Priming x Temperatura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gustavog3

Well-Known Member
Joined
Jul 16, 2013
Messages
67
Reaction score
16
Pessoal estou com um problema no meu priming. Faz 9 dias que estou com uma belgian blond ale engarrafada fazendo o priming e até agora era só atingiu pouco mais de 1 bar no manômetro. Acredito que isso deva estar acontecendo devido a baixa temperatura que vem fazendo aqui no RS. Minha dúvida é se posso fazer algo tipo uma estufa para elevar esta temperatura até uns 18ºc talvez para fazer o priming "acelerar" o processo. Só para constar, coloquei 10 ml de açucar (high maltose) em cada garrafa de 600 ml.
 
gustavog3,
A temperatura é um dos fatores e elevar ela vai acelerar o processo. Outro fator que contribui para aumentar o tempo do priming, é a quantidade de álcool. Cervejas com maior grau ABV demoram mais para refermentar.

Abraço.
 
Ah principio ela vai ficar com 5,8% de teor alcoólico.
Estou pensando em usar um aquecedor elétrico com o controlador de temperatura para ficar em uns 18ºC +/-.
Está elevação na temperatura não pode prejudicar de alguma forma o processo? Digo , vou aumentando a temperatura tantos graus por dia ou já coloco direto em 18ºC ?
 
gustavog3,
A elevação brusca tende a stressar mais o fermento. Mas depende da diferença de temperatura e do tempo que levaria para a cerveja atingir a temperatura desejada.
Se eu fosse aquecer uma geladeira, por exemplo, de 5ºC para 18ºC faria gradualmente, 2-3ºC/dia. Já se fosse pra aquecer uma sala/quarto de 15ºC para 18ºC faria direto.
 
Eai gustavog3,

resolveu teu problema? estou com uma Belgian Blond Ale na mesma situação?
o aquecedor funcionou?

abraço
 
Fala henriquevelloso, tranquilo?
Cara eu resolvi sim. Que que aconteceu.
1º eu comprei um aquecedor termo ventilado (não por ser termo ventilado e sim por ser mais barato hehehe) e coloquei dentro do freezer horizontal que tenho. Liguei o aquecedor a um controlador de temperatura, porem ele não funcionou em conjunto com o controlador pois o aquecedor tem um termostado proprio que fazia ele desligar quando esquentava demais.
No fim peguei um abajur e coloquei uma lâmpada incandescente de 100v e ligado ao controlador de temperatura consegui resolver o problema.
Eu até achei que a lâmpada não ia dar conta de esquentar a 19ºC que é a temperatura que eu queria pois a temperatura ambiente está muito baixa.
 
Essa da lâmpada ficou muito boa, parabéns.
Vou tentar fazer da mesma maneira.
Mas me diz, vc ligou o freezer E a lâmpada no termostato?

Minha geladeira está ligada no termostato, mas to pensando em como posso ligar a lampada tbem, alguma dica?

Pensando bem, creio q é só desligar a geladeira e ligar a lampada no termostato já me ajudaria. ja q pra esfriar ta nosso frio ae pra isso :)
 
Isso, o freezer está desligado. Estou usando ele apenas como isolante térmico.
Somente a lâmpada está ligada no controlador de temperatura.
 
E funcionou direitinho aqui em... Lâmpada de 100w ligada no TIC17 no modo aquecimento.... Esse frio não atrapalha mais minha cerveja hahahah.

FermentacaoLampada.jpg
 
E funcionou direitinho aqui em... Lâmpada de 100w ligada no TIC17 no modo aquecimento.... Esse frio não atrapalha mais minha cerveja hahahah.

FermentacaoLampada.jpg

Henrique, podes me dizer qual parte você liga na saída do tic, tentei fazer isso, mas a lâmpada não desligou, troquei para o modo de aquecimento já
 
Rafa,
eu simplesmente desliguei a tomada da geladeira que vai ligada no TIC e liguei a lampada, alem de trocar o modo é claro.
Ta configurado pra 23° o meu TIC.
Acabei colocando a lampada para baixo, já que o ar quente sobe, ou de repente seria bom por uma lampada mais forte que 100w.
Pq assim como ta na foto não aqueceu direito na parte de baixo.
 
Só pra constar, a lampada que usei é uma incandescente, de 100w, das AMARELAS, mas nas fotos ai de cima, ficou como se fosse lampada branca.
;)
 
Qual seria a temperatura recomendada para o primming?

É possível conseguir um bom primming em uma semana mantendo a cerveja em uns 24 graus?
 
O ideal é fazer a refermentação na temperatura indicada para o fermento.
Mas de fato, não vai fazer muita diferença se fizer um pouco acima do indicado.
 
Back
Top