Problema na medição de temperatura (controlador PID)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rafaelrick

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
265
Reaction score
43
Bom dia.

Estou com um problema foda... Não sei mais o que fazer.

Tenho um sistema elétrico, com controlador PID Mypin Ta4 (sensor PT100), com recirculação contínua, com um Rims Tube da BrewMetal, onde meço a temperatura no Rims Tube...

Faz mais de um ano que tenho esse sistema. Na primeira vez eu verifiquei se a temperatura medida estava de acordo.. e estava.. aí nunca mais tinha verificado.

Após algumas brassagens com eficiência e resultado inesperados, resolvi verificar a temperatura do controlador. Fiz algumas medições:

Água com bastante gelo onde a temperatura medida foi de 7°C;
Água fervendo (moro em cidade no nível do mar) onde a temperatura medida foi de 104°C;

Achei que com isso eu resolveria. Fiz as contas sempre assim T_controlador = (T_certa * 0,97) + 7

Mas achei por bem fazer outras medidas:

Temperatura real de 18°C e no controlador de 24°C
Temperatura real de 42°C e no controlador de 50°C
Temperatura real de 50°C e no controlador de 58°C
Temperatura real de 64°C e no controlador de 73°C

Essas medidas eu fiz com 40L de água na panela, recirculando e esperando 5min após o controlador estacionar a temperatura. Com termômetro de mercúrio dentro da panela o tempo todo.

Aí já fiquei perdido.. porque as medições não foram lineares...

Se eu adotar a linearidade das medições da água com gelo e da água fervendo, se eu quiser uma temperatura de 60°C, preciso setar 65,2°C no controlador.

Olhando pelas outras medições, num gráfico, eu precisaria setar a quase 70°C.

Mas como eu tinha feito as medições para as temperaturas que eu queria (50°C e 64°C), setei o controlador para aquelas correspondentes (58°C e 73°C).

Mas mantive o termômetro de mercúrio dentro da panela, e para minha surpresa, a temperatura do mosto estava a 70°C (quando deveria estar 64°C).

Não sei o que fazer. Desanimei...

O que me aconselham?
 
Back
Top