Problemas com Arrolhamento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lucasprestes

New Member
Joined
Jul 29, 2015
Messages
3
Reaction score
0
Boa noite, pessoal!

Estou com um problema meio patético, que já tentei resolver sozinho mas não rolou. Estou fazendo minha primeira leva, que está na fermentação secundária. Tudo ia bem até que eu decidi testar o arrolhamento de uma garrafa vazia, para não ter surpresas na hora. Era uma tampa pry-off 26mm, normal, que comprei na Alquimia da Cerveja, e uma garrafa caçula 600mL que comprei na WE. Pois tive a surpresa: simplesmente a tampa não fechou a garrafa.
Pensei que pudesse ser porque o arrolhador (aquele branco de mesa) não fosse bom. Comprei um Emily, que li que era ótimo. Testei ele na loja: tudo certo, tampou a garrafa. Cheguei em casa e testei na minha garrafa: de novo não funcionou.
Alguém faz ideia do que pode estar acontecendo?

Obrigado pela ajuda!
 
Tem como postar um video para identificarmos com maior clareza? A principio diria que é a sua técnica para fechar que pode não estar certa?
 
rs, nao tem muito como errar, é colocar a tampinha e puxar a alavanca.
 
rs, nao tem muito como errar, é colocar a tampinha e puxar a alavanca.
Bom, tem algo errado com o fato do tampador de alavanca não funcionar. Talvez esteja fazendo algo errado. O que você quer dizer com "não fechou"?

Já com o Emily, ele funciona pra grande maioria das garrafas, mas não com as garrafas da marca Verallia, por exemplo.

Abraço,
 
tentou sempre com a mesma garrafa ou testou em várias?
o que pode estar ocorrendo é a garrafa estar com algum pequeno defeito ou variação de espessura no bico. Não deveria, mas acontece. Tente mudar a garrafa. Certifique-se também que está utilizando a altura correta no arrolhador. Parece bobagem, mas as vezes por questão de milimetros a tampa não veda perfeitamente. Tu sente na mão, no arrolhador de bancada, quando fechou. A alavanca continua a descer, mas a peça que efetivamente coloca a tampa para de descer. Podes usar calços de madeira para corrigir a altura.

Ontem mesmo estava engarrafando, engarrafei 39 garrafas, 38 OK e uma de 600 ml tipo ambev a tampa não encaixava direito. Só consegui arrolhar de forma correta na 3 ou 4ª vez.
 
Como o @tiefensee falou, um defeito na garrafa pode estar causando o teu problema, ou tu pode ter tido azar na compra do teu arrolhador... tenho um arrolhador W que deixa aproximadamente 40% das garrafas abertas na primeira tentativa. Um amigo me deu um igualzinho que comprou nos EUA e é aproveitamento de 100%, menos quando a garrafa não colabora.
testa nas garrafas ambev de original, são as que fecham mais fácil pra mim
 
Eu comprei um lote de tampinhas no Lamas dessas sem estampa e estou tendo bastante problema de vedação, especialmente nas garrafas caçulas de 600ml. Não é problema no arrolhador pois eu utilizo outras tampinhas e não vaza ar. Sendo assim considere também a hipótese da qualidade da tampinha.
 
Pessoal, obrigado pela ajuda!
Acabei mexendo no Emily e vi que a mola estava meio fora do lugar. Arrumei e deu tudo certo!
 
Pessoal, obrigado pela ajuda!
Acabei mexendo no Emily e vi que a mola estava meio fora do lugar. Arrumei e deu tudo certo!

Bom dia pessoal.

Ontem tive problemas na hora do envase com um lote de tampinhas ruins. Ocorre que ao apertar junto com arrolhador, ao verificar com um pano forçando girar a tampa, percebi que algumas estavam girando bem pouco.

Como estava sem tampas reservas, pensei em deixar as garrafas que apresentaram esse problema com a tampa para que hoje, comprasse novas tampinhas e fizesse a troca das garrafas que não fecharam 100%.

Ocorre que 15 minutos após apertar essas garrafas, fui conferir de novo e simplesmente as tampas se fixaram de uma forma que nem forçando, consegui fazer elas girarem novamente.

Acredito que o que houve ali, foi o processo de carbonatação que se iniciou e ao criar o gás dentro da garrafa, pressionou a tampa e "fixou" de forma que acabou ficando vedada 100% (pelo menos imagino eu).

O que vocês acham que eu devo fazer nesse caso? Abrir essas 10 garrafas e arrolhar elas novamente com tampas novas? Ou deixar como está pois se a tampa apertou, somente monitorar e ver se não ta apresentando vazamento?

Ou isso pode dar problemas como por exemplo, estourar a garrafa pelo fato da tampa não ter ficado 100% fixa?

Valeu!
 
Back
Top