Problemas na propagação de Leveduras (DIACETIL)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

brunonacari

Well-Known Member
Joined
Jan 26, 2016
Messages
180
Reaction score
30
bom dia, srs!

Na minha última leva tentei, pela primeira vez, inocular levadura propagada.
Para 30 Litros de mosto utilizei um sachê de US-05 em dois steps de 1 litro (calculado no brewersfriend).

A fermentação ocorreu "normalmente", minha OG era 1048 e FG ficou em 1004.

Após 2 semanas de fermentação/maturação, fui realizar o DH e tirei uma amostra pra provar com o carbonator.

PQP, manteiga purinha... imbebível, ruim demais da conta!

Pelo visto, a propagação não funcionou da forma correta, e devia ter pouca levedura para reabsorver os off flavors gerados na fermentação.

Minha dúvida é: se estou correto no meu diagnóstico, é comum a levedura conseguir atenuar tão bem a cerveja (FG 1004) e depois deixar todo aquele diacetil de presente pra mim?
 
Nunca propaguei levedura, mas tenho lido um pouco para começar a fazer, e uma coisa que vi que é bastante importante quando se faz starter é a aeração do mosto..

Como você fez a aeração ??
 
esta atenuação com o US-05 é fácil de alcançar.

a que temperatura ficou estes 14 dias ?

talvez um pouco mais de tempo para a levedura resolva
 
Ih cara, acho que ser: starter com baixa saúde, underpinching com temp de fermentação alta tb ou ainda contaminação

como fez o starter?

abraço
 
bom dia, srs!

Na minha última leva tentei, pela primeira vez, inocular levadura propagada.
Para 30 Litros de mosto utilizei um sachê de US-05 em dois steps de 1 litro (calculado no brewersfriend).

A fermentação ocorreu "normalmente", minha OG era 1048 e FG ficou em 1004.

Após 2 semanas de fermentação/maturação, fui realizar o DH e tirei uma amostra pra provar com o carbonator.

PQP, manteiga purinha... imbebível, ruim demais da conta!

Pelo visto, a propagação não funcionou da forma correta, e devia ter pouca levedura para reabsorver os off flavors gerados na fermentação.

Minha dúvida é: se estou correto no meu diagnóstico, é comum a levedura conseguir atenuar tão bem a cerveja (FG 1004) e depois deixar todo aquele diacetil de presente pra mim?

Pode acontecer devido ao "lag time". Isso em decorrência de baixa viabilidade das suas células e/ou aeração insuficiente.

O diacetil é produzido no início da fermentação e no decorrer é consumido. Se aconteceram esses dois problemas acima vc com certeza terá diacetil em suas cervejas...

Seu fermento tinha validade dentro do prazo ?

Como está seu processo ? Sempre faz assim e tem sucesso ? Faz aeração ou não ?


Contudo em Ale não é comum. Identificou se há acido acético junto ? (vinagre, azedo )

Se aconteceu isso é mais provável que seu caso seja contaminação! Infelizmente.
 
Nunca propaguei levedura, mas tenho lido um pouco para começar a fazer, e uma coisa que vi que é bastante importante quando se faz starter é a aeração do mosto..

Como você fez a aeração ??

Foi via splash mesmo!
 
esta atenuação com o US-05 é fácil de alcançar.

a que temperatura ficou estes 14 dias ?

talvez um pouco mais de tempo para a levedura resolva

Fermentação ocorreu em:

17º - 5 dias
após isso, subindo 1º por dia até 24º qdo permaneceu por mais 5 dias.
Fiz o DH e carbonatei p provar, foi qdo percebi o problema... como depois de mais uma semana a 19º o sabor piorou, joguei tudo fora.
 
Fermentação ocorreu em:

17º - 5 dias
após isso, subindo 1º por dia até 24º qdo permaneceu por mais 5 dias.
Fiz o DH e carbonatei p provar, foi qdo percebi o problema... como depois de mais uma semana a 19º o sabor piorou, joguei tudo fora.

hehehe

dai não tem mais solução. sempre deixo pelo menos 7 dias na secundária.

Diacetil é fod..
 
Pode acontecer devido ao "lag time". Isso em decorrência de baixa viabilidade das suas células e/ou aeração insuficiente.

O diacetil é produzido no início da fermentação e no decorrer é consumido. Se aconteceram esses dois problemas acima vc com certeza terá diacetil em suas cervejas...

Seu fermento tinha validade dentro do prazo ?

Como está seu processo ? Sempre faz assim e tem sucesso ? Faz aeração ou não ?


Contudo em Ale não é comum. Identificou se há acido acético junto ? (vinagre, azedo )

Se aconteceu isso é mais provável que seu caso seja contaminação! Infelizmente.

Fermento na validade, foi a primeira vez q fiz starter, sempre utilizei fermento hidratado e nunca tive problemas, mas com a vontade de economizar e ter resultados melhores, parti p fazer Starter, mas pelo visto não deu mto certo! rs

Aeração foi Splash, não tenho cilindro de oxigênio.

O pouco q consegui provar não identifiquei ácido acético, era um "doce" bem ruim, depois de uma semana ficou mais nítido o amanteigado/pipoca.

Agora to pensando em fazer starter em levas de no máximo 10 litros pra experimentar, pq jogar 30 litros fora foi sofrido.
 
Foi via splash mesmo!


Posso estar errado, mas acho que aeração com splash não é o suficiente..

Uma maneira mais econômica que o cilindro de co2 seria com bomba de aquário e pedra difusora..

Como já disse, nunca fiz starter, então quem já fez poderia opinar melhor sobre essa questão da aeração, até porque também tenho interesse em saber pois em breve quero fazer.
 
Acredito que splash seja suficiente, desde que seja bem feito. Porém acho que tem mais chances de contaminação, devido a passar de um balde para outro ou entre panelas, além da força que tem que ser feita. Mas é algo que eu não levo muito em consideração e faço se achar necessário na hora.

Eu sempre faço starter. Independente da quantidade da leva que eu faça, sempre utilizo apenas um pacote de levedura seca (melhor opção para quem não tem acesso a levedura líquida). Sempre faço aeração com uma queda do mosto da panela para o balde e, depois, com uma agitação com o chiller e nunca tive problemas com fermentação por conta disso.

Uma maneira mais econômica que o cilindro de co2 seria com bomba de aquário e pedra difusora..

Tu queria dizer cilindro de O2 (gás oxigênio) nessa parte, certo?
 
um bom vídeo sobre o assunto:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=n6AbRb2JJM8[/ame]
 
Acredito que splash seja suficiente, desde que seja bem feito. Porém acho que tem mais chances de contaminação, devido a passar de um balde para outro ou entre panelas, além da força que tem que ser feita. Mas é algo que eu não levo muito em consideração e faço se achar necessário na hora.

Eu sempre faço starter. Independente da quantidade da leva que eu faça, sempre utilizo apenas um pacote de levedura seca (melhor opção para quem não tem acesso a levedura líquida). Sempre faço aeração com uma queda do mosto da panela para o balde e, depois, com uma agitação com o chiller e nunca tive problemas com fermentação por conta disso.



Tu queria dizer cilindro de O2 (gás oxigênio) nessa parte, certo?


Então, como nunca fiz, apenas disse o que já li. Inclusive tem um post do Guenter falando que com splash se consegue em torno de 4ppm, e o mínimo necessário seria entre 8 e 12..

Isso, confundi aqui, é cilindro de O2... rs
 
O splash é insuficiente.
Se quiser ter uma boa oxigenação vai ter que ser com bomba de aquário e pedra difusora. Esse excesso de diacetil tem causa bem provável na falta de células sadias devido à baixa oxigenação.
 

Latest posts

Back
Top