Produções simultâneas de 20l, procuro dicas!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RamiroNetto

Well-Known Member
Joined
Oct 25, 2016
Messages
67
Reaction score
14
Bom dia pessoal, direto ao assunto:

Tenho panela para produzir 20l de mosto, dois baldes de 22l, uma geladeira que cabem ambos os baldes com termostato.

Minha intenção é conseguir girar a produção o mais rápido possível e abastecer dois post mix de 19l - gastando pouco! E por isso, penso que comprar panela maior (teria que comprar fogareiro), fermentador maior e etc fica fora de mão.

Eis a solução mais viável que encontrei:

1- brassar 20l no dia #1, resfriar, inocular
Só tenho tempo pra uma brassagem por dia

2- brassar 20l no dia #2, resfriar*, inocular
*: pequena complicação, só consigo resfriar até 18 com ajuda da geladeira. Pensei em encapar o primeiro balde com uma sobra de manta de EVA aluminizada e deixar mais embaixo na geladeira enquanto o mosto do dia resfria de 25 pra 18 (umas 4-5 horas). Isso tudo pra evitar muita variação de temperatura no primeiro balde.
Pergunta: acham isso válido?

3- no dia #13 (fim da fermentação), iniciar cold crash
Acredito que com 24h eu conseguiria derrubar a temperatura pra uns 5 graus em ambos os baldes, daí no dia #14 eu trasfego ambos os baldes pra uma bombona de 50l pra segunda geladeira ligada no máximo pra mais uns 6 dias de cold crash
Investimento: uma geladeira usada (400 reais com frete) e uma bombona com torneira e blow off (150 reais)

4- no dia #14, com os baldes liberados, inicio outra brassagem
Enquanto o produto das primeiras duas brassagens está em cold crash "blendado" em uma bombona eu já inicio a próxima leva.
Obs: vou comprar dois postmix, gás, e etc - bem por isso estou evitando gastar muito além.

5- dia #20, abastecimento dos post mix - início da carbonatação forçada (método rápido) + 2 dias método lento, saída da primeira leva no dia #23
As próximas levas sairão cerca de 10 dias entre uma e outra dessa forma, considero um bom resultado.

Gostaria de saber se há alguma maneira melhor de otimizar o tempo, considerando as limitações descritas e que eu farei tudo isso sozinho. E se também há algo nesse processo que eu não pensei direito.

Agradeço desde já!
Abraços
 
Sei que não quer gastar mas uma solução que fiz no passado para situação parecida foi pedir pra indupropil fazer um fermentador de 38L de forma que ele coubesse certinho no meu refrigerador de 120L. Dessa forma você pode fazer duas brassagens em dias consecutivos e só completar o fermentador com a segunda brassagem, não precisa nem fazer nova inoculação de fermento. Ao longo do tempo sua economia com fermento vai amortizar o gasto que teve com o novo fermentador.
 
Você falou que não tem tempo para 2 brassagens no mesmo dia, mas te digo que o tempo para 1 e para 2 não é tão diferente assim..

Estou indo para a terceira vez que faço 2 brassagens no mesmo dia e o tempo gasto com 2 é um pouco maior, mas dá pra fazer sim. O detalhe é que você teria que ter mais panelas para poder fazer o processo das 2 ao mesmo tempo.
 
Bom dia pessoal, direto ao assunto:

Tenho panela para produzir 20l de mosto, dois baldes de 22l, uma geladeira que cabem ambos os baldes com termostato.

Minha intenção é conseguir girar a produção o mais rápido possível e abastecer dois post mix de 19l - gastando pouco! E por isso, penso que comprar panela maior (teria que comprar fogareiro), fermentador maior e etc fica fora de mão.

Eis a solução mais viável que encontrei:

1- brassar 20l no dia #1, resfriar, inocular
Só tenho tempo pra uma brassagem por dia

2- brassar 20l no dia #2, resfriar*, inocular
*: pequena complicação, só consigo resfriar até 18 com ajuda da geladeira. Pensei em encapar o primeiro balde com uma sobra de manta de EVA aluminizada e deixar mais embaixo na geladeira enquanto o mosto do dia resfria de 25 pra 18 (umas 4-5 horas). Isso tudo pra evitar muita variação de temperatura no primeiro balde.
Pergunta: acham isso válido?

3- no dia #13 (fim da fermentação), iniciar cold crash
Acredito que com 24h eu conseguiria derrubar a temperatura pra uns 5 graus em ambos os baldes, daí no dia #14 eu trasfego ambos os baldes pra uma bombona de 50l pra segunda geladeira ligada no máximo pra mais uns 6 dias de cold crash
Investimento: uma geladeira usada (400 reais com frete) e uma bombona com torneira e blow off (150 reais)

4- no dia #14, com os baldes liberados, inicio outra brassagem
Enquanto o produto das primeiras duas brassagens está em cold crash "blendado" em uma bombona eu já inicio a próxima leva.
Obs: vou comprar dois postmix, gás, e etc - bem por isso estou evitando gastar muito além.

5- dia #20, abastecimento dos post mix - início da carbonatação forçada (método rápido) + 2 dias método lento, saída da primeira leva no dia #23
As próximas levas sairão cerca de 10 dias entre uma e outra dessa forma, considero um bom resultado.

Gostaria de saber se há alguma maneira melhor de otimizar o tempo, considerando as limitações descritas e que eu farei tudo isso sozinho. E se também há algo nesse processo que eu não pensei direito.

Agradeço desde já!
Abraços

Bom vamos lá...Não tem como controlar a temperatura da cerveja em baldes separados, dentro de uma mesma geladeira, pois além de um ficar acima e o outro abaixo na geladeira, a fermentação gera calor e consequentemente a temperatura dos baldes será diferente.

Faça o seguinte:

Exemplo para Ales:

Faz a brassagem em um fim de semana e fermenta a leva 1 na geladeira.
No outro fim de semana, tira o balde que estava na geladeira deixa fazendo a secundária e a maturação fora da geladeira. Dessa forma você pode brassar a segunda e fermentar dentro da geladeira.

Aí vc tira a segunda leva para maturar fora e volta a primeira para o cold crash...

Agora para LAGERS a coisa complica, pois além de levar mais tempo para fermentar, precisa maturar a frio.

[ ]´s
 
Eu faria como indicado pelo @tomazela. Se não quiser, o que eu faria seria fazer um mosto em um dia, após resfriado não inocular. Some o mosto do dia 2 e então inocule.

Se seus procedimentos estão tudo certinho, essa seria a melhor saida, já que você vai ter só uma cerveja que será bem controlada etc e não duas, onde uma pode ficar pior que a outra.
 
Back
Top