Problemas de refrigeração KEGERATOR

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

leoportugal

Well-Known Member
Joined
Oct 22, 2013
Messages
100
Reaction score
13
Bom dia Amigos, preciso de uma ajuda! Vou explicar tudo que já fiz e entenderão meu desespero!!!


Ganhei de um amigo um kegerator vertical da Reubly, que estava parado devido a problemas de refrigeração.

Daí chamei um cara que manja de refrigeração e descobrimos que o problema estava na evaporadora. Então adquiri uma evaporadora completa Elgin, que vem com ventilador e resistência para degelo.

Então dei uma geral completa:

Foi instalado a nova evaporadora Elgin VCM0024ER;

Gás foi trocado por completo;

controlador Full Gauge MT512e 2HP;

Troquei a borracha da porta por uma nova;

A temperatura consegue chegar a -4°C, mas não uso nessa temperatura.

O problema é que a geladeira fica ligando e desligando e não consegue segurar a temperatura interna muito tempo.

Normalmente mantenho a temperatura em 3°C. A geladeira tá com umas 50 cervejas e uns 4 postmix. Então o motor liga chega a 3°C e desliga, depois de uns 30 minutos ela volta a ligar pq temperatura interna aumentou e gasta cerva de 30 minutos para chegar novamente a 3°C.

Hoje ela está com o ventilador sempre ligado, a sonda dentro de um vidro de palmito, água com álcool (50-50) e a histerese em 2°C, quer dizer que quando chega a 5°C ela liga a geladeira.

Mas já testei com vidro menor, vidro só com água, sonda solta dentro do kegerator, sonda presa na lateral do kegerator.

Já testei ligar o ventilador somente quando está gelando, mas percebi que geladeiras iguais a minha o ventilador nunca desliga.

Tb já testei diminuir a histerese para até 0,5°C

A temperatura externa do kegerator não é a causa, pois se durante o dia fizer 35°C e a noite fizer 20°C a geladeira se comporta igualmente.

Alguém teve o mesmo problema que eu ou tem uma solução?

Agradeço demais.


upload_2018-4-30_3-33-23.png

upload_2018-4-30_3-34-19.png


upload_2018-4-30_3-42-59.png


upload_2018-4-30_3-43-18.png

upload_2018-4-30_3-43-45.png

upload_2018-4-30_3-44-10.png
 
Ola..blz?

Vou falar o que eu acho que pode ser....mas temos pessoas mais experientes aqui no fórum..kkk

Vc está com o controlador de temperatura Full Gauge MT512e 2HP, como vc disse ele está parametrizado para manter em 3°.

Como o meu funciona e acho que o seu deve ser da mesma forma e por isso que fica ligando e desligando.

Eu coloco a temperatura desejada no controlador, e também parametrizo os limites para mais e para menos (deixo 1°).

Ex: Parametrizo para 19° (processo de fermentação), com um limite de 1° para mais e 1° para menos. O sensor do controlador fica dentro da geladeira, a geladeira é ligada e quando chega a 18° ela desliga (pois coloquei que preciso manter em 19°, com uma diferença de 1°), como ela desligou a temperatura irá começar a subir, quando chegar em 20°, ela liga novamente. Dessa forma mantenho em 19 conforme foi parametrizado. É assim que os controladores funcionam.

Acredito que seu problema é esse, quando chega a 3° ela desliga, e quando aumenta até o limite parametrizado no seu controlador ela liga de novo, para manter a temperatura que vc parametrizou no seu controlador.

Espero que possa ter ajudado..

Abs.
 
Por acaso esse visa-cooler aí não tem nenhum outro tipo de termostato instalado e o técnico não removeu?
 
Pelo que você descreveu existem duas possibilidades:
1 - fuga de frio do visa cooler (pode ser pelo led ligado, pelo ventilador, pela borracha da porta não estar vedando ou até mesmo o vidro não ser o ideal e estar ocasionando uma troca de temperatura com o ar externo de forma muito rápida). Neste caso teria que investigar cada uma das possibilidades.
2 - seu sensor estar com problema. Neste caso tente colocar um termômetro junto do sensor. Esses sensores podem estragar se ficarem mergulhados em líquidos.
 
Obrigado, mas já está configurado assim! Pelo que tenho visto é isso mesmo. Esse tipo de equipamento perde um pouco mais devido a porta ser de vidro.


Ola..blz?

Vou falar o que eu acho que pode ser....mas temos pessoas mais experientes aqui no fórum..kkk

Vc está com o controlador de temperatura Full Gauge MT512e 2HP, como vc disse ele está parametrizado para manter em 3°.

Como o meu funciona e acho que o seu deve ser da mesma forma e por isso que fica ligando e desligando.

Eu coloco a temperatura desejada no controlador, e também parametrizo os limites para mais e para menos (deixo 1°).

Ex: Parametrizo para 19° (processo de fermentação), com um limite de 1° para mais e 1° para menos. O sensor do controlador fica dentro da geladeira, a geladeira é ligada e quando chega a 18° ela desliga (pois coloquei que preciso manter em 19°, com uma diferença de 1°), como ela desligou a temperatura irá começar a subir, quando chegar em 20°, ela liga novamente. Dessa forma mantenho em 19 conforme foi parametrizado. É assim que os controladores funcionam.

Acredito que seu problema é esse, quando chega a 3° ela desliga, e quando aumenta até o limite parametrizado no seu controlador ela liga de novo, para manter a temperatura que vc parametrizou no seu controlador.

Espero que possa ter ajudado..

Abs.
 
1 - O que tenho pesquisado é a porta de vidro mesmo, que não segura muito a temperatura. As outras vedações estão ok.

2- Acabei trocando o sensor tb, coloquei um sensor de mercurio junto. Estão sincronizados.

Pelo que você descreveu existem duas possibilidades:
1 - fuga de frio do visa cooler (pode ser pelo led ligado, pelo ventilador, pela borracha da porta não estar vedando ou até mesmo o vidro não ser o ideal e estar ocasionando uma troca de temperatura com o ar externo de forma muito rápida). Neste caso teria que investigar cada uma das possibilidades.
2 - seu sensor estar com problema. Neste caso tente colocar um termômetro junto do sensor. Esses sensores podem estragar se ficarem mergulhados em líquidos.
 
Back
Top