Problemas na Fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Sidneienf

Active Member
Joined
Apr 13, 2016
Messages
36
Reaction score
8
Pessoal. Sou iniciante no processo de produção de cerveja. Já realizei 2 levas que deram bons resultados.

Neste último domingo resolvi fazer uma IPA.
Realizei a brassagem em 90 min como indicado no forum, temperatura de 68ºC, panela tampada, sem mexer nos grãos, não foi preciso realizar correção de temperatura. Após 90 minutos subi a temperatura para 76ºC por 10 minutos. Recirculei o mosto, fiz a lavagem dos grãos. Fervi conforme indicado na receita (90 minutos - achei muito tempo, porém segui a receita). Resfriei a 30ºC. Após fervura fiquei com 15 litros de mosto. Hidratei o fermento conforme indicado no forum (115ml de água fervida por 10 min, resfriei a 25ºC, despejei o fermento no recipiente lentamente, deixei parado 15 minutos, após mexi o recipiente em movimentos circulares de 5 em 5 minutos até homogenizar. em cerca de 30 minutos inoculei o fermento no mosto). Utilizei um pacote de US-04.

A única coisa que fiz de diferente das outras brassagens foi que eu não aerei o mosto ao passar para o fermentador. Mas conforme li aqui no forum, para fermentos secos não é necessário.

Após 48 horas nada de atividade no airlock. A tampa está completamente fechada. Após 48 horas, realizei a adição de de mais um pacote de US-05, desta vez sem hidratar.

Após 12 horas ainda sem atividade, resolvi aerar o mosto passando para outro fermentador. Após 72 horas nada de atividade.

Não consigo identificar onde está o erro ou que ainda esta errado.
Alguém tem alguma sugestão???? :tank:

Obrigado.
 
Compadre, vc fez medição da densidade para poder concluir q não há atividade do fermento?

Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk
 
Chegou a medir a densidade para ter certeza que realmente não está fermentando ???
 
Em relação a densidade, eu medi apenas quando terminei a brassagem. Deu 1060. Esqueci de fazer a medicação após a fervura. Depois da sua dica eu medi e está em 1012.

Se entendi, esta medida indica que está em atividade, até ja teria fermentado. Correto?

Se correto, significa que pode ocorrer de fermentar e não mover o airlock?
 
Compadre, vc fez medição da densidade para poder concluir q não há atividade do fermento?

Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk

Em relação a densidade, eu medi apenas quando terminei a brassagem. Deu 1060. Esqueci de fazer a medicação após a fervura. Depois da sua dica eu medi e está em 1012.

Se entendi, esta medida indica que está em atividade, até ja teria fermentado. Correto?

Se correto, significa que pode ocorrer de fermentar e não mover o airlock? :mug:
 
Em relação a densidade, eu medi apenas quando terminei a brassagem. Deu 1060. Esqueci de fazer a medicação após a fervura. Depois da sua dica eu medi e está em 1012.



Se entendi, esta medida indica que está em atividade, até ja teria fermentado. Correto?



Se correto, significa que pode ocorrer de fermentar e não mover o airlock? :mug:



Fermentou. Com certeza. Deve estar vazando em algum lugar
 
Como vc adicionou mais fermento, mede novamente amanhã. Se bateu a mesma densidade fica confirmado o fim da fermentação. Recomendo no mínimo uma semana próximo a 0 graus para assentar tudo (clarificação).

Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk
 
Sim, fermentou..

Terminou ? Não sei, tem que medir a densidade uns 2, 3 dias para ter certeza..

Airlock não é parâmetro para saber se está fermentando ou não, apesar de você ter falado que o balde estava totalmente fechado, é bem provável que não..

Quando você abriu o balde para transferir para outro, provavelmente tinha uma espuma no topo, que é o krausen (acho que é assim que escreve) gerado pela fermentação.
 
felipealex, claudiomsmg, dcunhamaciel, lpera... Pessoal! Obrigado pelas respostas.

A dica ta anotada no diário de brassagem... apesar de ter lido várias vezes que é pra controlar a fermentação pelo densímetro, cometi esta "mirimzada"....

Vou seguir controlando a intensidade... quado ficar estática, eu dou por encerrado.

Mas ficam algumas dúvidas...

O balde eu creio que estava bem fechado. Primeiro uso (anexo)... Se estivesse vazando na torneira estaria vazando mosto?!! Tampa mal fechada? talvez... mas vejam: eu passei pra outro balde pra aerar, balde também de primeiro uso. Teria tampado mal novamente?

Outra coisa. A respeito da aeração... se está fermentado, isso deve ter prejudicado bastante a qualidade da cerveja.... ?!!!

Obrigado gente... Este fórum é show!!!

Att
 

Attachments

  • 20160414_102900.jpg
    20160414_102900.jpg
    140.9 KB · Views: 73
Realmente. Este tópico eu não li... Estou lendo no momento e com certeza teria tirado várias de minhas dúvidas....

Valeu!!!

Então... Fiz o teste de pressão.... larguei um peso em cima da tampa. O airlock desnivelou... deixei 30 segundos o peso... não alterou o desnivelamento... fiquei confuso :confused::confused::confused:

A densidade baixou como já mencionado e quando abri pra trocar de balde tinha o tal de Krausen (pouco, principalmente nas bordas)...

Obrigado!
 
Já tive problema com vedação dos meus baldes, e eles são parecidos com o seu.

Eles possuem uns 3 níveis de vedação, depois tenta forçar a tampa pra ver se não vai mais um "click"...
 
Já tive problema com vedação dos meus baldes, e eles são parecidos com o seu.

Eles possuem uns 3 níveis de vedação, depois tenta forçar a tampa pra ver se não vai mais um "click"...

Valeu pela dica... Estou vasculhando o balde aki... quanto a tampa. Já insisti nela... não se move pra baixo... até martelo de borracha tentei pra ver.

Obrigado
 
Pela foto que você colocou, dá pra ver que a tampa ainda está com o lacre, retira o lacre pra ela vedar bem.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Pela foto que você colocou, dá pra ver que a tampa ainda está com o lacre, retira o lacre pra ela vedar bem.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Estava com lacre na foto... mas já retirei... estou monitorando o balde... vamos ver se muda algo... A noite vou medir a densidade novamente...

valeu... abraço
 
S04 atenua em 3 dias facil, fácil. O bom e velho densimetro teria evitado essa dor de cabeça, as decisões precipitadas, erros, e mais um tópico sobre airlocks e baldes mal vedados.

Mas só aprende quem erra. Continue aprendendo. :)

Abraços.

Sent from my XT1033 using Tapatalk
 
S04 atenua em 3 dias facil, fácil. O bom e velho densimetro teria evitado essa dor de cabeça, as decisões precipitadas, erros, e mais um tópico sobre airlocks e baldes mal vedados.

Mas só aprende quem erra. Continue aprendendo. :)

Abraços.

Sent from my XT1033 using Tapatalk

Verdade! Erro básico mesmo!
É que achei muiiito estranho... o comportamento foi muito diferente das outras 3 levas... O detalhe é que mudei o equipamento em referência às outras levas. Usei 2 baldes diferentes e o resultado foi o mesmo. Nenhuma, (nenhuma mesmo) atividade de airlok. Mas este de não acompanhar o densímetro eu não cometo mais... :smack:

Ontem fiz a leitura. Ainda está em 1012. Hoje vou fazer mais uma leitura, se permanecer estável, vou subira temperatura e domingo, baixo para clarificar.

Obrigado pela contribuição. :mug:
 
Olá,
FIZ MINHA PRIMEIRA BRASSAGEM , UMA APA , COM TECNICA BIAB E TRANSCORREU TUDO BEM . A OG FOI DE 1051
FIZ HIDRATAÇÃO DO FERMENTO A TEMPERATURA DE 25°C E INOCULAÇÃO NO MOSTO COM TEMPERATURA SIMILAR. FERMENTANDO EM CAIXA DE ISOPOR COM TEMPERATURA MÉDIA DE 21°C.
COMO O AILOCK NÃO BORBULHOU , ACHEI QUE ERA PROBLEMA DE VEDAÇÃO DO BALDE E MEDI A DENSIDADE NO 3° DIA PARA VERIFICAR A FERMENTAÇÃO.
A DENSIDADE FOI DE 1045. ESTÁ NA FAIXA AINDA ESPERADA OU ESTÁ COM EVOLUÇÃO MAIS RUIM.
PARABÉNS PELOS POSTS
 
Perdão ,
.. Evolução mais lenta que o habitual.
Deveria usar novo fermento ou esperar mais uns dias?
 
Perdão ,
.. Evolução mais lenta que o habitual.
Deveria usar novo fermento ou esperar mais uns dias?

Cara, ta estranho isso ai... Deveria estar mais baixo pelo tempo.
Porém tem umas variáveis ai pra considerar.
Eu já fiz um APA que foi parecido o resultado.

1 - Talvez o controle de temperatura na hora da sacarificação tenha sido ruim. Tem que ficar entre 66-68 mesmo! foi um pouco pra cima disso, começa a ter açúcar não fermentável que vai influenciar a leitura do densímetro e a gente acha que ta blz, mas na real não ta e vai atenuar pouco.

2 - Deu algo de errado na inoculação do fermento. Temperatura da água, validade, muito tempo de espera antes de jogar no mosto pode ter matado umas células

3 - fermento insuficiente pra quantidade de mosto (isso aqui é pra 10L ou mais). O fabricante diz que um pacote serve pra 20L... nada a ver! tem que jogar uns 2 ou 3. recomendo usar a calculadora de fermento do brewer´s friend pra ter noção.
http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

4 - essa temperatura da caixa de isopor, vc ta controlando como? pq durante a fermentação a temperatura sobe! pode ser que a caixa esteja a 21... mas o liquido pode estar pra mais de 25... pode ser prejudicial também

Tenta colocar mais fermento e medir a cada dia, durante uns 3 dias, pra ver se ta atenuando.
 
Olá, vitaodionisio ,
obrigado pela resposta
Cheguei a comprar um fermento novo para inocular , mas medi no quarto dia de fermentação e a densidade caiu para 1033. Resolvi esperar. Medi de novo no sétimo dia e deu 1022 e no décimo dia chegou a FG esperada 1015.
- A sacarificação foi bem controlada.
-A temperatura do isopor mantive em torno de 18 graus , chegou até bater menos , mas segurei na casa dos 18.
- Tive mesmo um pouco de dificuldade para baixar a temperatura depois da fervura , para poder inocular o fermento que já estava hidratado . Talvez essa espera possa ter matado algumas células ? Tb não foi tão longa assim!
-Obrigado pela dica da calculadora.

Agora segue outra dúvida.
Como perdi tempo nessa fermentação , só terei mais 18 dias para maturar , fazer o priming e servir na data que espero. poso diminuir até em qts dias o tempo do priming( iria esperar 14 dias na garrafa ) para aumentar minha maturação, sem correr tanto risco de não esta carbonatada no dia?
Grato
 
Olá, vitaodionisio ,
obrigado pela resposta
Cheguei a comprar um fermento novo para inocular , mas medi no quarto dia de fermentação e a densidade caiu para 1033. Resolvi esperar. Medi de novo no sétimo dia e deu 1022 e no décimo dia chegou a FG esperada 1015.
- A sacarificação foi bem controlada.
-A temperatura do isopor mantive em torno de 18 graus , chegou até bater menos , mas segurei na casa dos 18.
- Tive mesmo um pouco de dificuldade para baixar a temperatura depois da fervura , para poder inocular o fermento que já estava hidratado . Talvez essa espera possa ter matado algumas células ? Tb não foi tão longa assim!
-Obrigado pela dica da calculadora.

Agora segue outra dúvida.
Como perdi tempo nessa fermentação , só terei mais 18 dias para maturar , fazer o priming e servir na data que espero. poso diminuir até em qts dias o tempo do priming( iria esperar 14 dias na garrafa ) para aumentar minha maturação, sem correr tanto risco de não esta carbonatada no dia?
Grato
Sérgio, por experiência, menos de 10 dias de carbonatacao na garrafa não fica legal.
Eu deixaria 4 dias maturando na menor temperatura possível e engarrafaria pra ficar com uns 14 dias de priming.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
 
ok
irei fazer isso mesmo!
Obrigado pela ajuda e fica esse relato , que de repente ajudará mais alguém no futuro
Saudações
 
Back
Top