Problema ao usar trigo na brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jan 29, 2018
Messages
22
Reaction score
1
Pessoal, boa tarde!
Estou começando a fazer cerveja agora, recentemente fiz minha segunda brassagem, a primeira foi uma APA e saiu td perfeito como manda o figurino. No entanto, na minha seguda brassagem, ao fazer uma Witbier, as coisas meio q não sairam como esperado e queria entender o porquê e como fazer para que isso não se repita.
Eu usei a panela Guten 50 lts para fazer a receita, porém, a temperatura ficou oscilando o tempo todo, a variação era dentro da faixa de 10 graus e houve entupimento quase que total da bomba, então na recirculação, saia só um "fiozinho" de mosto.
Tem alguma técnica para que isso não aconteça?
Já me disseram que cervejas que vai trigo são complicadas de fazer, mas é um estilo que eu gosto muito e queia poder fazer mais vezes, mas da maneira correta, sem que haja esses infortúnios...
Se alguém puder me ajudar eu agradeço
 
Sim, tem algumas coisas que vc pode fazer para não ter esse problema.

1) Fazer uma rampa para ação da beta-glucanase. Temperatura: 37 a 45ºC. Serve para "afinar" o mosto, sendo ideal para brassagens com uso acima de 25% de cereais não maltados (principalmente trigo, centeio e aveia).

2)Se a opção 1 não resolver, tem como comprar casca de arroz e juntar ao seu grist. A casca serve somente para ajudar na filtragem. E nunca usei, mas já vi gente falando q resolveu o problema.