Problemas no lacre. Consigo trocar de balde ?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Deon1

New Member
Joined
Sep 26, 2017
Messages
4
Reaction score
0
Salve Senhores ! Cometi um erro e preciso tentar resolver.
Meu balde fermentador tinha quebrado a tampa, então comprei outra tampa.
Achei que o encaixe seria perfeito, porém, mesmo aparentemente bem lacrado percebo que há um escape em algum lugar.
SIM ! Deveria ter testado antes...
Já chequei o airlock e vedação, mas enfim...parece ser na tampa mesmo.
Pequeno mas tem.

Ocorre que está atenuando: 1.054 na inoculação das leveduras e 3 dias após está em 1.030 (sem atividade do airlock).

Devo ter paciência e aguardar mais tempo por uma fermentação mais demorada ou transfiro tudo para um novo balde com a certeza da vedação ?

Já coloquei fitas vedantes ao redor do balde e também do airlock.

Valeu!
:confused:
 
Toca o processo todo nesse balde mesmo, vai dar tudo certo se esse for o único "problema".
Conheço gente que nunca usa air-lock ou blow-off, simplesmente deixa a tampa meio frouxa de propósito e saem ótimas cervejas.
O CO2 gerado é mais pesado que o O2, então esse último será expulso pela tampa e restará uma camada de CO2 isolando a cerveja do ar externo, mesmo sem vedação perfeita, impedindo a oxidação.
 
A tampa é necessária para não entrar contaminantes, mas não precisa de vedação completa.

Vamos a mais alguns fatos, salvo através de insetos ou pequenos animais, nenhum contaminante biológico vai escalar ou entrar em algum ambiente de baixo para cima. Microrganismos serão suspensos no ar e sempre cairão, então uma tampa solta sobre o balde seria suficiente em um ambiente razoavelmente limpo (este é um dos motivos de deixar as garrafas depois de escorridas ainda de cabeça para baixo).

Outro detalhe que sempre se fala por aqui, fermentação se mede pela densidade,o famoso "Keep Calm and Airlock Não É Densímetro". Não borbulhar quer dizer que o CO2 não tem pressão suficiente para empurrar a coluna de líquido dentro do airlock/blowoff. Isto por inexistência de produção de CO2 (raros casos), uma coluna realmente pesada (mangueira muito afundada no líquido do blowoff) ou vazamento no fermentador.
 
Salve Senhores ! Cometi um erro e preciso tentar resolver.
Meu balde fermentador tinha quebrado a tampa, então comprei outra tampa.
Achei que o encaixe seria perfeito, porém, mesmo aparentemente bem lacrado percebo que há um escape em algum lugar.
SIM ! Deveria ter testado antes...
Já chequei o airlock e vedação, mas enfim...parece ser na tampa mesmo.
Pequeno mas tem.

Ocorre que está atenuando: 1.054 na inoculação das leveduras e 3 dias após está em 1.030 (sem atividade do airlock).

Devo ter paciência e aguardar mais tempo por uma fermentação mais demorada ou transfiro tudo para um novo balde com a certeza da vedação ?

Já coloquei fitas vedantes ao redor do balde e também do airlock.

Valeu!
:confused:

Provavelmente não vai borbulhar seu airlock, pois vai sair a pressão pela fresta. Mas não tem problema algum. Até pq airlock não é densímetro...[ ]´s
 
a tampa é necessária para não entrar contaminantes, mas não precisa de vedação completa.

Vamos a mais alguns fatos, salvo através de insetos ou pequenos animais, nenhum contaminante biológico vai escalar ou entrar em algum ambiente de baixo para cima. Microrganismos serão suspensos no ar e sempre cairão, então uma tampa solta sobre o balde seria suficiente em um ambiente razoavelmente limpo (este é um dos motivos de deixar as garrafas depois de escorridas ainda de cabeça para baixo).

Outro detalhe que sempre se fala por aqui, fermentação se mede pela densidade,o famoso "keep calm and airlock não é densímetro". Não borbulhar quer dizer que o co2 não tem pressão suficiente para empurrar a coluna de líquido dentro do airlock/blowoff. Isto por inexistência de produção de co2 (raros casos), uma coluna realmente pesada (mangueira muito afundada no líquido do blowoff) ou vazamento no fermentador.

disse tudo!
 
Pessoal, muito obrigado pelas respostas ! Isso ajuda muito neste começo de caminhada !

Vou continuar conferindo a densidade até o final da fermentação.


Da primeira vez, não troquei de balde nem para fazer a maturação.

Por ter este problema agora, acham que seria prudente trocar de balde na maturação ?
 
Pessoal, muito obrigado pelas respostas ! Isso ajuda muito neste começo de caminhada !

Vou continuar conferindo a densidade até o final da fermentação.


Da primeira vez, não troquei de balde nem para fazer a maturação.

Por ter este problema agora, acham que seria prudente trocar de balde na maturação ?

Eu fiz um teste na minha ultima cerveja, que foi trocar de balde pra fazer a clarificação e, desta forma, levar o mínimo de porcariada na hora de envasar. Foi shor de bola. Ficou uma cerva limpinha (pela primeira vez) e nas próximas farei desta mesma forma.
Então, eu sugiro que se trocar de balde, que seja na hora da clarificação, quando for baixar a temperatura pra 2ºC (que é a temp. que eu uso).

Abraços.
 
Não troco de balde nunca. Para mim o risco de contaminação não justifica a troca.
Além do mais, tendo paciência para uns dias mais de clarificação a cerveja fica límpida igual, independente de trocar de balde ou não.
 

Latest posts

Back
Top