Problemas na Carbonatação - Belgian Pale Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

aferreira04

Well-Known Member
Joined
Nov 4, 2015
Messages
184
Reaction score
48
Bom dia

Sei que esse título é bem recorrente porém os outros post que li não me ajudaram com todas as dúvidas.

Meu problema é aquele comum em que após passadas 2 semanas do priming a cerveja não gerou nem a metade da carbonatação esperada. O valor gerado não chega a ser nulo porém está muito abaixo do bebível.

Esse já é meu oitavo lote e nunca tive problemas desse tipo, tanto neste como em outros sempre aplico um prime próximo a 8 gramas/litro o que me gera normalmente uma carbonatação forte. Vou listar alguns pontos que é o caminho que estou seguindo para identificar o problema então os pontos não citados vou assumir que estão ok.

A receita é uma Belgian Pale Ale a qual utilizei o Abbaye da Lallemand.
Realizei clarificação jogando a 1º e aplicando gelatina por umas 36 horas. Mesmo com a clarificação notei que foi uma infinidade de fermento para todas as garrafas, ta com um deposito considerável em todas elas.
Em uma das garrafas eu utilizei manometro para acompanhar a pressão. Notei que demorou uns dias acima do normal para que ele se move-se. Como os dias estavam frios achei que fosse normal. Após um período ele subiu lentamente e depois zerou a pressão. Suspeitei de vazamento naquela garrafa, abri ela coloquei a esmo um pouco de açúcar e fixei novamente o manometro. Nada mais aconteceu. zero.
Abri outra garrafa e obtive a carbonatação citada no inicio do post.

Ponto que chamo atenção. A fermentação correu toda ok, com a atenuação medida e confirmada. Porém durante esta fase houve uma baixa de temperatura grande e o fermentador chegou a uns 16º na geladeira(medido no poço). Como a lampada econômica não estava dando conta coloquei uma incandescente que em pouco tempo resolveu o problema. Teria eu fritado a levedura aqui?

Minha principal após neste sentido é que posso sim ter inativado as leveduras e assim penso em duas alternativas:

a) Passar toda a bebida para o balde de envaze e aplicar nova dose de prime e mais levedura
b) Aplicar nova dose de prime.

e minha dúvida nisto seriam...Se optar por A qual seria o pitch a ser aplicado? Tive uma ideia aleatória e fui a calculadora de pitch e simulei um mosto a 1.010 e o sugerido seria próximo a 30B (17L de cerveja)

Caso eu siga pelo caminho B(o que talvez fosse mais indicado inicialmente para fazer com algumas garrafas). Eu poderia aplicar com uma seringa o prime em algumas garrafas. Mas qual a quantidade em ml eu deveria aplicar de solução por garrafa?

o post ficou extenso...se algum puder ajudar
 
Eu esperaria pelo menos mais 2 semanas para testar novamente... Acredito que as suas garrafas ainda irão carbonatar. Como está a temperatura ai na sua cidade?

Se não der certo, eu acho a idéia de colocar mais priming inadequada, visto que vc prefere alta carbonatação e já adicionou uma quantia considerável de açúcar que não foi consumido.

O mais viável era uma adição de levedura, porém é complicado quanto ao pitching... Particularmente eu não saberia dizer uma quantidade ideal e nem se isso poderia trazer alguma complicação para a sua cerveja...

Abraço!
 
Estou no litoral de Santa Catarina e digamos que o tempo anda instável com dias amanhecendo a 10º e chegando aos 24º...Cheguei a considerar também este fator da temperatura mas o comportamento atípico do manometro e depois outra garrafa com problema me deixou desconfiado.

Acabei lembrando só hoje pela manha de medir a FG no densimetro para ver se dava algum indicio, porém não sei estimar ao certo o quanto o prime adiciona de gravidade para saber se há ou não algo para converter.

vou sim dar mais tempo pra ela, mas sinceramente este caso estou sentindo que não seja só paciência que está falando nesta receita.
 
Back
Top