Primming e Growler

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

motammg

Well-Known Member
Joined
Jun 23, 2014
Messages
144
Reaction score
47
E ai galera, tudo bem?

Comprei um growler e estou com uma pequena dúvida. Nas especificações fala que o garrafão aguenta até 5,5kgf/cm3, porém não sei exatamente o que isso representa em relação ao primming.
Posso engarrafar no growler como se fosse uma cerveja normal? 6 a 7g de açucar por litro? ou tenho que utilizar um primming mais baixo?
 
É growler de cerâmica? Se for eu já ouvi casos de Growlers que explodiram quando tentaram fermentar neles (nao me perguntem como e o porque fizeram isso). Se for de vidro entendo que funciona como uma garrafa normal.

Estou dando uma opinião leiga aqui pois nunca fiz.
 
Growler de cerâmica, mas não vou fermentar neles. No caso somente a refermentação para produção do gás da cerveja.
 
E ai galera, tudo bem?

Comprei um growler e estou com uma pequena dúvida. Nas especificações fala que o garrafão aguenta até 5,5kgf/cm3, porém não sei exatamente o que isso representa em relação ao primming.
Posso engarrafar no growler como se fosse uma cerveja normal? 6 a 7g de açucar por litro? ou tenho que utilizar um primming mais baixo?
.

De acordo com o BrewersFriend, 2 volume de CO2 a 20ºC equivalem a 20psi.

A especificação técnica do meu growler é de pressão máxima de 60psi, ou seja, eu faço priming neles e não fico paranóico, assim como conheço outros membros da Acerva-Pr que também fazem.

Mas confesso que fiquei no cagaço na primeira vez. :)
 
Tenho growler de ceramica, de vidro e de metal. Sempre faço priming neles sem problema nenhum. Já cheguei até 8 g/L.
Abraço.
 
Comprei um growler de 1l desses de cerâmica do Lamas (http://loja.lamasbrewshop.com.br/growler-garraf-o-ceramico.html) pensando em fazer o primming e a carbonatação direto nele, mas depois que li alguns relatos, principalmente nos fóruns gringos (homebrewtalk, beeradvocate), estou um pouco receoso.
Alguém tem esse modelo e já fez a carbonatação nele?

Sinceramente, acho que não vale a pena o risco... ta certo que 2,5 bar não é uma pressão baixa, mas não é dificil passar disso com qualquer tipo de erro de priming.

Pode ser feito pra quem tem muita confiança na sua técnica de priming, boas práticas de fermentação (tem certeza de que não sobraram açucares residuais que deveriam ter sido consumidos) e costuma obter sempre o nível desejado de carbonatação quando faz priming. Fora isso, acharia melhor não arriscar.

Abraço
 
Tenho dois de cerâmica e um de vidro, já fiz em todos mas desisti de fazer nos de cerâmica depois que dois amigos, que compraram o mesmo produto no mesmo lote, perderam os growler de cerâmica. Um dos amigos exagerou no primming e o growler explodiu feio.

O outro amigo, cervejiro caseiro experiente, fez o primming corretamente, até um pouco menos que o usual, e o growler soltou o fundo dentro do freezer. Preferi não arriscar mais. Continuo fazendo no de vidro, onde geralmente uso as balas de carbonatação.
 
Alguém já envasou cerveja naqueles garrafões de vinho/suco de uva de 2L? Deu certo?

Alguém sabe quanto eles aguentam de pressão?
 
Já usei os garrafões de 5 L. Funcionou bem, mas fiz um esquema de guerra com arame, pra rolha não sair.
Alguém já envasou cerveja naqueles garrafões de vinho/suco de uva de 2L? Deu certo?

Alguém sabe quanto eles aguentam de pressão?
 
Já usei os garrafões de 5 L. Funcionou bem, mas fiz um esquema de guerra com arame, pra rolha não sair.

Valeu, Tobias. Meus garrafões são de suco, com tampa de rosca. MInha maior preocupação não é a tampa, mas sim se o vidro aguenta o tranco...

um abraço
 
Tenho um growler de 2L da Bodebrown e ja carbonatei algumas vezes nele sem problemas, apenas a tampa pulou em uma daz vezes..rsrs
 
Edumental, pode dar um retorno se deu certo o envase na garrafa de suco? Eu tava querendo usar uma de vinho que a tampa é de metal e rosca, será que aguenta o tranco? Já fiz em pet de 3 litros e aguentou (uma até estufou o fundo da garrafa, mas a tampa tá lá firme e forte), agora essa tampa de rosca em metal eu não sei se aguenta o mesmo...
 
desculpe, acabei não fazendo com garrafão de 2L... se um dia fizer, colocarei aqui o resultado.
 
É, por enquanto vou de growler de 3 litros da Bodebrown... Sai caro, mas pelo menos eu durmo sossegado... :mug:

Se alguém tiver alguma experiência aí com esses garrafões de vinho que tem tampa de metal com rosca e puder compartilhar, agradeço!
 
Algum de vocês já fez o primming em growler que não seja de rolha (aqueles de tampa e que tem uma vedação de plástico)?

Tenho dois do Bar Ambar aqui e estou contando com eles. O da Bodebrown vou usar.
 
Pessoal
Eu engarrafei em um growler comprado na Artebraw e ele não carbonatou, todas as garrafas carbonatação menos ele. A tampa deste é de rosca. Tenho outro que a tampa é tipo fliptop. Mas depois de perder 1 litro da breja por não carbonatar fiquei receoso de tentar novamente. Alguém já passou por isso? Tem algum cuidado especial para engarrafar no growler? Eu uso o processo açúcar invertido.

Valeu
 
E ai galera, tudo bem?

Comprei um growler e estou com uma pequena dúvida. Nas especificações fala que o garrafão aguenta até 5,5kgf/cm3, porém não sei exatamente o que isso representa em relação ao primming.
Posso engarrafar no growler como se fosse uma cerveja normal? 6 a 7g de açucar por litro? ou tenho que utilizar um primming mais baixo?
Se você confia que ele aguenta 5,5 kgf/cm2 (não por cm3 como escrito), ele aguenta cerca de 5,5 bar que dá mais de 75 psi.
6 a 7 g/L não chega nessa pressão em temperatura ambiente de até uns 30 °C (e provavelmente em temperaturas um pouco maiores).
 
É, por enquanto vou de growler de 3 litros da Bodebrown... Sai caro, mas pelo menos eu durmo sossegado... :mug:

Se alguém tiver alguma experiência aí com esses garrafões de vinho que tem tampa de metal com rosca e puder compartilhar, agradeço!
E aproveitando que o assunto é growler, deixa eu perguntar:qual a vantagem do growler em relações a uma garrafa PET bem protegida da luz? Principalmente nos casos onde a cerveja vai ser bebida em até uns 2 meses após ser engarrafada...
 
Back
Top