Problemas com rims

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

martiles1

Member
Joined
Sep 19, 2014
Messages
11
Reaction score
2
Fala pessoal, estou precisando de uma ajuda técnica de quem tem RIMS aqui.

Meu sistema é com 3 barris de inox, 50 litros.

Faço a brassagem na mesma panela do fundo falso, ligando a bomba (chugger) cada vez que acendo o fogo e controlando a temperatura na saída em cima até equalizar.

Porém, após um tempo ligada a bomba, parece que entope e diminui a vazão do mosto. Parece que entra ar no sistema, pq o mosto começa a sair espumando em cima, oxigenando demais.

Alguém sabe me dizer o que resolve isso?

Utilizamos a vazão da bomba no máximo, mas já fiz com vazão reduzida (reduzindo na saída da panela) e o resultado foi igual.

Eu achava que o problema era do fundo falso dobrável da Cerveja da Casa, que acabou quase destruído, mas troquei por um mais parrudo e o problema persiste.

Seguem algumas fotos do equipo. O fundo falso que fiz é um clone desse aqui: http://www.homebrewing.org/Stainless-Steel-PICO-style-keg-kettle-false-bottom-wsupports_p_1010.html

Qualquer ajuda é bem vinda! Valeu!
 

Attachments

  • IMG_0329.jpg
    IMG_0329.jpg
    168.3 KB · Views: 71
  • stainless_steel_PICO_style_keg_kettle_false_bottom_with_supports_front_two.jpg
    stainless_steel_PICO_style_keg_kettle_false_bottom_with_supports_front_two.jpg
    81.6 KB · Views: 70
  • stainless-steel-pico-style-keg-kettle-false-bottom-with-supports-in-keg-half-web.jpg
    stainless-steel-pico-style-keg-kettle-false-bottom-with-supports-in-keg-half-web.jpg
    38.3 KB · Views: 69
Fala pessoal, estou precisando de uma ajuda técnica de quem tem RIMS aqui.

Meu sistema é com 3 barris de inox, 50 litros.

Faço a brassagem na mesma panela do fundo falso, ligando a bomba (chugger) cada vez que acendo o fogo e controlando a temperatura na saída em cima até equalizar.

Porém, após um tempo ligada a bomba, parece que entope e diminui a vazão do mosto. Parece que entra ar no sistema, pq o mosto começa a sair espumando em cima, oxigenando demais.

Alguém sabe me dizer o que resolve isso?

Utilizamos a vazão da bomba no máximo, mas já fiz com vazão reduzida (reduzindo na saída da panela) e o resultado foi igual.

Eu achava que o problema era do fundo falso dobrável da Cerveja da Casa, que acabou quase destruído, mas troquei por um mais parrudo e o problema persiste.

Qualquer ajuda é bem vinda! Valeu!

Seu problema provavelmente é cavitação. Quando isso ocorre, dá esse efeito na saída.

O correto é controlar o fluxo na saída da bomba, nunca na entrada. Provavelmente essa será a solução pro seu problema também.

O fato de ocorrer isso mesmo com o registro todo aberto é que o alto fluxo inicial pode estar compactando a cama de grãos, dificultando o escoamento do mosto e reduzindo o fluxo antes da bomba, de forma semelhante à restringir com um registro.

Abraço
 
Seu problema provavelmente é cavitação. Quando isso ocorre, dá esse efeito na saída.

O correto é controlar o fluxo na saída da bomba, nunca na entrada. Provavelmente essa será a solução pro seu problema também.

O fato de ocorrer isso mesmo com o registro todo aberto é que o alto fluxo inicial pode estar compactando a cama de grãos, dificultando o escoamento do mosto e reduzindo o fluxo antes da bomba, de forma semelhante à restringir com um registro.

Abraço

Posso estar falando besteira, mas tenho a impressão que esse fundo falso 'compartimentalizado' embaixo ajuda a agravar o problema, não?

Mosto grosso deve ter alguma dificuldade para passar entre as paredes até chegar a saída da panela.

Abraço,
 
Posso estar falando besteira, mas tenho a impressão que esse fundo falso 'compartimentalizado' embaixo ajuda a agravar o problema, não?

Mosto grosso deve ter alguma dificuldade para passar entre as paredes até chegar a saída da panela.

Abraço,

Pode ser... É um fundo falso bem estranho mesmo... Mas se anterior "não aguentou" é pq provavelmente já tinha coisa errada antes.
 
Boa, valeu, Tiago. O que é "cavitação" exatamente?
Eu não tenho válvula na bomba, mas tenho a válvula na parte de cima da panela, (no retorno). Fechando lá resolve ou tenho que colocar a válvula colada na bomba?

O fundo falso é estranho mesmo, mas o líquido consegue passar por baixo.
Acabei trocando por esse pq achava que o problema era o fundo falso não estar aguentando a pressão, mas já vi que não era isso.

Mas não sabia que a chugger fazia tanta pressão pra criar isso.
 
O que é "cavitação" exatamente?

É fato sabido e previsível - com a ajuda do Teorema de Bernoulli - que um fluido escoando, ao ser acelerado, tem uma redução da pressão, para que a sua energia mecânica se mantenha constante. Considere-se um fluido no estado líquido escoando com uma temperatura T0 e a uma pressão P0.

Em certos pontos devido à aceleração do fluido, como em um vertedor, em uma turbina hidráulica, em uma bomba hidráulica, em um bocal ou em uma válvula, a pressão pode cair a um valor menor que a pressão mínima em que ocorre a vaporização do fluido (Pv) na temperatura T0. Então ocorrerá uma vaporização local do fluido, formando bolhas de vapor. A este fenômeno costuma-se dar o nome de cavitação (formação de cavidades dentro da massa líquida). A cavitação é comum em bombas de água e de óleo, válvulas, turbinas hidráulicas,propulsores navais, pistões de automóveis e até em canais de concreto com altas velocidades, como em vertedores de barragens.

Ela deve ser sempre evitada por causa dos prejuízos financeiros que causa devido a erosão associada, seja nas pás de turbinas, de bombas, em pistões ou em canais.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cavitação
 
A resposta do Tiago está correta (para variar... rsrsrsrsr... normalmente está!!)

Apenas mude seu registro para saída da bomba em vez de entrada. Provavelmente a sucção máxima da bomba criou um "vácuo" que empenou o fundo falso.
 
A resposta do Tiago está correta (para variar... rsrsrsrsr... normalmente está!!)

Apenas mude seu registro para saída da bomba em vez de entrada. Provavelmente a sucção máxima da bomba criou um "vácuo" que empenou o fundo falso.
E outra, se está entupindo, você está recirculando rápido demais para a capacidade de vazão que você tem conforme seu fundo falso e grossura da moagem. Às vezes só moer mais grosso resolve, já em outras só recirculando mais devagar, e em outros, não adianta, o fundo falso é que pode ser ruim mesmo.... e em outros, por vezes, é questão de usar malte demais ou uso de trigo, centeio, etc.

Abraço,
 
Obrigado pessoal!
Acho que a solução é mais essa válvula na saída para controlar a velocidade de vazão. A de cima da panela não serve, né? Tem que ser na bomba?
Como o Guenther mencionou, são algumas variáveis aí, mas já testei a maior parte. Já fiz moagem mais grossa, já fiz brassagem com menos malte e já troquei o fundo falso. O problema apenas mudou de intensidade. E nesse equipamento ainda não rodei nenhuma brassagem com trigo.
Obrigado pela ajuda, espero resolver esse final de semana e comento o resultado aqui com vocês.:mug:
 
Obrigado pessoal!
Acho que a solução é mais essa válvula na saída para controlar a velocidade de vazão. A de cima da panela não serve, né? Tem que ser na bomba?

pode ser a de cima da panela. A única questão é que a restrição tem que ser DEPOIS da bomba, e não antes. Então, a de baixo da panela não serve, pois restringe o fluxo de entrada. A de cima vai restringir o fluxo de saída, independente se a válvula está posicionada na saída da bomba ou 1 metro depois.
 
Tenho uma dúvida. As bombas chugger normalmente apresentam maior vazão certo, por isso de usar uma válvula pra controlar o fluxo. Sexta feira estreei meu fundo falso e enquanto nao compro uma bomba decente, resolvi usar a famosa e polémica bomba de máquina de lavar achando que só ligaria quando fosse fazer a manutenção da temperatura, acabou que ficou quase todo tempo ligada justamente pelo controle de temperatura.
Como tinha lido que era importante regular o fluxo de saída, o que improvisei estrangulando a mangueira com um arame. O que percebi e que o controle de temp é muito difícil de se controlar e a inércia ja mencionanda em algum post no fb pelo @guenther. Percebi que com menor vazão minha inércia era gigante. Chegando a aumentar 1,5 graus depois de desligar o fogo. Cheguei a conclusão que restringi demais a vazão. Finalmente minha pergunta é: a bomba de máquina de lavar é fraca suficiente pra deixar trabalhando em seu fluxo máximo certo? Alguém mais usa e pode dizer se deixa no fluxo máximo?

e mais um esclarecimento, medida da temp deve ser feita na saída pelo que li. Porém a temp no centro da panela no líquido superior tinha uma diferença de quase 5 graus? Será que nao está misturando e homogenizando rápido suficiente?

Uma adaptação que eu fiz foi usar um joelho voltado pra baixo pra favorecer o fluxo bem do fundo evitando assim a queima. Será que esse detalhe favorece que eu tenha uma maior leitura de temperatura na saída? Segue a foto abaixo
5ada0d47f64ca9059a2cabd1512c4100.jpg


Enviado de meu SM-G3812B usando Tapatalk
 
Back
Top