Problemas com Controlador Ageon K102 web

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Pankada

Member
Joined
Dec 22, 2017
Messages
16
Reaction score
0
Boa tarde!!!

Instalei um controlador de temperatura, do modelo Ageon k102Web, em meu freezer para assim conseguir controlar mais a minha produção.
Porem o controlador, nao religa o freezer para que a temperatura volte a abaixar e entao a temperatura só aumenta, chegando a temperatura ambiente.

Gostaria de alguma ajuda por favor.

Desde já agradeço.
 
Boa tarde, amigo!

- Como foi feita a ligação elétrica do freezer no termostato? Pode mandar fotos ou o esquema elétrico?

- O ciclo de trabalho está para acionar o relé para resfriamento ou para aquecimento?

- Caso não seja nada disto, ele aciona o relé quando atinge o limite da histerese? Ou ele demonstra acionar e não faz o barulho do relé sendo ligado? Caso ele mostre que ligou o relé, mas não faça o "clic", pode ser defeito no relé. Caso ele nem acione o relé, pode ser que esteja configurado incorretamente. Se não for nenhuma das duas anteriores e acionar o relé corretamente, pode ser a ligação que está feita errada.

Mande mais informações!
 
Boa tarde!!

A ligação elétrica fiz de acordo com o esquema que vi no blog do Lamas.
Que esta disponível neste link:

http://loja.lamasbrewshop.com.br/blog/2014/10/como-ligar-o-controlador-de-temperatura.html


Em relação ao ciclo de trabalho, confesso que não sei sobre, instalei com as configurações que ja vem com o controlador que estão no manual. Como faço para verificar isso?

A luz de acionamento do relé, fica ligada quando a temperatura passa do limite da histerese. O barulho do acionamento do relé não escutei.
 
Em relação ao ciclo de trabalho, confesso que não sei sobre, instalei com as configurações que ja vem com o controlador que estão no manual. Como faço para verificar isso?

A luz de acionamento do relé, fica ligada quando a temperatura passa do limite da histerese. O barulho do acionamento do relé não escutei.

Mais umas perguntas:

- O freezer funciona normalmente sem o termostato?
- Quando liga o freezer com o termostato, ele funciona a primeira vez até chegar na temperatura setada e não volta a ligar? Se ele funciona normal a primeira vez, então não é problema no relé e sim de configuração.

No site da fabricante diz que é exclusivo para resfriamento, então não pode ser o que disse do ciclo de trabalho.
Contudo, ele possui ciclo de degelo, você configurou o tempo de degelo e o tempo entre degelos?
 
O freezer funciona normalmente sem o controlador sim.

Ele nao funciona nem a primeira vez qndo ligo com o controlador.

Nao configurei o ciclo de degelo, dexei da forma que veio com os parametros.
 
O freezer funciona normalmente sem o controlador sim.

Ele nao funciona nem a primeira vez qndo ligo com o controlador.

Nao configurei o ciclo de degelo, dexei da forma que veio com os parametros.

Bom, amigo, caso ele aponte que o relé está ligado, através do led, pode ser relé queimado então. Verifique o ciclo de degelo, como está o tempo.

Antes de qualquer coisa, verifique as ligações, às vezes pode ser só mau contato nas ligações, algum fio defeituoso ou só não encaixou no borne. Se tudo estiver ok, coloque o set point pra acionar o freezer a 10oC, segure o sensor com a mão, para subir a temperatura e espere o barulho do relé. Se não fizer barulho, está queimado.
 
Ele indica, pelo led, que o relé está ligado.

Verifiquei as ligações e aparentemente nao há de errado ou com mal contato. Irei tirar fotos e enviarei aqui.

Fiz o teste que voce falou e o relé fez barulho sim.
 
Segundo a tabela de parametros

Degelo
Intervalo entre degelos: 8 horas
Duração do degelo: 30min
Degelo na partida: nao
Atraso do degelo na partida: 0min
Visor travado no degelo: sim
 
Aqui estao as fotos
 

Attachments

  • IMG_0473.JPG
    IMG_0473.JPG
    30.6 KB · Views: 12
  • IMG_0478.JPG
    IMG_0478.JPG
    29.5 KB · Views: 13
  • IMG_0479.JPG
    IMG_0479.JPG
    25.3 KB · Views: 11
Testei sim!!! Ao atingir a temperatura do setpoint, ele faz o barulho sim e liga o indicador que o relé está ligado, no led.
 
Então, sugiro eu, tente fazer a ligação elétrica conforme o manual do fabricante. Quando comprei meu Ageon, usei a ligação do manual e deu certo na primeira. Em casos mais extremos, pode fazer o que eu fiz, que foi cortar o cabo do compressor e ligar direto no controlador, ao invés de ligar o termostato da geladeira junto.
 
Back
Top