Primming

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
gostaria de uma dica para a quantidade de g/L de uma breja de trigo.
Quando eu fazia, ia um sachê de açúcar (5g) direto dentro de cada garrafa de 600ml. Levava entre 8 e 20 dias pra carbonatar em temperatura ambiente (entre 18 e 29°) dependendo da breja. Mas no geral, independente da breja sempre fiz assim.
 
O app do Lamas tem uma calculadora man.
Vc seleciona lá o estilo, coloca o volume e a temperatura (aproximada) que vai rolar a refermentação e ele te dá a quantidade de açúcar.
Coloquei uma cream ale pro fim do ano no primming sábado. Foram 13L engarrafados, coloquei uma média de 25 graus de refermentação (não controlo essa temperatura pq as leveduras já estão lentas de mais depois do cold crash). O app calculou entre 77 e 90 gramas de açúcar de cana. Fiz uma solução de 2ml/g. Usei no meio aí e coloquei 81g de açúcar (160ml de água).
Depois foi só misturar tudo no balde que uso pra envase e já era.
Hoje fui dar uma conferida (por sorte) e vi que 2 growlers de 1L cada de plastico (com tampas novas) estavam vazando. Tive que trocar as tampas. Mas a refermentação tava rolando tranquila de mais.

Edit: eu comparei essa calculadora com a do BrewFather e deu praticamente a mesma quantidade de açúcar.

Abcs
 
gostaria de uma dica para a quantidade de g/L de uma breja de trigo.

Olá @Ferreiraguilherme91!

Em minhas Hefeweizen utilizo 5g/litro.

Acho que dá uma boa carbonatação a ponto de seguir aquelas bolinhas saindo do fundo do copo e uma boa espuma, mas sem exagero de gás que dá aquela estufada e um arrotão já no primeiro gole hehehehe

Aguardo duas semanas para carbonatar - com 3 semanas em diante fica o ideal, mas as vezes bebo já na primeira hehehe.

Saúde!
 
Bom Dia, eu utilizava sache, jogava quase 1 todo na garrafa de 600ml, mas segurava um pouquinho do açúcar para não ir os 5 gr. Em 7 dias já carbonatava, porém não fiquei muito satisfeito com os resultados, pois ficavam sedimentos no fundo da garrafa. Para tentar reduzir, passei a utilizar açúcar invertido, onde fervo por 5 minutos 150ml de água com 150 gr de açúcar fino, para levas de 17 litros, depois com apoio de uma seringa, adiciono 5 ml na garrafa de 600ml.
Minha opinião é que demora um pouco mais, em torno de 10 dias e os sedimento reduziram.
 
Bom Dia, eu utilizava sache, jogava quase 1 todo na garrafa de 600ml, mas segurava um pouquinho do açúcar para não ir os 5 gr. Em 7 dias já carbonatava, porém não fiquei muito satisfeito com os resultados, pois ficavam sedimentos no fundo da garrafa. Para tentar reduzir, passei a utilizar açúcar invertido, onde fervo por 5 minutos 150ml de água com 150 gr de açúcar fino, para levas de 17 litros, depois com apoio de uma seringa, adiciono 5 ml na garrafa de 600ml.
Minha opinião é que demora um pouco mais, em torno de 10 dias e os sedimento reduziram.
O açúcar invertido é a sacarose do açúcar cristal quebrado em frutose e glicose, portanto facilita para a levedura sendo mais rápido que o açúcar cristal, se no seu caso demorou foi por algum outro motivo.
 
Sou seguidor da escola belga, então são no mínimo 3 volumes de carbonatação, o que daria pelo menos 6g/L. No geral uso 7g/L para todas as minhas cervejas, mas nas Weiss eu prefiro uma carbonatação mais intensa, então são 8g/L. Faço a solução na proporção de 2ml/g de açúcar, com umas gotinhas de limão. Sempre misturo a cerveja na calda. 13 a 15 dias pra ficarem no ideal, desde que consiga esperar pra beber. 🍻
 
Para Weiss, no mínimo 7g/l de açúcar. Se quiser facilitar o processo, use glucose de milho (famoso Karo), só atente com a concentração do produto.
 
Para Weiss, no mínimo 7g/l de açúcar. Se quiser facilitar o processo, use glucose de milho (famoso Karo), só atente com a concentração do produto.
Tão , @EDGAR LOUZANO VERDILE como usava isso tudo mannnnnn!

As dosagens minhas em geral variam de 5.5gr/L até 7.5gr/l dependendo da FG...

Pra uma de trigo a uns 1,018 por ex. usaria uns 7 pq gosto mais carbonatadinha hehe... mas 6 seria o ideal pro estilo na minha opinião... Vale lembrar que nessas dosagens eu faço priming e a cerveja fica no escuro, sem refrigeração, sem necessidade de resfriar elas para cancelar a atividade do fermento...
 
Back
Top