Problemas na medição da densidade pós fervura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

andrecelarino

Active Member
Joined
May 23, 2014
Messages
40
Reaction score
0
Como vão todos?

Tenho notado algo nas minhas últimas brassagens que tem me intrigado. As medições de densidade pré fervura geralmente batem quase em cima daquilo que é calculado pelo beersmith, variando um a dois pontos para cima ou para baixo. No entanto, quando faço a medição pós fervura, mesmo corrigindo com a tabela de temperatura, os valores se aproximam àqueles realizados na pré fervura. Ontem mesmo brassei uma que fechou com 1,044 na pré fervura, segundo o beersmith, após 60 minutos de fervura eu deveria terminar com 1052, enquanto que o medido foi 1,044 novamente. Uso um fogareiro que ferve bem o mosto durante os 60 minutos, então creio que o problema não seja esse.

Faço as medições com densímetro na proveta de 250ml.

Alguém já teve o mesmo problema ou tem algum palpite do que pode estar acontecendo?

Abraços a todos
 
A que temperatura tu tá fazendo essas medições?
Geralmente os densimetros são calibrados para uma temperatura (acho que 20C), se estiver fora dessa faixa tem que fazer a conversão.
 
Todas as medições foram corrigidas com a tabela de temperatura.

Já me aconteceu de medir com temperatura muito quente, corrigir pelo beersmith e depois estar numa densidade diferente, quando frio. Procure resfriar um pouco suas amostras, talvez ajude.
 
A fervura está forte mesmo ?

60 minutos fervendo tem que evaporar liquido, e aumentar a densidade.

Reparou se a quantidade de mosto diminuiu ?

Só pode ser problema de medição / correção.

Abc.
 
Retira a amostra, põe num potinho e coloca no congelador. Baixa rapidinho, pois é pouco liquido
 
Cara... tenta fazer simplesmente o seguinte.... procura pegar a amostra no final da fervura logo após fazer o whirlpool... com o mosto misturado de forma homogênea. Já cansei de ver casos onde se pega uma amostra com o mosto totalmente parado, e depois de misturar tudo, muda a densidade.

Abraço,
 
Perco uns 4litros na fervura. Acho que a resposta pode estar mesmo na linha que o Guenther respondeu, e foi exatamente o que aconteceu, medi com o mosto parado antes de começar o resfriamento.
Vamos ver nas próximas hehe.
Obrigado a todos
 
Back
Top