Problemas com as tampinhas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jul 22, 2014
Messages
11
Reaction score
1
Pessoal,

Estou enfrentando problemas com minhas tampinhas. Faz um tempo que faço cerveja e nunca tinha me deparado com este problema, até então.

O fato é que ao manusear as cervejas engarrafadas percebi que algumas
apresentarão vazamento de gás pela tampinha. Foram 5 garrafas de um total de 110.

As tampinhas utilizadas foram a da "FORMULA DA CERVEJA" e da "CERVEJA ESPECIAL".

Tenho as seguintes hipóteses em minha mente sobre este problemas que as tampinhas apresentaram:

1) Não fechei direito;

2) Meu arrolhador pode estar gasto, devido ao tempo de uso;

3) Tem a possibilidade dessas tampinhas terem entrado em contato com álcool em algum engarrafamento anterior e por não serem utilizadas, foram guardadas. Assim, a borracha vedadora danificou (rachou) e quando utilizei em um engarrafamento futuro este problema foi o suficiente para vazar o gás;

4) Essas tampinhas estavam na margem de erro do fabricante e frequentemente apresentam este problema.

Desta forma, vocês tem alguma sugestão ou palpite sobre o problema?
Tem algum tipo de tampinha que são melhores perante as outras?

Agradeço a atenção de vocês.

Cheers.
 
Cara sinceramente pelo teu relato todas as hipóteses tem sentido, mas pelo numero de garrafas sendo poucas (embora perto dos 5% não é tao pouco assim) parece muito mais terem sido mau fechadas mesmo, pra mim pelo menos acontece de volta garrafa pro arrolhador por não ter ficado bem fechado, e também as vezes aparece uma que outra garrafa com pouco gas mas nunca me preocupei muito com isso, pois sempre acreditei ser erro no arrolhar.
Abraço
Bruno
 
Também acredito mais na possibilidade 1, talvez a 3 tambem...

Se o bocal do tampador estivesse aberto por muito uso, creio que o problema de fechamento seria mais constante do que apenas 5 em 110.

Um fator que já aconteceu comigo, embora nunca tenha dado problema, foi misturar tampinhas velhas com tampinhas novas. Elas tem prazo de validade, justamente devido ao endurecimento da borracha...
 
Que tipo de garrafas você usa? As com rosca no gargalo são muito mais propensas a esse tipo de problema.
 
Paulo, são de vários tipos. E o mais interessante que as de rosca não deram problemas. As que deram foram as normais.
 
Pessoal, agradeço a ajuda de vocês.
Na semana passada engarrafei mais 150 garrafas,
sendo elas com rosca ou sem rocas e todas usando tampinhas pry-off.
E nenhumas delas apresentaram má vedação.

Assim, provavelmente o problema foi que eu limpei a tampinha com alcool 70 e depois guardei elas e com isso ressecou a borrachinha interna.

Abraços e Cheersss
 
Aproveitando o assunto, depois de sanitizar as tampinhas com iodo, se não usar é tranquilo guardar? E com peracético?

Na dúvida deixei separadas...
 
Aproveitando o assunto, depois de sanitizar as tampinhas com iodo, se não usar é tranquilo guardar? E com peracético?

Na dúvida deixei separadas...

Valter, tenho feito isso com tampinhas sanitizadas com StarSan e até agora não tive problemas. Mas vou acompanhar alguma outra resposta porque comecei a usar o Biofor, vamos ver se alguém já guardou tampas não usadas depois de usar algum iodo.
:mug:
 
Nas nossas primeiras 10 brassagens usamos apenas essas tampinhas nacionais (cerveja especial) e tivemos muitos casos de garrafas com problemas de carbonatação. Eu diria que a cada 100 garrafas, 10~15 estavam apresentavam problemas.

Ficamos muito tempo quebrando a cabeça achando que era problema no primming, no arrolhador, na limpeza das garrafas, pouco headspace, pouco fermento ... mas nunca cogitamos que poderia ser problema nas tampinhas.

Certo dia eu estava ouvindo o Brew Strong que eles falam sobre envase e, em certo momento do programa, algum deles (não sei se era o Palmer ou o Jamil) comentou sobre o problema de carbonatação em apenas algumas garrafas do lote... a maioria das garrafas fica com a carbonatação correta, mas algumas apresentam pouca ou nenhuma carbonatação. Segundo ele, na grande maioria desses casos, o problema é:

No arrolhador - principalmente os modelos Emilly, que perdem o ajuste com o passar do tempo.
Nas garrafas - como no homebrew nós reaproveitamos as garrafas, temos que cuidar para que o bocal não esteja lascado ou trincado. isso definitivamente prejudica a vedação. nos casos das garrafas twist-off, a reutilização pode implicar no desgaste do bocal.
Nas tampinhas - muitas tampinhas não vedam direito. talvez por causa do material ou do processo de fabricação, não sei ...

Na hora que ouvi isso, pensei direto nas tampinhas ... das últimas garrafas que abri até aquele momento e que tinham apresentado problemas, todas eram com tampinhas CERVEJA ESPECIAL. Não digo que o problema era exclusivamente nas tampinhas, mas pode ser uma combinação de uma garrafa com bocal gasto, tampinha ruim e arrolhador mal ajustado. De qualquer forma, a partir daí passamos a usar apenas aquelas importadas coloridas e nunca mais tivemos problema de carbonatação. A diferença no preço unitário é ridícula (100un por 12 reais, contra 8 reais da nacional) e compensa muito ter a certeza de que tu vai abrir a garrafa e vai estar bala. Era muito triste abrir uma garrafa produzida por ti pra alguém tomar e estar totalmente sem gás ... broxante eu diria.

Mas é isso aí meu galo... se tu acha que teu arrolhador tá bom e toma cuidado com as tuas garrafas, testa um lote inteiro só com tampinhas importadas e vê o resultado ...

edit: se não me engano, foi nesse programa: http://thebrewingnetwork.com/shows/616

Abs,
 
na penúltima leva eu também tive alguns problemas com má vedação das tampinhas, mas descobri o motivo. Para arrolhar as garrafas de 300 ml eu estava usando um calço instável e a garrafa estava ficando levemente inclinada. Tive muitas garrafas com as tampinhas arrolhadas "tortas" mas pouquíssimas com vazamento.

A dica é fixar muito bem o arrolhador e se precisar usar um calço para garrafas pequenas, que seja bem firme - quem sabe aperta a tampa, gira e confere o aperto novamente.
 
Bom dia pessoal.

Ontem tive problemas na hora do envase com um lote de tampinhas ruins. Ocorre que ao apertar junto com arrolhador, ao verificar com um pano forçando girar a tampa, percebi que algumas estavam girando bem pouco.

Como estava sem tampas reservas, pensei em deixar as garrafas que apresentaram esse problema com a tampa para que hoje, comprasse novas tampinhas e fizesse a troca das garrafas que não fecharam 100%.

Ocorre que 15 minutos após apertar essas garrafas, fui conferir de novo e simplesmente as tampas se fixaram de uma forma que nem forçando, consegui fazer elas girarem novamente.

Acredito que o que houve ali, foi o processo de carbonatação que se iniciou e ao criar o gás dentro da garrafa, pressionou a tampa e "fixou" de forma que acabou ficando vedada 100% (pelo menos imagino eu).

O que vocês acham que eu devo fazer nesse caso? Abrir essas 10 garrafas e arrolhar elas novamente com tampas novas? Ou deixar como está pois se a tampa apertou, somente monitorar e ver se não ta apresentando vazamento?

Ou isso pode dar problemas como por exemplo, estourar a garrafa pelo fato da tampa não ter ficado 100% fixa?

Valeu!
 

Latest posts

Back
Top