Projeto ardbir

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Certo Felipe, mas como vou usar em um sistema RIMS com recirculação constante vou perder temperatura, por isso se a saída for configurada para analogWrite (usa PWM) ele vai controlar a largura dos pulsos que chaveia o SSR, assim, se for precisso, aciona a resistência a 5%, por exemplo, da maneira que está o código ele vai chavear a 100%, até a temperatura atingir o setpoint.



Eu uso single vessel que é um RIMS na verdade. A saída está para digital? Não sabia. Ainda assim é muito preciso. Quando fizer a alteração no código, compartilha aí com o pessoal. Se eu puder ajudar em alguma coisa me coloco à disposição


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Eu uso single vessel que é um RIMS na verdade. A saída está para digital? Não sabia. Ainda assim é muito preciso. Quando fizer a alteração no código, compartilha aí com o pessoal. Se eu puder ajudar em alguma coisa me coloco à disposição


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Com certeza, compartilho. Vou controlar um Double Vessel.

Abaixo é o trecho do códio que controla a saída do SSR quando está fazendo o Mash.
...
mheat = true;
//***********
heat_on();
}
else {
heat_off(mheat);
}
...

void heat_on() {
digitalWrite (Heat, HIGH);
ledHeatON();
}
 
Com certeza, compartilho. Vou controlar um Double Vessel.

Abaixo é o trecho do códio que controla a saída do SSR quando está fazendo o Mash.
...
mheat = true;
//***********
heat_on();
}
else {
heat_off(mheat);
}
...

void heat_on() {
digitalWrite (Heat, HIGH);
ledHeatON();
}

Abel, dá uma olhada nesse projeto que irá te economizar um baita tempo:

https://github.com/vitotai/BrewManiacEsp8266/tree/preview
https://www.facebook.com/BrewManiacEx/

É o ardbir portado para o ESP8266. Funcionalidades wifi, controle para duas panelas, 3 sensores, bomba, PID autotuning.....etc
Veja lá e me fala depois o que achou....
 
Fala Felipe, perfeito... muito completo mesmo, só nao entendi uma coisa direito, posso usar o hardware do arduino ou é somente com o PCF8574AT e módulo wifi?
 
Fala Felipe, perfeito... muito completo mesmo, só nao entendi uma coisa direito, posso usar o hardware do arduino ou é somente com o PCF8574AT e módulo wifi?


O hardware é novo. Usa o esp8266 no lugar do Arduino. O PCF8574AT é um ci para expansão de IO em i2C. Já comprei a placa do Vito e já chegou. Falta chegar o wemos (esp8266). Por U$30,00 vc compra a placa. Muito bem acabada. Vale a pena.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
O hardware é novo. Usa o esp8266 no lugar do Arduino. O PCF8574AT é um ci para expansão de IO em i2C. Já comprei a placa do Vito e já chegou. Falta chegar o wemos (esp8266). Por U$30,00 vc compra a placa. Muito bem acabada. Vale a pena.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Mas o ESP8266 nao é só o módulo WIFI? Posta uma foto da placa, fiquei muito interessado neste projeto. Eu ia alterar na unha o Ardbir, mas assim já está na mão!
 
Mas o ESP8266 nao é só o módulo WIFI? Posta uma foto da placa, fiquei muito interessado neste projeto. Eu ia alterar na unha o Ardbir, mas assim já está na mão!



Fala Abel. O ESP8266 é bem mais poderoso que um arduino mega, porém tem menos I/O´s. A placa do Vito usa um wemos d1 mini. O software é baseado no ardbir, porém com muito mais funções como importação de receitas por exemplo. Caberia até criarmos um post específico para este projeto de tão detalhado que ele é....

853d7165301c22bf1fedcc1b234c2749.jpg
 
Fechou Felipe, até acho que já deva existir algum tópico sobre ele. Eu poderia redesenhar a placa e "nacionalizar" ela, se tivesse mais pessoas interessadas, posso passar o layout para um amigo que tem uma empresa de PCBs e montagem de circuitos e fazer um orçamento. Quanto mais pessoas usando mais rápido resolver problemas que possam surgir.
 
O hardware é novo. Usa o esp8266 no lugar do Arduino. O PCF8574AT é um ci para expansão de IO em i2C. Já comprei a placa do Vito e já chegou. Falta chegar o wemos (esp8266). Por U$30,00 vc compra a placa. Muito bem acabada. Vale a pena.

Cara, me interessei muito por este projeto.
Pra quem tá com um ArdBir praticamente pronto, é só trocar a placa e o controlador, mantendo os mesmos SSRs, resistências, bomba e etc, certo?
Onde eu compro essa placa que você disse?
E o controlador?
Desculpa o monte de perguntas, talvez a resposta esteja na minha frente mas na correria não vi.
Obrigado.
 
Isso, o controlador D1 Mini tem no ML, a placa, por enquanto só importando, já estou desenhando uma pra cotação, mas demora um pouco ainda!
 
Isso, o controlador D1 Mini tem no ML, a placa, por enquanto só importando, já estou desenhando uma pra cotação, mas demora um pouco ainda!

Entendi. Obrigado.
Quando tiver notícias da placa, avisa para a gente, por favor :)
E sobre a placa importada, quem vai saber me responder direitinho é o outro cara, né? Vamos esperar ele.
Será que chega direitinho e rápido?
Gostei muito disso. Quero. uahsuashuhsuasuh
 
Fala Abel. O ESP8266 é bem mais poderoso que um arduino mega, porém tem menos I/O´s. A placa do Vito usa um wemos d1 mini. O software é baseado no ardbir, porém com muito mais funções como importação de receitas por exemplo. Caberia até criarmos um post específico para este projeto de tão detalhado que ele é....

853d7165301c22bf1fedcc1b234c2749.jpg

Felix, boa idéia em abrir novo tópico. Vejo pelo mundo a fora, inumeros projetos do gênero para automação ou semi-automação para o homebrewer, inclusive muitos projetos do gitub.
 
Deixa eu fazer mais uma pergunta de noob.
Olhando o blog do Vito e as fotos dos equipamentos dele, vi que a conexão entre a placa e o LCD é feita com poucos cabos. no ArdBir que eu estou montando são vários.
Aí em outra foto (em anexo) vi uma coisa junto ao LCD.
O que é aquilo? É uma espécie de adaptador pra fazer a ligação usando aqueles poucos fios?
Como se chama?
É só soldar aquilo no LCD mesmo?
---
Desculpa as perguntas, mas é que não entendo nada de eletrônica e não quero encher o saco da pessoa que vai me ajudar a montar estes circuitos ^^
---
Obs.: Ainda não tem nenhum tópico específico pra esse controlador não, né?
---
Obrigado desde já.
 

Attachments

  • bmnew.jpg
    bmnew.jpg
    64.9 KB · Views: 75
Deixa eu fazer mais uma pergunta de noob.
Olhando o blog do Vito e as fotos dos equipamentos dele, vi que a conexão entre a placa e o LCD é feita com poucos cabos. no ArdBir que eu estou montando são vários.
Aí em outra foto (em anexo) vi uma coisa junto ao LCD.
O que é aquilo? É uma espécie de adaptador pra fazer a ligação usando aqueles poucos fios?
Como se chama?
É só soldar aquilo no LCD mesmo?
---
Desculpa as perguntas, mas é que não entendo nada de eletrônica e não quero encher o saco da pessoa que vai me ajudar a montar estes circuitos ^^
---
Obs.: Ainda não tem nenhum tópico específico pra esse controlador não, né?
---
Obrigado desde já.



É um adaptador I2C para o display. Vc compra isso baratinho no eBay


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
[...] da maneira que está o código ele vai chavear a 100%, até a temperatura atingir o setpoint.

Isso não é verdade, se fosse assim teria histerese e não seria PID. O controle deve estar sendo feito por janela de tempo, por exemplo, deixa x% do tempo ligado e (100-x)% desligado em cada janela de tempo. O parâmetro d do pid vai fazer que conforme esteja se aproximando do setpoint o valor desse x vai diminuindo.

Como ainda não chegou meu arduino e os sensores e reles eu ainda não parei para olhar melhor o código (dei uma olhada rápida para entender o conceito geral) mas eu acho que o padrão de uso de Arduíno+PID para controle de aquecimento é este que eu descrevi.
 
Isso não é verdade, se fosse assim teria histerese e não seria PID. O controle deve estar sendo feito por janela de tempo, por exemplo, deixa x% do tempo ligado e (100-x)% desligado em cada janela de tempo. O parâmetro d do pid vai fazer que conforme esteja se aproximando do setpoint o valor desse x vai diminuindo.

Como ainda não chegou meu arduino e os sensores e reles eu ainda não parei para olhar melhor o código (dei uma olhada rápida para entender o conceito geral) mas eu acho que o padrão de uso de Arduíno+PID para controle de aquecimento é este que eu descrevi.

Fiquei curioso e olhei o código. Vejam esse trecho:

// PID_HEAT modified to use SetMode(MANUAL)
void PID_HEAT (boolean autoMode) {
//autoMode = TRUE PID Control
//autoMode = FALSE PWM Control

O PWM está sendo usado quando você coloca o Ardbir em modo manual.

Em modo automático é realmente o PID utilizando controle por janela de tempo:

if ((Output / 255) * ((unsigned int)WindowSize * 250) > now - w_StartTime) {

//if ((Output * ((unsigned int)(WindowSize * 250) / 255)) > now - w_StartTime) {
//***********
mheat = true;
//***********
heat_on();
}
else {
heat_off(mheat);
}
 
Felix, boa idéia em abrir novo tópico. Vejo pelo mundo a fora, inumeros projetos do gênero para automação ou semi-automação para o homebrewer, inclusive muitos projetos do gitub.

Galera, desculpa dar uma de chato. Achei super interessante este outro projeto e com certeze vou estudá-lo mas eu solicito que não seja mais discutido esse assunto neste tópico, a razão principal não é nem que atrapalha a discussão do ArdBir (e realmente atrapalha) mas que outras pessoas que tenham interesse neste outro projeto jamais encontrarão um tópico dentro do outro. E é bem possível que já tenham outros usuários utilizando esta outra placa.

O ideal é que a próxima mensagem sobre esse assunto seja apenas para direcionar para o novo tópico criado.
 
Galera, desculpa dar uma de chato. Achei super interessante este outro projeto e com certeze vou estudá-lo mas eu solicito que não seja mais discutido esse assunto neste tópico, a razão principal não é nem que atrapalha a discussão do ArdBir (e realmente atrapalha) mas que outras pessoas que tenham interesse neste outro projeto jamais encontrarão um tópico dentro do outro. E é bem possível que já tenham outros usuários utilizando esta outra placa.



O ideal é que a próxima mensagem sobre esse assunto seja apenas para direcionar para o novo tópico criado.



Já foi criado. Desculpe o off topic
 
Ótima explicação Paulo, só uma dúvida, se torna mais eficiente este controle, não seria mais eficiente ter a saída por PWM?
 
Ótima explicação Paulo, só uma dúvida, se torna mais eficiente este controle, não seria mais eficiente ter a saída por PWM?

Eu tenho a mesma dúvida, kkkk. Se dá para usar no manual pq não usar também no PID????
 
Só existe pro Uno e Nano

Pessoal, o que ocorre se utilizar no Mega? Que tipo de incompatibilidade há?

Eu tentei ontem por para operar e um dos botões não funcionou bem. Seria isso? Em tempo, a ligação dos botões é nas portas digital, certo?

Sds,

Fabiano da Mata
 
Pessoal, consegui fazer funcionar. Estou testanto o bichinho aqui, no entanto, após fazer uma simulação, pulando etapas inclusive, ao tentar iniciar uma nova brassagem o Ardbir, quando vou iniciar uma modo automático, vai direto para o mash outro. Por que isso está acontecendo?

Sds,
 
Pessoal, consegui fazer funcionar. Estou testanto o bichinho aqui, no entanto, após fazer uma simulação, pulando etapas inclusive, ao tentar iniciar uma nova brassagem o Ardbir, quando vou iniciar uma modo automático, vai direto para o mash outro. Por que isso está acontecendo?

Sds,

No modo automatico, ele pede se quer iniciar o cozimento, clique em nao...
E eu contiuo ainda sem conseguir atrasar o inicio da mostura em mais que 2:40min...:(
 
Pessoal, consegui fazer funcionar. Estou testanto o bichinho aqui, no entanto, após fazer uma simulação, pulando etapas inclusive, ao tentar iniciar uma nova brassagem o Ardbir, quando vou iniciar uma modo automático, vai direto para o mash outro. Por que isso está acontecendo?

Sds,

Com o Mega você teria que rescrever o código, muito provavelmente alterar os pinouts nele. No Github tem esse aqui que diz que foi portado para o Mega:

https://github.com/wizbrewery/wiz-Open-ArdBir
 
No modo automatico, ele pede se quer iniciar o cozimento, clique em nao...
E eu contiuo ainda sem conseguir atrasar o inicio da mostura em mais que 2:40min...:(

Faça as seguintes modificações e teste. É mais ou menos isso.

1) LCD20x4_POR.h

void ImpostaTempo(unsigned long Time){
lcd.setCursor(2,1);
lcd.print(F("Configurar atraso"));

//CountDown(Time*60,6,2,2);
CountDown(Time*300,6,2,2);


LCD_SGEO();
}

2) Open-ArdBir.ino

void WaitStart() {
boolean Procedo = true;
TimeLeft = 0;

while (Procedo) {
ImpostaTempo(stageTime);
LeggiPulsante(Verso, Timer);

//Set((stageTime), 1440, 15, 15, Timer, Verso);
Set((stageTime), 1440, 15, 3, Timer, Verso); // 15 em 15 min


if (btn_Press(Button_enter, 50)) Procedo = false;

if (btn_Press(Button_start, 50)) {
Procedo = false;
mainMenu = 0;
b_Enter = false;
return;
}
}

LCD_Procedo();
Procedo = wait_for_confirm(2, 2, 2);

Clear_2_3();

if (Procedo) {
TimeLeft = (unsigned long) stageTime * 60;

start_time();

while(stageTime > 0) {
//StartDelay(TimeLeft);
StartDelay(TimeLeft*300); //Precisa ser o mesmo número utilizado para multiplicar o Countdown no arquivo LCD20x4_POR.h

Timing(0, true, 1);

quit_mode(Procedo);
if (!Procedo) {
Procedo = false;
mainMenu = 0;
b_Enter = false;
return;
}

}
Buzzer(5, 250);
Clear_2_3();

} else {
Procedo = false;
mainMenu = 0;
b_Enter = false;
return;
}
}
 
Faça as seguintes modificações e teste. É mais ou menos isso.

1) LCD20x4_POR.h

void ImpostaTempo(unsigned long Time){
lcd.setCursor(2,1);
lcd.print(F("Configurar atraso"));

//CountDown(Time*60,6,2,2);
CountDown(Time*300,6,2,2);


LCD_SGEO();
}

2) Open-ArdBir.ino

void WaitStart() {
boolean Procedo = true;
TimeLeft = 0;

while (Procedo) {
ImpostaTempo(stageTime);
LeggiPulsante(Verso, Timer);

//Set((stageTime), 1440, 15, 15, Timer, Verso);
Set((stageTime), 1440, 15, 3, Timer, Verso); // 15 em 15 min


if (btn_Press(Button_enter, 50)) Procedo = false;

if (btn_Press(Button_start, 50)) {
Procedo = false;
mainMenu = 0;
b_Enter = false;
return;
}
}

LCD_Procedo();
Procedo = wait_for_confirm(2, 2, 2);

Clear_2_3();

if (Procedo) {
TimeLeft = (unsigned long) stageTime * 60;

start_time();

while(stageTime > 0) {
//StartDelay(TimeLeft);
StartDelay(TimeLeft*300); //Precisa ser o mesmo número utilizado para multiplicar o Countdown no arquivo LCD20x4_POR.h

Timing(0, true, 1);

quit_mode(Procedo);
if (!Procedo) {
Procedo = false;
mainMenu = 0;
b_Enter = false;
return;
}

}
Buzzer(5, 250);
Clear_2_3();

} else {
Procedo = false;
mainMenu = 0;
b_Enter = false;
return;
}
}



Fabiano, Obrigado pela ajuda.

Da forma abaixo funcionou bem:

Set((stageTime), 1440, 3, 3 , Timer, Verso); // 15 em 15 minutos
//Set((stageTime), 1440, 15, 15, Timer, Verso);

if (btn_Press(Button_enter, 50)) Procedo = false;

if (btn_Press(Button_start, 50)) {
Procedo = false;
mainMenu = 0;
b_Enter = false;
return;
}
}

LCD_Procedo();
Procedo = wait_for_confirm(2, 2, 2);

Clear_2_3();

if (Procedo) {
TimeLeft = (unsigned long) stageTime * 300; // Ajusta retardo em mais de 10 horas
//TimeLeft = (unsigned long) stageTime * 60;
start_time();


No LCD:

void ImpostaTempo(unsigned long Time){
lcd.setCursor(2,1);
lcd.print(F("Configurar atraso"));

CountDown(Time*300,6,2,2);

//CountDown(Time*60,6,2,2);
LCD_SGEO();
}

void StartDelay(unsigned long Tempo){
lcd.setCursor(2,1);
lcd.print(F(" Inicio em... "));
CountDown(Tempo,6,2,2);
 
Boa noite pessoal

Desculpem eu procurei mas nao achei.

Vcs poderiam me passar a lista completa de componentes pra eu montar 1 ardbir?

Quero montar o meu próprio ardbir.

Obrigado
 
Boa noite pessoal

Desculpem eu procurei mas nao achei.

Vcs poderiam me passar a lista completa de componentes pra eu montar 1 ardbir?

Quero montar o meu próprio ardbir.

Obrigado


No próprio Dropbox que está tudo do ardbir tem a lista de componentes para fazer a PCB.

Mas segue lista que colocaram aqui nesse tópico mesmo

BORNE PASSO 5MM - 3 TERMINAIS Quantidade: 2
BORNE PASSO 5MM - 2 TERMINAIS Quantidade: 7
DIODO 1N4007 Quantidade: 2
TRANSISTOR BC337 Quantidade: 3
RESISTOR 470R 1\4W 5 % Quantidade: 4
RESISTOR 10K 1\4W 5 % Quantidade: 4
RESISTOR 4K7 1/4W 5 % Quantidade: 1
TRIMPOT HORIZONTAL 10K Quantidade: 1
RESISTOR 120R 1/4W 5 % Quantidade: 1
CONECTOR BARRA DE PINOS MACHO Quantidade: 1
Interruptor* MINI PUSHBOTTOM* Quantidade: 4
LCD DISPLAY HD44780 20X4 ou 16X2 Quantidade: 1
 
Ou compra kit com placa e componentes ou já montada no ML, tem com preço bom e preço ruim ;)
 
No ML tem o kit com a placa montada já, pronta para você terminar de montar, já vem com os reles,.placa do Danielxan e arduino já configurado, soldada já display.

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
 
Alguém aqui do grupo tem placa para vender? Eu queria a do Daniel Xan.

Enviado de meu Nexus 6P usando Tapatalk
 
Alguém aqui do grupo tem placa para vender? Eu queria a do Daniel Xan.

Enviado de meu Nexus 6P usando Tapatalk

Sou fabricante de PCIs, posso lhe fornecer essa placa.

Eu estou desenvolvendo meu próprio ardbier, já com o SSR e relé na placa.
Foda que já faz mais de um mês que meus componentes estão vindo pelos correios e sem eles não consigo testar e comprovar o funcionamento dela.
Tem umas fotos a alguns posts atrás. srsrsr
 
Muito agradecido pelo retorno.
Comprei neste final de semana os outros componentes como:
Rele 12V
Rele estado sólido
LCD 20x4
Sensor Temp.
Caixa (painel)
Arduino
Botões
Etc.
Um colega comentou de usar uma placa protobord, mais sinceramente prefiro essa placa pra interligar o LCD e o Arduino.
 
Oi Pessoal,

Novamente vou pedir uma ajuda pra vocês, não estou conseguindo chegar a fervura, seja em 97, 100 ou qualquer outra temperatura superior

Eu faço levas pequenas. Tenho uma panela numero 28 de 15.3L com resistencia de 1600W em 110V (14.54A). (comprei a resistencia baseando no topico do forum sobre resistencia - Fervura 1000W p/ 10 litros)

Hoje testei com 13L de agua o sistema com o Ardbir e foi muito demorada as rampas e não consegui chegar a fervura. Cheguei no maximo a 96 graus.

Eu vi varias referencias na internet para configuração do PID, e cheguei a deixar tbm somente o P =100 e o I/D zerados. Mas não consegui passar de 96 graus.

Apenas para constar, depois de algumas horas, de 13L estava na panela fiquei com 8 a 9 litros no maximo, e mesmo com a evaporação, não passei dos 96 graus.

Vocês saberiam me dizer o que pode estar de errado?

Obrigado,
Luiz Gabriel

Luiz Gabriel, estou enfrentando o mesmo problema com o meu equipamento. Como vc conseguiu resolver o seu problema?

Obrigado!

Hugo Moreira
 
Luiz Gabriel, estou enfrentando o mesmo problema com o meu equipamento. Como vc conseguiu resolver o seu problema?

Obrigado!

Hugo Moreira

Ué, mano...
Quando você chega na etapa de fervura, a resistência fica o tempo todo ligada e mesmo assim a temperatura não sobe o suficiente ou a resistência fica ligando e desligando?
Se ela fica ativando e desativando, o problema está na configuração dos parâmetros PID.
Se a resistência fica ligada o tempo todo e mesmo assim ela não ferve, é questão de equipamento mesmo. Tipo, a resistência não tem potência suficiente, a panela perde muita temperatura pro meio externo, este tipo de coisa....
Esse negócio de 1000w para cada 10L é uma aproximação. Em alguns casos isso pode não dar bem certo.
Eu recomendo é usar uma resistência com o dobro da potência recomendada por essa regrinha.
Como o sistema é PID, ele só vai usar a resistência o quanto for necessário, não correndo o risco de caramelizar o mosto ou algo assim (sem contar que a recirculação constante também reduz drasticamente este risco).
 
Foda que já faz mais de um mês que meus componentes estão vindo pelos correios e sem eles não consigo testar e comprovar o funcionamento dela.
Tem umas fotos a alguns posts atrás. srsrsr

E eu já estou a mais de dois meses esperando meu arduino e os componentes, comprei final de fevereiro :(:mad::(
 
Back
Top