Problemas com Caldeirões para aumento de produção

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

henriquecarvalho

New Member
Joined
Apr 5, 2016
Messages
2
Reaction score
0
Olá Galera.

Tudo bem?
Venho acompanhando o fórum a algum tempo, como estou com uma grande dúvida e estou meio sem saber o que fazer, gostaria da ajuda de vocês.

Comecei produzindo 20 litros de cerveja, com caldeirão 36 e 34 e a utilização de bazooka.
Com o intuito de aumentar minha produção comprei dois caldeirões novos um 50 e um 60. A ideia era fabricar inicialmente 60 litros mas futuramente estava pensando em comprar um fermentador de 100 litros, por isso o caldeirão 60.

Fui em uma loja de insumos para comprar o fundo falso para a panela de 60, pois pretendo comprar outra n 60 futuramente. Eles não possuíam o fundo falso no momento então pedi e paguei para que furassem os dois caldeirões.

Fiquei com a impressão que furaram alto demais para a panela que iria utilizar o fundo falso. Para teste coloquei agua no caldeirão 60 ate ele começar a vazar pelo furo o que deu aproximadamente 12 litros de água. O meio do furo ficou a aproximadamente 4,5 cm do fundo do caldeirão.

Minhas dúvidas são.
1) Esse furo não foi feito muito alto para uma panela de mostura para a utilização do fundo falso?
2) Seria impossível utilizar o caldeirão para fazer pequenas levas tipo 20 litros?
3) O ideal seria comprar outro caldeirão com um furo mais baixo para utilizar como panela de mostura?
4) Esse caldeirão ainda vai ter utilidade?

Obrigado.
Desculpe pelo texto longo.
 

Attachments

  • IMG_20160922_124228458.jpg
    IMG_20160922_124228458.jpg
    91.4 KB · Views: 67
Camarada, mete um tampão nesse furo e faz outro mais baixo do outro lado. Não vai ficar a coisa mais bonita do mundo, mas funciona. Eu mesmo tenho duas panelas assim. Quando aumentei minha produção a panela de fervura passou a ser de mostura e a válvula teria que ficar mais baixa pra permitir que a bazooca encostasse no fundo da panela. A única solução foi tampar o buraco existente e abrir outro do outro lado.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Se for fazer outro furo mais baixo, pode utilizar esse já feito com um dispositivo - até caseiro - de visuzalizador de litragem. Ou use um tubo pescador interno (vulgo deep tube) nesse mesmo, conectado no registro. Uma curva 1/2" 90' mais um espigão, numa luva ou niple, já ajudam um bocado.
 
Back
Top