Problemas Poço termométrico

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

nandopavao

Well-Known Member
Joined
Feb 14, 2014
Messages
47
Reaction score
3
Olá Pessoal

De uns tempos pra cá tenho usado o poço termométrico para meu fermentador. Uso ele na tampa de um bombona de 30 litros, encostando no liquido por cima. Tenho percebido alguns problemas:

Quando seto a temperatura para por exemplo 20 graus (logo depois de inocular o fermento), o freezer demora muito para chegar na temperatura. Ok, o liquido lá dentro ainda poderia estar a 24,23, que foi a temperatura que coloquei o fermento. Mas quando o freezer desliga, a temperatura continua caindo muito. Já tive casos de chegar as 15!

Acho que crio um ambiente MUITO frio ali dentro. e quando o freezer finalmente para, ele continua gelando.

Noto isso também no decorrer da fermentação. Ele sempre joga a temperatura lá pra baixo e acabo não tendo um controle preciso.

O que faço?

Abraços
 
Deve estar ocorrendo os dois fatores abaixo:

O líquido mais frio fica embaixo, e o mais quente em cima. O ar mais frio desce, o mais quente sobe (até por isso o congelador geralmente é em cima, para tentar homegeneizar a temperatura dento da geladeira e ter um fluxo constante de ar).

- Então, a tendência é que o líquido resfrie de baixo para cima, e posteriormente a temperatura começa a se equiparar, por contato entre as células. Sendo assim, demora para que o líquido de cima resfrie, e o de baixo já vai estar mais frio. Quando o de cima finalmente esfriar, o de baixo já vai estar bem mais frio. Quando a temperatura homogeneizar (se acontecer), vai ser uma temperatura entre a mais fria (embaixo) e a mais quente (em cima). Se for uma Ale, a levedura se deposita em cima. Por ela fazer reações exotérmicas (liberando calor), vai aumentar ainda mais a temperatura na parte de cima do líquido.

- a mudança de temperatura dentro do liquido é um processo muito demorado, devido ao calor específico da água (ou da cerveja), que se caracteriza por necessitar de bastante energia para mudar de temperatura. Sendo assim, o ar dentro da geladeira vai estar muito mais frio que o do líquido, e como seu poço está dentro do líquido, o motor vai ficar trabalhando e resfriando o ar cada vez mais. Então, quando o líquido atinge a temperatura setada, o motor desliga, mas o ar continua estando muito mais frio que o líquido, e a troca de temperatura continua ocorrendo, esfriando mais ainda sua cerveja.

Acredito que uma solução é colocar o poço de temperatura mais no meio do fermentador, pois pegará uma temperatura intermediária (nem a mais fria, que fica no fundo, nem a mais quente, que fica no topo).

Se quiser um dia ver como realmente a água fica em diferentes temperaturas, resfrie uma leva pequena (10 litros) dentro de uma bacia ou uma pia, inicialmente somente com água (só pro teste, não coloque gelo, pois ele ficará em cima e vai gelar um pouco da água superior). Após alguns minutos, ponha o dedo dentro da água da bacia. Vais ver que o gradiente de temperatura do fundo pro topo é muito grande, sensivel até mesmo com o dedo...
 
O problema é que nao consigo colocar ele na lateral pois não tenho como vedar.

Seria melhor eu usar o sensor grudado na parede do fermentador com uma capa de papel aluminio como o Guenther falou nesse tópico
 
ah, achei que o cabo do poço chegasse no meio. acredito que essa é sim uma boa solução, mas não tenho como te afirmar, porque ainda não tenho este tipo de controle de temperatura. o que tinha dito era baseado apenas na física :D
 
Nando, vc consegue garantir que o sensor está ficando encostado no final do poço? Pergunto isso, pois estava tendo um pouco dessa dificuldade e ao pressionar um pouco mais o sensor contra o poço então houve mudança na temperatura. No caso do seu fermentador, como há um dinâmica, se o sensor não estiver bem junto ao final do poço, vai acontecer de ele medir o ar que esta la dentro, entre a ponta do sensor e o final do poço. Como esse mecanismo de transmissão de calor é por conveccao (e não por condução, já que há uma película, pequena, mas há de ar), então pode ser a razão de gerar essa diferença. Ou seja, imagine que o armla dentro esteja quente, com o resfriamento do liquido, o ar vai resfriando, porém, ao chegar aos 20C ele desligue a geladeira, porém o liquido já caiu mais que isso e como a dinâmica da conveccao deve estar menor que o da condução... Tente pressionar um pouco mais o sensor e garantir que ele esteja colado no fundo do poço termometrico. Ah, os sensores, geralmente, são termoresistencia em que o elemento esta posicionado na pontinha do sensor.

Sds,

Fabiano
 
PS: qual dispositivo vcs usam para prender o fio do sensor no poço?
 
Olá Pessoal

De uns tempos pra cá tenho usado o poço termométrico para meu fermentador. Uso ele na tampa de um bombona de 30 litros, encostando no liquido por cima. Tenho percebido alguns problemas:

Quando seto a temperatura para por exemplo 20 graus (logo depois de inocular o fermento), o freezer demora muito para chegar na temperatura. Ok, o liquido lá dentro ainda poderia estar a 24,23, que foi a temperatura que coloquei o fermento. Mas quando o freezer desliga, a temperatura continua caindo muito. Já tive casos de chegar as 15!

Acho que crio um ambiente MUITO frio ali dentro. e quando o freezer finalmente para, ele continua gelando.

Noto isso também no decorrer da fermentação. Ele sempre joga a temperatura lá pra baixo e acabo não tendo um controle preciso.

O que faço?

Abraços
Nando, certamente o motivo é por estar medindo a temperatura em cima.

O ideal é sempre medir da metade pra baixo, de preferência um pouco abaixo da metade do fermentador.

Não tendo como colocar o poço termométrico nessa posição, a saída fica em usar o sensor colado na parede como tu já citastes.

Abração,
 
Tive um problema bem parecido também, a geladeira fica a uma temperatura bem inferior à do líquido, fazendo com que o líquido continue esfriando depois que a geladeira desliga... Assim a temperatura oscilava muito! Meço com o sensor colado na parede externa do fermentador, "bem no meio" da altura do líquido.

O que fiz foi aproveitar que meu controlador é de dois estágios e ligar uma lâmpada no segundo estágio, configurar a temperatura de aquecimento pra 0.5C abaixo da de resfriamento, e ficou perfeito!

Mas quero acompanhar pra encontrar uma solução usando um estágio apenas... no caso de uma leva pequena por exemplo, vai ter "mais frio na geladeira" pra esfriar uma quantidade menor de líquido, então esse pico de temperatura inferior deve ser maior. Como contornar isso?
 

Latest posts

Back
Top