Problema recorrente de atenuação. Socorro!!!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Felipe1

Active Member
Joined
Jan 12, 2016
Messages
37
Reaction score
3
Boa tarde cervejeiros. Tenho mais de 20 brasagens e em quase todas elas, tive problema de baixa atenuação. Lembro-me de apenas 3 que chegaram na FG esperada.

Já tentei de tudo e estou sem respostas. Já estudei muito sobre o assunto, e entendo que os problemas podem ser do lado do fermento ou do mosto. Na minha 4° e 5° ultima eu resolvi fazer starter, sacudir por vários minutos e mosturar a 64°. As 2 atenuaram até 1,012 e 1,009.

Depois delas fiquei uns 3 meses sem fazer cerveja por causa de um acidente. Desde então as outras 3 saíram a 1,018 a 1,020.

Repeti os mesmos processos das 2 que deram certo. Fiz starter com 3 saches de US-05 em 2 litros de agua+DME, em uma delas usei 4 saches de US-05 (FAÇO LEVAS DE 50). Estou demorando mais de meia hora só pra despejar o mosto no fermentador de tanto sacudir. Fiz single infusion a 65C por 100 min. A temperatura cai apenas uns 2 graus nesse tempo.

A única coisa que eu nunca tive controle era o PH do mosto. Na minha ultima brasagem descobri q minha agua tem 8 de PH. Usei acido fosfórico para baixar a 5,8. Depois de arriar o malte bateu em 5,3. Fiquei até feliz em descobrir que minha agua tem PH de 8, pois na minha cabeça justificaria meu histórico de baixa atenuação.

Nesta minha ultima brasagem, usei uma panela de fundo falso. Sempre usei bazzoca e fazia bath sparge. Resolvi trocar para usar o fly sparge e ver se resolveria minha atenuação + minha baixa eficiência (por volta de 60%). Confesso q a temperatura de brasagem ficou a desejar, pois, por falta de experiência, não consegui controlar perfeitamente a potencia da chama/vazão da recirculação. Porém iniciei a brasagem com 65/64 (medido depois de arriar o malte), deixei por 90 min antes de recircular e ligar o fogareiro (baixou uns 2 C). Depois de ligado foram mais 1:30 tentando subir a temperatura. Acredito que eu tenho deixado pelo menos 30 min a 68 C.

Quase nunca faço o teste do iodo, mas resolvi fazer destra vez. Não tenho certeza se tenho domino do teste, mas acredito que todas as amostras ficaram pretas ( por tanto reagiram com o amido), mas resolvi seguir em frente pois já tinha mais de 3 h de mosturação.

Pela primeira vez fiz um teste de atenuação máxima. Separei 210 ml do mosto resfriado com + 30 ml do meu starter. Ficou em temperatura ambiente e depois de 4 dias ainda estava na maldita faixa de atenuação que não consigo passar, 1,018.

PS: Eu descartei a possibilidade do problema ser o fermento pois em 2 ocasiões joguei um starter, após a atenuação estagnar, (penúltima e anti penúltima leva). Não desceu nem 0,01.

PS2: minhas levas são de 50L e meu starter são 3 saches em 2 L de DME (não uso agitador magnético).

Se puderem ajudar, ficarei muito feliz.

abs,
 
Esqueci de comentar.

Estou cogitando trocar o malte. Nessas ultimas 3 que deram errada, foi de uma compra de 2 sacos de 25Kg que acabaram ficando uns 3 meses la em casa. Cada um comprado em uma loja diferente. Eles ficam dentro de um balde (daqueles lixos com tampa) longe da umidade.
Uso como base o pale ale da castle malting. Minhas ultimas receitas foram simples. Uns 85% de pale ale + 10% de munich + 5% de algum caramelo.

Essa semana descobri que meu termômetro da incoterm mede de 2,5 a 3C a mais do que o digital. Só uso o da incoterm na brassagens. Nao sei o quanto seria relevante. Nao sei qual dos 2 está correto.
 
Boa tarde Felipe!
Como você tem medido a temperatura do mosto? Você disse que usa o termômetro da incoterm (acredito que seja mais preciso que os digitais), mas tem certeza que seu mosto esta com a temperatura bem homogênea? se a temperatura na "parte de baixo" estiver maior, você vai ter uma FG maior também.
Outra coisa, você não fez mash out? sua baixa eficiência pode ser por não fazer.
 
Boa tarde Felipe!
Como você tem medido a temperatura do mosto? Você disse que usa o termômetro da incoterm (acredito que seja mais preciso que os digitais), mas tem certeza que seu mosto esta com a temperatura bem homogênea? se a temperatura na "parte de baixo" estiver maior, você vai ter uma FG maior também.
Outra coisa, você não fez mash out? sua baixa eficiência pode ser por não fazer.


Eu meço mais ou menos no meio da panela. Eu enfio ele até onde é possível sem encostar o dedo no mosto. Ele fica mais ou menos preso nesta altura e depois de um tempo eu olho quanto da. Mas acredito que quando se faz com fogo desligado a temperatura fique bem homogênica.

Está ultima que fiz através de fly sparge ficou bem controlado (inicio a 65 C e no final a 63C). Depois que liguei o fogo foi uma bagunça. Uma hora cheguei a medir o que saia do fundo falso a 76 C, 65 C no meio da panela e 55C na lateral da panela. Mas mesmo assim, os 90 min controlados deveriam ter sido o suficiente.

Não faço mash out, mas a minha eficiência foi para 75% com o fly. Eu sei que o batch é naturalmente inferior no quesito eficiencia. Mas depois do teste de iodo negativo, nao descarto a possibilidade de alguma deficiência de conversão de amidos em açucares. Pois o amido não é solúvel e portanto não altera a OG para cima.

att,
 
Amigo, você falou somente sobre a FG, mas não citou qual a OG das suas receitas.
Você utiliza algum software? Qual foi a OG+FG calculada e qual foi a OG+FG obtida?
Fiz um teste simples na calculadora: https://www.brewersfriend.com/homebrew/recipe/calculator
Colocando um grist com 4,5KG de Pale, 500g munich 20L, e 250g Crystal 120L, simulando o % da sua receita.
A OG ficou com 1055 e a FG em 1014, não muito longe do que você conseguiu.
 
Amigo, você falou somente sobre a FG, mas não citou qual a OG das suas receitas.
Você utiliza algum software? Qual foi a OG+FG calculada e qual foi a OG+FG obtida?
Fiz um teste simples na calculadora: https://www.brewersfriend.com/homebrew/recipe/calculator
Colocando um grist com 4,5KG de Pale, 500g munich 20L, e 250g Crystal 120L, simulando o % da sua receita.
A OG ficou com 1055 e a FG em 1014, não muito longe do que você conseguiu.


Boa tarde,

Utilizo o Beersmith. AS ultimas 3 foram APAs. As 3 ficaram entre 1054 a 1056. Em duas delas a FG ficou em 1019 e outra em 1020. No brewersfriend dá por volta de 65% de apparent attenuation. Acabei de olhar uma tabela de de atenuação média por fermentos da BYO. O US-05 está entre 77% a 81% .

Joguei minha receita na calculadora do brewersfriend, a atenuação deu 1014 quando não especifica fermento. Se colocar o US-05 a FG cai para 1011. Usei a penúltima receita, (bath sparge): 14Kg pale ale, 0,8 kg Crystal 20L, 1,6kg munich (receita 50L).

Me lembrei agora que nas duas ultimas que deram certo eu nao tinha usado sulfato de calcio. Nessa 3 ultimas (que nao atenuaram direito) eu usei 5 colheres de chá, 4 colheres e 2 colheres (para 50L). Não sei se faz alguma diferença.

att,

Felipe
 
Olá,
mais de 16kg de malte para 50L finais? Qual relação água malte está usando? A sua moagem não está muito grossa?
 
Last edited:
Olá,
mais de 16kg de malte para 50L finais? Qual relação água malte está usando? A sua moagem não está muito grossa?


Uso 3L por kG. Acredito que nao. Poucos grãos passam pelo moedor sem ser moido. Uns 3%, se fosse chutar.
 
Descobri qual era o problema. Medi a mesma cerveja com o meu densímetro e um segundo emprestado. O meu deu 1,018 e o outro deu 1,013.

Na verdade não havia problema de atenuação, era só densímetro descalibrado mesmo. Não estava cogitando erro o densímetro pq não achei q poderia estar com 5 pontos de diferença.

De qualquer forma, obrigado pelos que tentaram me ajudar.
 
Back
Top