencia vindo da saida do ArdBir e repete ele em uma saida de alta potencia, fazendo com que uma porta extremamente fraca do Arduino consiga controlar guandes potencias.

Abraço.
 
Obrigado a todos pelas observações!

Eu resolvi substituir as minhas resistências, de duas de 1500w por duas de 2200w. O meu controlador trabalha com duas resistências independentes. Durante a mostura ele ativa somente uma para melhor ajuste das rampas de temperatura. Na etapa de fervura ela aciona as duas.

Comprei este controlador no Mercado Livre e montei o equipamento, vou avaliar se esta alteração da programação do ArdBir feita pelo fornecedor é realmente válida. Caso eu julgue que não esta funcionando legal, resetarei e instalarei a programação original e ligarei as resistências em conjunto. Acredito que daqui uns 20 dias coloque o equipamento pra rodar novamente. Passo as informações para vcs.

Obrigado!

Att,

Hugo Moreira
 
Pessoal, desenvolvi uma PCI de interface BrewmaniacEX, estou organizando uma lista para viabilizar a produção das placas e compra dos componentes, se alguém tiver interesse entra lá no tópico referente ao projeto pra informações de como estamos procedendo.
 
Pessoal, não vou utilizar uma bomba dessas de 12V, mas sim uma Chugger. Então a minha intensão é utilizar um módulo relé desses de arduino mesmo, só que no relé são 3 polos na alimentação do acionamento: IN, GND e VCC. A minha dúvida é como e o que ligar no Módulo Relé 5V 10A 1 Canal. Pelo que estou entendendo, esta saída seria de 12V. Procede? Vastaria ligar apenas os dois polos do borne da bomba no GND e VCC?

Sds,

Fabiano da Mata
 
Pessoal, não vou utilizar uma bomba dessas de 12V, mas sim uma Chugger. Então a minha intensão é utilizar um módulo relé desses de arduino mesmo, só que no relé são 3 polos na alimentação do acionamento: IN, GND e VCC. A minha dúvida é como e o que ligar no Módulo Relé 5V 10A 1 Canal. Pelo que estou entendendo, esta saída seria de 12V. Procede? Vastaria ligar apenas os dois polos do borne da bomba no GND e VCC?

Sds,

Fabiano da Mata



Fala fabiano. Vc vai precisar de um módulo relê de 12V. Senão vai queimar seu relê


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Ah sim. E no caso bastaria ligar no GND e no VCC? Deixando o IN sem conexão?

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Ah sim. E no caso bastaria ligar no GND e no VCC? Deixando o IN sem conexão?

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Não. Vc tem q alimentar o módulo e o in vai ligado na saída do ardbir


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Ou seria melhor usar um SSR?

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Ou seria melhor usar um SSR?

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Como quiser. Vc pode também usar um relê discreto, sem módulo. Dai vc só liga a saída do ardbir direto na bobina do relê


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Não. Vc tem q alimentar o módulo e o in vai ligado na saída do ardbir


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Qual saída? Eu tenho PUMP e PUMP ON. Estou entendendo que PUMP ON é para o LED.

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Aí que está a minha dúvida. Eu tenho PUMP e PUMP ON. PUMP ON é para o LED, certo? E o que está saindo no PUMP que tem dois pólos?

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Aí que está a minha dúvida. Eu tenho PUMP e PUMP ON. PUMP ON é para o LED, certo? E o que está saindo no PUMP que tem dois pólos?

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Tô vendo o esquemático da placa aqui e está me parecendo que um dos pólos é D6 e o outro o VCC em 12 V. Aí precisaria pegar um GND e ligar no rele. Seria isso?

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6OT7oMw.jpg


Acabei de tirar uma foto de uma minha para ficar mais fácil de entender, observe que tem o + onde é o positivo

Vc precisa de um rele 12v para a saída da bomba, para o rele tanto faz usar o + ou -, e ligar no comum uma fase da bomba

wnmRoB4.jpg
 
6OT7oMw.jpg


Acabei de tirar uma foto de uma minha para ficar mais fácil de entender, observe que tem o + onde é o positivo

Vc precisa de um rele 12v para a saída da bomba, para o rele tanto faz usar o + ou -, e ligar no comum uma fase da bomba

wnmRoB4.jpg
@dumpa, vc adquiriu esse relé aonde? Poderia mandar mais fotos dele?

SDS,

Fabiano

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@dumpa, vc adquiriu esse relé aonde? Poderia mandar mais fotos dele?

SDS,

Fabiano

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Eu que montei ele, dá para fazer com placa perfurada também. É bem simples.

Um desenho dele para explicar as trilhas, no caso o do meu, mas a grande maioria é assim

miomRCA.jpg
 
Pessoal, que cabo/fio vocês recomendam para estender o cabo do sensor de temperatura Ds18b20? O cabo original do sensor tem mais ou menos 1m e eu preciso aumentar mais 1m, no máximo.

To pensando em usar um cabo PP 3x1mm que tenho em casa. Há alguma contraindicação? A ideia seria fazer a emenda usando algum conector de pressão ou soldá-los.

Também queria usar algum conector no meu controlador, para poder retirar o sensor de temperatura com facilidade. Recomendam algum especificamente? Teria algum problema se eu utilizasse uma tomada elétrica comum de 10A?
 
Pessoal, que cabo/fio vocês recomendam para estender o cabo do sensor de temperatura Ds18b20? O cabo original do sensor tem mais ou menos 1m e eu preciso aumentar mais 1m, no máximo.

To pensando em usar um cabo PP 3x1mm que tenho em casa. Há alguma contraindicação? A ideia seria fazer a emenda usando algum conector de pressão ou soldá-los.

Também queria usar algum conector no meu controlador, para poder retirar o sensor de temperatura com facilidade. Recomendam algum especificamente? Teria algum problema se eu utilizasse uma tomada elétrica comum de 10A?
Olha, quanto à extensão do cabo eu também quero ouvir o que o pessoal tem a dizer. Quanto ao conector eu decidi utilizar os conectores Mini XLR de 3 pinos que são bem práticos.

Links do Ebay de onde comprei (são do mesmo vendedor):
http://www.ebay.com/itm/371516042185?_trksid=p2060353.m2749.l2649&ssPageName=STRK:MEBIDX:IT
http://www.ebay.com/itm/371516056137?_trksid=p2060353.m2749.l2649&ssPageName=STRK:MEBIDX:IT

s-l1600.jpg

s-l1600.jpg
 
Pessoal, que cabo/fio vocês recomendam para estender o cabo do sensor de temperatura Ds18b20? O cabo original do sensor tem mais ou menos 1m e eu preciso aumentar mais 1m, no máximo.

To pensando em usar um cabo PP 3x1mm que tenho em casa. Há alguma contraindicação? A ideia seria fazer a emenda usando algum conector de pressão ou soldá-los.

Também queria usar algum conector no meu controlador, para poder retirar o sensor de temperatura com facilidade. Recomendam algum especificamente? Teria algum problema se eu utilizasse uma tomada elétrica comum de 10A?


Eu estou usando um cabo que está descrito assim:

Mult Cabo - Cabo Micro Esp. 3x0,14mm² 300V, é um cabo PP, funciona perfeitamente, comprei na loja de antenas, é um cabo que possui uma malha e eles disseram que muita gente usa para sistema de áudio/HT. Também usei um conector desse tipo que o @Paiakan postou, algumas lojas chamam de Mike.
 
O DB18B20 é um sensor digital, então o sinal é em alta frequência e baixa intensidade, sendo assim seus condutores não podem ser de diâmetro muito grande pois a potencia do sinal se dissiparia no cabo, dando erros e imprecisão.

O ideal é um cabo MANGA e de 20-25 AWG, só que o cabo não pode se estender demais, acho que uns 5M no máximo.

O cabo PP é um cabo de "força", para suportar potencia maiores, é esse que vc utiliza na resistência elétrica e não precisa ser blindado.
Oq vc sita e que é blindado, deve ser um cabo manga, é pra ter isso escrito nele.
 
Obrigado pelas dicas, pessoal.

Já que o cabo original do sensor não é blindado, acho que o cabo manga não precisa, necessariamente, ser blindado, correto?
 
Obrigado pelas dicas, pessoal.

Já que o cabo original do sensor não é blindado, acho que o cabo manga não precisa, necessariamente, ser blindado, correto?



Eu uso cabo Ethernet sem problemas.


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Sensor analógico - Necessário malha aterrada. (EX: LM35, NTC)
Sensor digital - Não é necessário a malha, mas ajuda a prevenir. (EX: DS18B20)
 
Alguém já instalou sensor analógico no Ardbir? Vale a pena?

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Galera, por acaso alguem está produzindo a placa Daniel Xan ou de repente saiba de quem/onde posso adquiri-la?
No Mercado Livre encontrei apenas o Kit completo já com arduino, lcd e outros, o que pra mim não seria negocio porque já comprei.
 
Galera, por acaso alguem está produzindo a placa Daniel Xan ou de repente saiba de quem/onde posso adquiri-la?
No Mercado Livre encontrei apenas o Kit completo já com arduino, lcd e outros, o que pra mim não seria negocio porque já comprei.
Pelo que estou acompanhando no tópico do BrewManiacEx, parece que o @abelCarmo e o @Gu_MAZZA são caras que tem conhecimento e infraestrutura para fazer estas placas (eles estão fazendo as placas do BME). Dê uma conferida com eles.

@MauricioCzaplicki, há um anúncio no ML de uma placa do ArdBir: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-855190909-ardbir-_JM

Não conheço o vendedor.
 
Galera, por acaso alguem está produzindo a placa Daniel Xan ou de repente saiba de quem/onde posso adquiri-la?
No Mercado Livre encontrei apenas o Kit completo já com arduino, lcd e outros, o que pra mim não seria negocio porque já comprei.

Se você está​ começando a montar seu equipamento agora, sugiro dar uma olhada lá no post do BrewManiacEx. Eh um controlador mais completo que o ardbir com possibilidade de controle via Wi-Fi e etc. Além de ainda estar sendo atualizado frequentemente pelo desenvolvedor do software.
O Abel desenvolveu uma placa para receber o sistema é está em fase de produção coletiva.
Talvez te interesse.
 
Galera, por acaso alguem está produzindo a placa Daniel Xan ou de repente saiba de quem/onde posso adquiri-la?
No Mercado Livre encontrei apenas o Kit completo já com arduino, lcd e outros, o que pra mim não seria negocio porque já comprei.

Te mandei uma mensagem privada sobre a placa.
 
Novas placas para o Adbir.
O primeiro protótipo tinha alguns erros, desmontei ele e resolvi fazer tudo modular pois fica mais fácil colocar em vários tipos de gabinete. Há o fato tbm de agora praticamente o circuito ser aplicável em outros tipos de controle, que já estão sendo trabalhados, tipo o da geladeira. :D
 

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