Problema com Termostato - Queda brusca Temperatura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mwellisch

Well-Known Member
Joined
Mar 23, 2014
Messages
51
Reaction score
0
Prezados,

Gostaria de saber a opinião de vocês. Coloquei uma Double IPA pra fermentar na madrugada de sábado para domingo. O processo foi todo perfeito. OG bateu perfeitamente, rápido resfriamento do mosto até a temperatura exata que eu queria (19o) e inoculação da levedura lallemand bry 97 que também foi hidratada e estava nos mesmos 19o.

Acontece que hoje à tarde meu termostato deu algum problema e quando cheguei em casa do trabalho a temperatura caiu pra 9o. Imediatamente desliguei o freezer e abri a porta pra deixar a temperatura subir.

Acredito que agora o risco de contaminação aumenta e que a levedura pode demorar bastante para voltar a trabalhar, se é que voltará.

Alguém já passou por isso e tem algum dica?

Abs
 
Prezados,

Gostaria de saber a opinião de vocês. Coloquei uma Double IPA pra fermentar na madrugada de sábado para domingo. O processo foi todo perfeito. OG bateu perfeitamente, rápido resfriamento do mosto até a temperatura exata que eu queria (19o) e inoculação da levedura lallemand bry 97 que também foi hidratada e estava nos mesmos 19o.

Acontece que hoje à tarde meu termostato deu algum problema e quando cheguei em casa do trabalho a temperatura caiu pra 9o. Imediatamente desliguei o freezer e abri a porta pra deixar a temperatura subir.

Acredito que agora o risco de contaminação aumenta e que a levedura pode demorar bastante para voltar a trabalhar, se é que voltará.

Alguém já passou por isso e tem algum dica?

Abs


Por que o risco de contaminação aumenta?

O que pode acontecer é uma fermentação incompleta no final por levedura que foi dormir e não fermenta mais, pode ter um FG alta. Sugiro dar uma agitada no fermentador pra suspender novamente a levedura e subir pra temperatura de fermentação, aí deve reativar e no fim dar tudo certo.
 
Por que o risco de contaminação aumenta?

O que pode acontecer é uma fermentação incompleta no final por levedura que foi dormir e não fermenta mais, pode ter um FG alta. Sugiro dar uma agitada no fermentador pra suspender novamente a levedura e subir pra temperatura de fermentação, aí deve reativar e no fim dar tudo certo.

Ontem consegui elevar a temperatura de volta aos 19o a 1:30 da manhã. Hoje pela manhã não parecia ter manifestação alguma. Vamos ver hoje à noite. Se estiver estacionado, vou tentar agitar o mosto balançando o fermentador.

A questão da contaminação é pelo fato da levedura estar estacionada, o que abre espaço para bactérias reproduzirem. Existem bactérias que resistem a temperaturas mais baixas.
 
Ontem consegui elevar a temperatura de volta aos 19o a 1:30 da manhã. Hoje pela manhã não parecia ter manifestação alguma. Vamos ver hoje à noite. Se estiver estacionado, vou tentar agitar o mosto balançando o fermentador.

A questão da contaminação é pelo fato da levedura estar estacionada, o que abre espaço para bactérias reproduzirem. Existem bactérias que resistem a temperaturas mais baixas.

Sim, mas tu tem que ter feito alguma coisa errada pra contaminar assim, eu sempre inoculo só no dia seguinte e não tenho contaminação.
 
Sim, mas tu tem que ter feito alguma coisa errada pra contaminar assim, eu sempre inoculo só no dia seguinte e não tenho contaminação.

Sim, verdade. Eu nunca tive problema com contaminação, sempre fui muito cuidadoso com sanitização, mas vai saber, né?

Torcer pra levedura ter acordado durante o dia hoje. É triste fazer tudo perfeito, sem erros e ter um problema desses. Vida de cervejeiro caseiro.

O problema maior foi isso ter acontecido justamente quando usei a bry 97,que é uma das leveduras mais preguiçosas que já vi.
 
Só para dar um update no tópico, até para quem eventualmente passar pelo mesmo problem. Cheguei em casa ontem depois do trabalho e a fermentação estava a ponto de explodir meu fermentador, como nunca tinha visto. Nunca tive problema com vazamento pelo airlock. Inclusive usei fermcap nessa leva. O fermentador, além de estar vazando líquido pelo air lock, inchou a um ponto que não consigo fechar a porta do freezer.

Estou só tomando porrada nessa fermentação... hehe Se sair uma boa cerveja será um milagre.
 

Latest posts

Back
Top