Problemas no início da Fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lucas Cordeiro

Well-Known Member
Joined
Mar 8, 2019
Messages
50
Reaction score
8
Location
Piracicaba SP
Fiz minha primeira brassagem ontem de uma Ale e resolvi colocar o mosto pra fermentar na geladeira... hj a hora que acordei o airlock tava borbulhando mas a temperatura tava muito baixa (12°) .. entao resolvi tirar da geladeira e colocar numa caixa de isopor com garrafas congeladas, mas assim que coloquei no isopor o airlock parou de borbulhar.... Será que deu algum problena com as leveduras pela mudança de temperatura? ... to fazendo 9L e usei meio pacote do Us-04 da fermentis, to pensando em colocar o que restou, vocês acham uma boa idéia?
Valeuuu
 
Nossa, que função amigo. Compre um controlador de temperatura para sua geladeira.
Mas respondendo sua pergunta, não acredito que o fato de você ter movido o balde tenha interrompido a fermentação. Deve ter inclusive deixado ela mais acelerada pelo aumento de temperatura, talvez até estressando a levedura por esse aumento ter sido brusco. Mas a fermentação continua.
O que provavelmente aconteceu foi uma mudança na pressão do fermentador, liberando o co2 que enchia ele. O airlock voltará a borbulhar quando houver co2 suficiente.
Uma última coisa, acho maos vantagem usar o pacote inteiro de levedura, e se for o caso, guardar a lama do balde para uma nova cerveja
 
Nossa, que função amigo. Compre um controlador de temperatura para sua geladeira.
Mas respondendo sua pergunta, não acredito que o fato de você ter movido o balde tenha interrompido a fermentação. Deve ter inclusive deixado ela mais acelerada pelo aumento de temperatura, talvez até estressando a levedura por esse aumento ter sido brusco. Mas a fermentação continua.
O que provavelmente aconteceu foi uma mudança na pressão do fermentador, liberando o co2 que enchia ele. O airlock voltará a borbulhar quando houver co2 suficiente.
Uma última coisa, acho maos vantagem usar o pacote inteiro de levedura, e se for o caso, guardar a lama do balde para uma nova cerveja
Valeuuu.... realmentw a fermentação se deu sem maiores problemas, mas o airlock nao borbulhou mais, talvez por causa de algum vazamento. Essa semana eu envazei ela, logo ta pronta pra tomar!!
 
Valeuuu.... realmentw a fermentação se deu sem maiores problemas, mas o airlock nao borbulhou mais, talvez por causa de algum vazamento. Essa semana eu envazei ela, logo ta pronta pra tomar!!

É possível fazer cerveja sem um controlador de temperatura? Sim, você terá cerveja. Mas o ganho de qualidade que você terá investindo em um, com certeza compensa o investimento.
 
Back
Top